A Holanda está enfrentando uma profunda escassez de mĂŁo de obra. Segundo dados do Instituto Nacional de EstatĂstica dos PaĂses Baixos (CBS), a mĂ©dia Ă© de 122 vagas de emprego para cada 100 desempregados.
Em outras palavras, mesmo que todas as pessoas desempregadas da Holanda conseguissem emprego, ainda, sim, nĂŁo seria suficiente para preencher todas as vagas de emprego que sĂŁo criadas, o que acaba tendo impacto profundo na economia e avanço do paĂs.
Para o Economista chefe de EstatĂstica da Holanda, Peter Hein van Mulligen, ainda que a economia da Holanda esteja passando por um perĂodo de estagnação, o paĂs está enfrentando uma escassez de mĂŁo de obra que nĂŁo deve mudar em curto perĂodo de tempo.
Como consequĂŞncia, para estrangeiros, inclusive os brasileiros que estĂŁo procurando um paĂs para mudar, a Holanda acaba sendo uma excelente opção, principalmente porque ela está necessitando de novos trabalhadores.
Ocupações com maior escassez na Holanda
Para quem está pensando na Holanda como opção para viver e trabalhar, saiba que dentre a escassez de mão de obra, segundo a EURES, algumas das ocupações com maior déficit de profissionais qualificados são:
- Contadores;
- Dentistas;
- Desenvolvedores de software;
- Engenheiros (eletrônicos, eletricistas, mecânicos, civis, etc.);
- Fisioterapeutas;
- Gerentes de construção;
- Motorista de transporte pĂşblico;
- Motoristas profissionais;
- Operadores de máquinas;
- Professores;
- Profissionais de enfermagem;
- Profissionais de relações públicas;
- Programadores;
- Segurança e guardas prisionais;
- Supervisores de fabricação;
- TĂ©cnicos e assistentes farmacĂŞuticos;
- Trabalhadores da engenharia civil;
- Trabalhadores da indĂşstria de alimentos e hospitalidade;
- Trabalhadores da limpeza;
- Trabalhadores de artesanato e comércio.
Empresas que contratam internacionalmente na Holanda
AlĂ©m das profissões com maior escassez de mĂŁo de obra, abaixo vamos apresentar uma lista de empresas importantes que recebem o status de PatrocĂnio Reconhecido do Serviço HolandĂŞs de Imigração e Naturalização, para contratar talentos estrangeiros qualificados:
- ING
- ZIVVER
- Hilton
- DSM
- ManpowerGroup
- Picnic
- Orange Quarter
- ASML
- ABN AMRO Bank
- Tripaneer
- AkzoNobel
- Infosys Limited
- Coolblue
- Jefferson Frank
- USG People
- Alpha FX Group
- Shell
- Unilever
- Stafide
- Philips
- Robert Half
- Adecco
- Heineken
- Booking.com
- Randstad
- Optiver
- Experis
Como tirar o visto para morar na Holanda
Os brasileiros podem conhecer a Holanda por atĂ© 90 dias sem a necessidade de qualquer visto, já para viver e trabalhar no paĂs, será necessário obter um visto para residir na Holanda. Este visto se trata de uma autorização de estadia de longa permanĂŞncia, conhecido como MVV (Machtiging voorlopig verblijf) no paĂs.
Em geral, para tirar o MMV será preciso apresentar:
- Passaporte;
- Certidões (nascimento e casamento);
- Comprovante sobre a vaga de trabalho ofertada;
- Comprovante de recursos financeiros para estadia no paĂs.
O tipo exato de visto dependerá do seu caso, se Ă© apenas para trabalhar, estudar, entre outras questões. Em muitos casos, alĂ©m do visto, vocĂŞ tambĂ©m precisará obter uma permissĂŁo de residĂŞncia, que Ă© como um cartĂŁo de identidade emitida pelo Serviço de Imigração e Naturalização, depois de já estar no paĂs.
Para ter mais informações, vale muito a pena procurar os ĂłrgĂŁos oficiais dos PaĂses Baixos no Brasil — como, por exemplo, a embaixada da Holanda em BrasĂlia. TambĂ©m Ă© possĂvel procurar por um Consulado Geral dos PaĂses Baixos nas cidades de SĂŁo Paulo e Rio de Janeiro.
Também existe o Consulado Honorário nas seguintes cidades: Salvador, Belém, Recife, Curitiba, Belo Horizonte, Fortaleza, Natal, Manaus, Porto Alegre, Vila Velha e Santos. Contudo, somente o Consulado Geral de São Paulo pode dar seguimento ao pedido de visto de trabalho.
Comentários estão fechados.