Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Viver na Itália: 37 profissões que mais precisam de trabalhadores

A Itália vem sofrendo com a escassez de mão de obra em diferentes ocupações, gerando boas oportunidades para trabalhadores estrangeiros

A Itália é mais um dos países europeus que está enfrentando a escassez de mão de obra em diversas ocupações diferentes, em particular entre mulheres e jovens com idade entre 20 e 34 anos. Para lidar com o problema, o Banco da Itália solicitou as autoridades que garantam trabalhadores estrangeiros que ajudem a reavivar o emprego no país.

Segundo o mais recente Relatório sobre a gestão e atividades do Banco da Itália, o governador do Banco da Itália, Fabio Panetta, declarou que é necessário trazer mais estrangeiros para trabalhar no país, de modo a neutralizar a grande queda demográfica.

Com base no relatório, a autoridade deixou claro que até 2040, haverá 5,4 milhões de pessoas a menos com idade ativa para trabalhar, mesmo que o país continue a receber cerca de 170 mil estrangeiros por ano, como tem feito atualmente.

Logo, devido ao problema de falta de trabalhadores, os estrangeiros que pensam em mudar de país, assim como os brasileiros que estão buscando oportunidades em outros países, podem encontrar na Itália, uma excelente opção para migrar.

Ocupações com maior escassez de trabalhadores

Segundo o relatório EURES sobre escassez e excedentes de trabalhadores nos países europeus, a Itália está enfrentando uma escassez de trabalhadores bem significativa, particularmente em 37 ocupações específicas.

Os setores mais atingidos pela escassez de mão de obra incluem manufatura, saúde, alimentação, serviços e TI. Dadas as circunstâncias, a dependência da Itália de uma forma de trabalho estrangeira, provavelmente aumentará, especialmente em funções de alta demanda.

Entre as 37 ocupações que estão sofrendo com a maior escassez de mão de obra na Itália, algumas das funções mais procurados no país incluem:

  • Médicos
  • Enfermeiros
  • Fisioterapeutas
  • Profissionais de saúde e serviços sociais
  • Especialistas em matemática e ciência da computação
  • Técnicos de TIC
  • Engenheiros
  • Técnicos de engenharia
  • Trabalhadores qualificados da construção civil
  • Pessoal do restaurante
  • Soldadores
  • Padeiros
  • Confeiteiros
  • Atendentes de balcão de serviços de alimentação
  • Técnicos de sistemas e redes de computadores
  • Desenvolvedores de software e aplicativos

Leia +: 21 sobrenomes que podem ter direito a cidadania italiana

Como obter um visto italiano

Cidadãos brasileiros e de fora da União Europeia que desejam trabalhar na Itália são obrigados a seguir um procedimento específico. Inicialmente, os estrangeiros devem conseguir um emprego na Itália, após o qual o empregador italiano deve solicitar uma autorização de trabalho.

Dessa forma, após a autorização de trabalho, os indivíduos podem prosseguir com a solicitação de um visto de trabalho na embaixada ou consulado italiano mais próximo. Embora obter um visto de trabalho italiano possa parecer um desafio, nos últimos anos houve uma grande simplificação do processo.

O necessário para conseguir a autorização de trabalho envolve as seguintes etapas:

Encontrar um empregador italiano: nessa etapa é fundamental garantir o emprego, com o possível empregador posteriormente solicitando uma autorização de trabalho em nome do interessado.

Aprovação da autorização de trabalho: Com a autorização de trabalho sendo aprovada, o interessado pode prosseguir com a solicitação do visto de trabalho na embaixada ou consulado italiano mais próximo. No Brasil temos o consulado nas seguintes cidades: Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife e Brasília.

Transição do visto de trabalho para a autorização de residência: Chegando na Itália, o trabalhador pode fazer a transição do visto de trabalho para a autorização de residência, que permitirá a residência legal e o trabalho no país.

Comentários estão fechados.