Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Véspera de Ano Novo é feriado?

Entenda se a Véspera de Ano Novo (31) é considerada feriado no Brasil ou não, tire as suas dúvidas sobre essa data comemorativa.

Dia 31 de dezembro é véspera de Ano Novo, uma data de muita celebração na maioria dos países no mundo, visto que marca o encerramento de mais um ano, seguido pelo início do próximo. 

Muitas empresas concedem folgas aos seus empregados, que aproveitam para viajar com seus familiares e amigos ou se dedicam aos preparativos para a comemoração. 

Entretanto, algumas pessoas se perguntam, dia 31 de dezembro é feriado? 

Confira os próximos tópicos e entenda se a Véspera de Ano Novo é feriado e conheça mais sobre essa data.

As celebrações

No Brasil, a comemoração de ano novo é um grande evento, a maioria das capitais realiza eventos significativos para o público, com apresentações de artistas e celebridades. As festas começam na véspera do dia 1º.

Famílias e amigos se reúnem para comemorar juntos todas as conquistas adquiridas ao longo do ano que passou e para fazer promessas para o próximo ano. As comemorações seguem até o final do dia 1 de janeiro. 

Por isso, por ser uma data de muita celebração, muitos trabalhadores se perguntam se o dia 31 de dezembro é considerado feriado no Brasil.

Leia também | As 7 simpatias que vão te trazer sorte no Ano Novo.

Véspera de Ano Novo é feriado?

Apesar de 31 de dezembro marcar a véspera de Ano Novo, não é caracterizado feriado. De acordo com o Governo Federal, a partir das 14h da tarde do dia 31 de dezembro, é declarado ponto facultativo e as empresas escolhem se irão ou não aderir. 

A Consolidação das Leis do Trabalhador (CLT) define que o empregador tem a liberdade para determinar o horário de funcionamento da atividade de sua empresa em dias de ponto facultativo. Além disso, diferente dos feriados oficiais, não é necessário o pagamento de remuneração extra, exceto em casos de negociação coletiva. 

Veja o calendário oficial:

  • 31 de dezembro, véspera do Ano Novo (ponto facultativo após as 14h);
  • 1º de janeiro, Confraternização Universal (feriado nacional).

Comentários estão fechados.