Viver Itália: 18 profissões com mais empregos para estrangeiros
Mais trabalhadores estrangeiros estão sendo necessários na Itália para reativar o emprego e contribuir com sua economia
O mercado de trabalho italiano está passando por muitas mudanças. Um estudo recente mostra que um em cada quatro empregos do país, agora tem como alvo trabalhadores não italianos, indicando uma crescente dependência de estrangeiros para apoiar sua economia.
Segundo dados da União das Câmaras do Comércio e do Ministério do Trabalho Italiano, o setor de turismo está na liderança dessa tendência, respondendo por 20% das ofertas de trabalho para estrangeiros.
As famosas atrações e o setor de hospitalidade estão criando diversas oportunidades para trabalhadores estrangeiros que querem viver na Itália. Entretanto, embora o turismo esteja liderando o caminho, diversos outros setores também estão procurando por trabalhadores internacionais.
- São empregos no setor de serviços, o que incluí serviços de limpeza e call centers.
- Empregos nas áreas de transporte e logística.
- Funções na indústria da construção.
Apesar de diferentes setores estarem dependendo cada vez mais de mão de obra estrangeiro, o setor de metalurgia vive o posto, com cada vez menos solicitações de estrangeiros, contraindo essa tendência geral.
Leia +: Morar na Itália: 7 perguntas e respostas
Profissões com mais oportunidades para estrangeiros
A atual necessidade de trabalhadores estrangeiros não se trata de uma tendência passageira. Segundo o InfoMigrants, em 2023, 19,2% de todas as solicitações da indústria italiana tinham como alvo trabalhadores estrangeiros — sendo esse o maior número nos últimos seis anos.
A Itália busca estrangeiros não por tendência, mas sim por necessidade. Um relatório da EURES de 2023, mostra que o país vem enfrentando uma profunda escassez de trabalhadores em 37 profissões diferentes.
Algumas das principais funções que mais necessitam de estrangeiros são:
- Trabalhadores da indústria
- Engenheiros
- Técnicos de engenharia
- Trabalhadores qualificados da construção civil
- Pessoal do restaurante
- Soldadores
- Padeiros
- Confeiteiros
- Atendentes de balcão de serviços de alimentação
- Técnicos de sistemas e redes de computadores
- Técnicos de informática
- Soldadores
- Desenvolvedores de software
- Médicos
- Enfermeiros
- Fisioterapeutas
- Profissionais de saúde e serviços sociais
- Especialistas em matemática e ciência da computação
Um novo capítulo para a Itália
À medida que a Itália está lidando com o envelhecimento população e a escassez de trabalhadores em setores específicos graças a jovens que abondam a Itália, conforme relatório do Banco da Itália, a abordagem da imigração do país pode mudar significativamente para atrair e manter talentos para sustentar sua economia.
O mercado de trabalho italiano está claramente sinalizando uma nova direção que muito provavelmente não deve mudar mais, da qual terá que olhar para além de suas fronteiras em busca da força de trabalho que sustentará a economia do país.
Repensando as regras de imigração
A crescente demanda de trabalhadores estrangeiros na Itália, muito provavelmente, deve moldar as políticas de imigração no país nos próximos anos, que deverá facilitar a entrada de mão de obra internacional qualificada.
Estimativas sugerem que a Itália deve necessitar de quase 300 mil trabalhadores estrangeiros por anos até 2050, logo, será fundamental que o governo do país comece a criar regras de imigração mais atrativas.
Comentários estão fechados.