Viver na Eslovênia: 19 profissões que mais precisam de trabalhadores
A Eslovênia está sofrendo com a falta de trabalhadores em diferentes áreas, o que pode facilitar a conquista da permissão de trabalho no país
A Eslovénia é um país pouco conhecido para os brasileiros, mas com muitas oportunidades de emprego para estrangeiros. O país fica localizado no encontro de quatro grandes regiões europeias: a região dos Alpes, a dinárica, a panónica e a mediterrânica.
A Eslovênia possuí cerca de dois milhões de habitantes e tem aproximadamente o tamanho do estado de Sergipe. Sua capital é a Liubliana, que está localizada a apenas quatro horas de viagem de carro da Lombardia, na Itália.
Apesar de ser um país europeu tão pequeno, existem cerca de 150 brasileiros vivendo atualmente por lá. Bem pouco quando comparado a outros países europeus onde é possível encontrar até 40 mil brasileiros vivendo em seus territórios.
Contudo, apesar de ser um país pequeno e pouco conhecido pelos brasileiros, o país também é mais um dos países europeus que estão enfrentando a escassez de trabalhadores, conforme indica o relatório EURES sobre escassez e excedentes de trabalhadores na Europa.
Oportunidades de trabalho na Eslovênia
A Eslovênia vem sofrendo com a falta de mão de obra em diversas áreas, onde, alguns dos setores mais atingidos incluem gastronomia e hospitalidade, manufatura, limpeza, saúde, engenharia, TI e educação.
Muito embora a falta de trabalhadores signifique um grande desafio para a economia do país, a escassez de mão de obra se traduz em muitas oportunidades de trabalho para estrangeiros que desejam se mudar para a Eslovênia.
Em outras palavras, caso você exerça uma função da qual o país está enfrentando a escassez de trabalhadores, suas chances de conseguir o visto de trabalho aumentam em muitas vezes. Conforme o último relatório EURES da Autoridade Europeia de Trabalho, algumas das principais funções com escassez de mão de obra na Eslovênia são:
- Assistentes de saúde
- Auxiliares de limpeza e auxiliares em escritórios, hotéis e outros estabelecimentos
- Cozinheiros e ajudantes de cozinha
- Dentistas
- Desenvolvedores de software
- Encanadores
- Engenheiros (de diferentes áreas)
- Fisioterapeutas
- Guardas de segurança
- Médicos (de diferentes áreas)
- Motoristas profissionais
- Operadores de máquinas (para diferentes tipos de produtos)
- Pintores
- Professores (para diferentes níveis de ensino)
- Enfermeiros
- Programadores
- Soldadores
- Trabalhadores da construção civil
- Trabalhadores florestais
É importante que os brasileiros interessado na Eslovênia ou outro país se atentarem as profissões com maior escassez de mão de obra, bem como aquelas com maiores excedentes, ou seja, quando há trabalhadores em excesso.
No caso da Eslovênia, as profissões apresentadas estão com maior escassez de mão de obra, facilitando a conquista de uma permissão de trabalho. Já profissões com maiores excedentes, dificultam as chances de conseguir o visto, bem como de conseguir qualquer oportunidade de emprego no país.
A Eslovênia relatou 36 profissões com excedentes de profissões, entre esses excedentes foram listados, fotógrafos, jornalistas, recepcionistas, profissionais de publicidade e marketing, tradutores.
- Leia também | Os 10 melhores países do mundo para viver e trabalhar
Tipos de vistos de trabalho na Eslovênia
O governo da Eslovênia permite a emissão de diferentes vistos para diferentes situações aos cidadãos estrangeiros. As categorias de vistos emitidos pelo país são:
- Visto de negócios
- Vistos para fins médicos
- Vistos para membros de delegações oficiais
- Vistos de turista (No caso do Brasil está dispensado);
- Vistos para estudo, pesquisa ou treinamento
- Vistos de trânsito do aeroporto
- Vistos para cônjuges de cidadãos eslovenos
Muito embora existam vários vistos para entrar na Eslovênia, nenhum deles dá aos cidadãos estrangeiros o direito de viver e trabalhar no país por longo prazo. Para isso, os brasileiros e demais estrangeiros, precisarão obter uma permissão de trabalho e residência.
Comentários estão fechados.