Viver na Espanha: As 25 profissões que mais precisam trabalhadores
Para garantir trabalho e moradia na Espanha é muito importante se atentar as profissões com maior escassez de mão de obra
Assim como ocorre em diversos outros países da Europa, a Espanha também enfrenta a escassez de mão de obra qualificada em diferentes áreas, o que pode gerar diversas oportunidades para estrangeiros, inclusive brasileiros que queiram migrar para o país.
Contudo, diferente do que acontece em alguns outros países europeus, na Espanha a situação é um pouco mais atípica, tendo em vista que, apesar do país sofrer com a escassez de profissionais em áreas específicas, o país também vem lidando com um aumento no desemprego.
Dessa maneira, se você está pensando em escolher a Espanha para mudar, é fundamental que você se atente sobre as ocupações em que o país possuí maior deficiência de profissionais, para garantir melhores oportunidades de emprego.
No caso, uma das principais razões para o aumento do desemprego na Espanha se deve às rígidas regulamentações do mercado de trabalho, que acabam refletindo no mercado imobiliário e até mesmo no mercado médico.
Essa situação acaba criando uma série de complicações para os empregadores contratarem ou dispensarem os funcionários conforme necessário. Sendo assim, fique atento as profissões com maior escassez de trabalhadores para que você consiga se integrar rapidamente ao mercado de trabalho, sem sofrer esses impactos no país.
Profissões com alta demanda na Espanha
Se de um lado temos um cenário complexo para trabalhadores, de outro lado temos um país que enfrenta a escassez de mão de obra em áreas muito importantes para a economia do país, conforme descrito no último relatório da Autoridade Europeia do Trabalho.
Particularmente, os setores com maior escassez de mão de obra qualificada são das áreas de saúde, tecnologia da informação, manufatura e agricultura. Um relatório do Banco da Espanha indica que o país precisará de quase 25 milhões de trabalhadores estrangeiros até 2053 para lidar com a escassez de profissionais.
Aqui estão as 25 principais profissões que podem garantir um visto de trabalho espanhol em 2024:
1. Preparadores de fast food
2. Trabalhadores agrícolas mistos de cultivo e pecuária
3. Operadores de plantas agrícolas e florestais móveis
4. Operadores de máquinas de produtos têxteis, de pele e de couro
5. Operadores de máquinas de produtos de papel
6. Operadores de máquinas e plantas de produtos químicos
7. Instaladores e reparadores de linhas elétricas
8. Mecânicos e reparadores de máquinas agrícolas e industriais
9. Caçadores e caçadores de armadilhas
10. Trabalhadores da pesca em águas interiores e costeiras
11. Assistentes de saúde
12. Supervisores de limpeza e limpeza
13. Técnicos de suporte ao usuário de TI
14. Técnicos de operações de TI
15. Controladores de processos de produção de metais
16. Profissionais de banco de dados e rede
17. Analistas de sistemas
18. Profissionais de saúde
19. Optometristas e oftalmologistas
20. Fisioterapeutas
21. Dentistas
22. Enfermeiros
23. Médicos especialistas
24. Médicos generalistas
25. Engenheiros de Telecomunicações
Requisitos legais para viver na Espanha
Existem algumas questões importantes que a pessoa deve seguir para que consiga viver legalmente na Espanha, os procedimentos são os seguintes:
- Solicite sua autorização de residência
- Alugar uma casa.
- Registre-se na Previdência Social.
- Obtenha um NIE (Número de Identidade de Estrangeiro).
- Registre-se no Cadastro Eleitoral.
- Obtenha um TIE (Carteira de Identidade de Estrangeiro).
1. Solicite sua autorização de residência
Este é o primeiro passo — e provavelmente o mais difícil, pois depende de vários fatores. Quando se trata de duração, a residência pode ser temporária ou permanente, tendo vários tipos: residência como estudante, empreendedor e profissional altamente qualificado.
Você poderá escolher qualquer um deles se atender aos requisitos, seja qual for a sua escolha, é preciso concluir esse processo para viver legalmente na Espanha.
2. Alugue uma casa
Com a autorização de residência em mãos, será preciso escolher um imóvel para alugar, e para alugar com segurança você precisará de vários documentos que serão solicitados.
No caso, Madri e Barcelona são as cidades mais caras, com aluguéis a partir de 850 euros, enquanto em Ourense e Castellón, é possível encontrar imóveis a partir de 400 euros.
3. Registre-se na Previdência Social
A Previdência Social é a maneira como você garantirá acesso à maioria dos benefícios oferecidos pelo governo espanhol, como assistência médica gratuita, que é excelente por sinal, pensões, entre outras.
4. Obtenha um NIE (Número de Identidade de Estrangeiro)
O NIE é o número que identifica qualquer estrangeiro que seja residente na Espanha, é equivalente ao Documento Nacional de Identidade para os espanhóis. Esse será um número que será solicitado para concluir a maioria das formalidades do país, como, por exemplo, abrir uma conta bancária.
5. Registre-se no Cadastro Eleitoral.
Se você não está no Registro Eleitoral, será preciso fazer o seu registro, que mantém o controle de todos os residentes em uma área, além de verificar o tempo de residência de cada pessoa na Espanha. Não se registrar por gerar uma multa de até 150 euros.
6. Obtenha um TIE (Carteira de Identidade de Estrangeiro).
O TIE é o documento que verifica se você tem ou não permissão para ficar legalmente no país. Um documento que terá sua foto, seus dados e o tipo de residência que você possuí na Espanha. Embora confundam TIE não é o mesmo que o NIE. O TIE verifica se você é residente legal no país, enquanto o NIE é apenas o número de identificação.
Comentários estão fechados.