Viver na Dinamarca: 22 profissões que precisam mais de trabalhadores
Se você está cogitando se mudar para a Dinamarca, vamos te contar as atividades que estão necessitando de trabalhadores estrangeiros
Neste ano de 2024, a Dinamarca se encontra em um momento delicado, lutando contra uma notável escassez de profissionais em diversos setores, como de tecnologia e saúde. A atualização da Denmark’s Positive List (Lista Positiva da Dinamarca), deixa claro lacunas de habilidades e ressalta a urgência por talentos de outros países.
Logo, se você é um brasileiro que está em busca de novas oportunidades em outros países, este artigo servirá como guia muito útil, principalmente caso você tenha o interesse de migrar para a Dinamarca.
É importante esclarecer que se você está pensando em se mudar para outro país, além de escolher um país por afinidade, é fundamental entender o mercado de trabalho, e onde o país está enfrentando escassez de trabalhadores, pois é ali que estrangeiros encontrarão as melhores oportunidades para prosperar.
Crescimento da Dinamarca amplia oportunidades
Conforme a Dinamarca surfa na onda do crescimento econômico do seu mercado de trabalho, mais oportunidades de emprego acabam surgindo no país, inclusive para estrangeiros qualificados, especialmente em setores que anseiam por profissionais qualificados e mentes inovadoras.
Crescimento geral de empregos: O mercado de trabalho do país mostra tendências super positivas, com uma taxa de desemprego próximo aos 4%, indicando uma criação saudável de novos postos de trabalho.
Setores com maior escassez: Os setores que estão enfrentando a maior escassez de trabalhadores incluem saúde, engenharia, tecnologia da informação e educação.
De olho no futuro: A transição verde, conforme revelado no relatório State of Green, pode levar a criação de mais de 17 mil novos empregos permanentes nos próximos anos.
Profissões com maior escassez na Dinamarca
A Dinamarca está necessitando de trabalhadores nas mais diferentes áreas, refletindo em oportunidades para muitos estrangeiros, inclusive brasileiros que queiram viver e trabalhar legalmente no país. Dentre as principais ocupações temos:
Engenharia
- Engenheiro mecânico
- Engenheiro Civil
- Engenheiro Ambiental
- Engenheiro eletricista
- Engenheiro de dados
Saúde
- Médico
- Dentista
- Enfermeiro
- Radiologista
- Farmacêutico
- Psicólogo
TI
- Arquiteto de TI
- Programador e desenvolvedor de sistemas
- Consultor de TI
- Desenvolvedor web e de aplicativos
Educação
- Professor do ensino médio e fundamental
- Pedagogo
Outros
- Agrimensor
- Analista de negócios
- Consultor jurídico
- Controlador financeiro
- Gerente em várias áreas (creche, armazém, instalações, operações)
Compreendendo a lista positiva de oportunidades
Além das oportunidades que citamos aqui, existem várias outras profissões com escassez de mão de obra no país, para isso, a Dinamarca possuí duas listas de oportunidades diferentes do quais os estrangeiros podem acessar:
Positive List for Skilled Workers: Essa lista aponta para as profissões que carecem de trabalhadores na Dinamarca, atendendo a trabalhadores de fora da União Europeia e não necessitando de qualificações como ensino superior. Essa lista é atualizada semestralmente.
Positive List for People with Higher Education: Essa lista visa funções que exigem diplomas universitários, esta lista auxilia trabalhadores de fora da União Europeia a obterem a autorização de trabalho e residência de maneira mais acelerada.
Comentários estão fechados.