Existe na cabeça de muita gente uma pergunta que não quer calar. Pão engorda? Isso é verdade ou mito? O pão, assim como qualquer outro alimento, não engorda por si só. O que realmente importa é o equilíbrio** entre o consumo e o gasto calórico diário.
Ele é uma importante fonte de carboidratos, que fornecem energia para o corpo. Mas vale o alerta, o alimento deve ser consumido com moderação e dentro de uma dieta equilibrada. Isso porque o que leva ao ganho de peso é o consumo excessivo de calorias, independentemente da fonte.
O pão fermentado, semelhante ao que comemos hoje, já era consumido pelos egípcios por volta de 4000 anos a.C. No Antigo Egito, o pão pagava salários e os camponeses ganhavam três pães e dois cântaros de cerveja por dia de trabalho.
De lá para cá, o pão se estabeleceu como alimento primordial, tanto na cultura ocidental quanto oriental, ganhando até mesmo conotação religiosa.
Os carboidratos, como arroz, macarrão e pão, são muito importantes para o nosso corpo, devido ao teor de glicose. Isso porque precisamos de glicose, que serve como fonte de energia, uma espécie de combustível para o nosso funcionamento.
Sendo assim, você pode comer pão tranquilamente, no entanto, lembrando que o alimento deve ser consumido com moderação. Saiba que todo carboidrato gera o risco de engordar, mas o pão não é o mais perigoso dos carboidratos. Pelo contrário, diversos outros carboidratos, como as massas recheadas, por exemplo, possuem um alto teor calórico e podem engordar.
Para ganhar peso comendo pão, você precisaria comer várias unidades diariamente. Logo, a ingestão do alimento de forma moderada e saudável, mesmo que diária, não promove o risco de engordar. Além disso, comer pão em grandes quantidades, quando associado a uma rotina de sedentarismo, certamente te fará engordar.
Leia também | Veja 7 Alimentos comuns que podem ser perigosos
Para comer o pão sem culpa, você deve incluí-lo de forma equilibrada e saudável, seguindo algumas dicas simples:
Prefira pães integrais ou de fermentação natural, que são ricos em fibras e nutrientes. Eles ajudam a manter a saciedade por mais tempo e têm um impacto menor no índice glicêmico.
O segredo é controlar as porções. Uma ou duas fatias de pão por refeição são suficientes. Evite exageros e combine o pão com outros alimentos saudáveis.
Adicione fontes de proteínas magras, como ovos, frango desfiado, queijo branco ou atum, e inclua vegetais como alface, tomate e cenoura. Desta forma, você terá uma refeição mais equilibrada e nutritiva.
Substitua manteiga e margarina por opções mais saudáveis, como abacate ou hummus. Isso reduz a ingestão de calorias desnecessárias.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…