Viver na Irlanda: 17 profissões que mais precisam de trabalhadores
Se você está planejando se mudar para a Irlanda, então veja as profissões que são mais fáceis para conseguir emprego por lá
Se você está pensando em se mudar para Irlanda ou qualquer outro país, é fundamental que além dos trâmites necessários para a migração, você busque informações sobre o mercado de trabalho, em quais áreas existem maior escassez ou excedentes de profissionais.
Afinal de contas, migrar para um país que tem excedentes de profissionais da sua área, pode te dificultar de conseguir um emprego, ou mesmo de ser valorizado no país, já se você se encaixa onde faltam trabalhadores, você poderá encontrar excelentes oportunidades.
Com relação à Irlanda, o interessante é que o país possuí uma Lista de Ocupações com Habilidades Críticas, conhecido como ‘Critical Skills Occupation List’ (CSOL). Uma lista que apresenta as profissões que estão em demanda na Irlanda, normalmente devido à escassez de mão de obra qualificada.
Em outras palavras, essa lista significa que empresas e organizações irlandesas lutam para contratar pessoas para essas funções na Irlanda, enfrentando dificuldades ao tentar contratar candidatos.
Algumas das áreas que estão ligadas a escassez de trabalhadores são: engenharia, ciências naturais e sociais, tecnologia da informação, saúde, transporte e logística, e negócios finanças.
Por conta disso, muitas profissões dentro desses setores aparecem no CSOL. Por exemplo, na área de tecnologia de informação, temos gerentes especialistas em TI, arquiteto de sistemas, analista de negócios de TI e por aí vai.
E como consequência, a escassez de mão de obra qualificada no país, abre inúmeras oportunidades para estrangeiros que querem se mudar para a Irlanda, tornando-se mais fácil conseguir emprego e o visto de trabalho para residir e trabalhar legalmente por lá.
Profissões que faltam trabalhadores na Irlanda
Com base na análise dos dados da Lista de Ocupações de Habilidades Crítica (CSOL), do governo irlandês. Os principais empregos que faltam trabalhadores qualificados e representam mais oportunidades para estrangeiros (inclusive brasileiros) são:
- Gerentes e Diretores de Produto
- Profissionais de Ciências Naturais e Sociais
- Profissionais de Engenharia
- Profissionais de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação)
- Profissionais de Saúde
- Gerentes e Diretores de Serviços de Saúde e Sociais
- Profissionais de Enfermagem e Obstetrícia
- Profissionais de Terapia
- Profissionais Associados à Saúde
- Profissionais de Ensino e Educação
- Profissionais de Negócios, Pesquisa e Administração
- Arquitetos, Urbanistas e Agrimensores
- Profissionais de Qualidade e Regulação
- Profissionais de Mídia
- Ocupações Artísticas, Literárias e de Mídia
- Ocupações de Design
- Profissionais de Vendas, Marketing e Associados
Leia +: Os 5 países que mais contratam brasileiros para trabalhar fora
Migrando para Irlanda
Como uma pessoa que não faz parte do estado membro da União Europeia, você precisa garantir que consiga uma autorização de trabalho antes de se mudar para a Irlanda justamente para trabalhar.
Se você acredita que possuí habilidades e experiência relevantes para ter sucesso em um setor que está enfrentando a escassez de mão de obra qualificada, isso lhe dará uma grande vantagem.
A competição por uma vaga de emprego na Irlanda pode ser desafiadora, especialmente para estrangeiros de fora da União Europeia, haja visto que essa questão exige obstáculos e despesas adicionais para o emprego.
Isso porque você estará competindo com cidadãos irlandeses e da União Europeia, que já possuem o direito de trabalhar e viver legalmente no país. Logo, é muito importante se atentar as áreas que sofrem com a falta de profissionais.
Um dos vistos mais almejados para viver e trabalhar na Irlanda é o Stamp 1, afinal, ele concede a permissão para que o estrangeiro possa trabalhar, além de dar a possibilidade de aplicação futura para cidadania irlandesa por naturalização.
Comentários estão fechados.