Viver nos EUA: 14 profissões que dão green card aos brasileiros
Algumas áreas dos EUA sofrem com a escassez de mão de obra, o que resulta em mais oportunidades para os estrangeiros
Cada vez mais os brasileiros cogitam mudar de país em busca de novas oportunidades e chances de crescimento. Inevitavelmente, o país mais escolhido para quem busca oportunidades é os Estados Unidos.
Segundo último levantamento do Itamaraty, cerca de 1,9 milhões de brasileiros vivem nos Estados Unidos. Contudo, os dados são de 2022, ou seja, muito provavelmente devemos ter passado de 2 milhões de brasileiros vivendo na terra do tio San.
Mas, apesar da quantidade de brasileiros que migram para os EUA seja grande, a verdade é que um número muito alto também acaba retornando ao Brasil, principalmente ao descobrirem uma realidade diferente daquilo que se imaginava.
Viver ilegalmente, no país pode significar poucas oportunidades de prosperar. Para quem deseja ter uma vida mais estável, com boas oportunidades de emprego, uma das melhores maneiras é tendo o visto para trabalhar legalmente no país, o famoso green card.
Acontece que, assim como diversos outros países, os Estados Unidos enfrenta uma grande escassez de mão de obra em determinadas áreas, ou seja, se encaixar nessas áreas do qual o país norte-americano está buscando por profissionais, pode aumentar e muito suas chances de conseguir seu green card.
Em outras palavras, sua profissão, pode ser tudo aquilo que você precisa para garantir o green card. Mas isso, se sua atividade estiver principalmente ligada as áreas onde os Estados Unidos estão sofrendo com a falta de trabalhadores.
Profissões que dão green card
De acordo com informações do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, algumas áreas estão sofrendo com a falta de trabalhadores qualificados, ou seja, áreas onde os estrangeiros interessados, inclusive brasileiros podem preencher e assim conquistar o visto de trabalho de uma maneira muito mais fácil.
Segundo informações, existem diferentes áreas sofrendo com a escassez de profissionais qualificados, em especial nas áreas de tecnologia, saúde, engenharia e direito. O que pode representar grandes oportunidades para os estrangeiros que sonham em viver e trabalhar legalmente nos EUA.
As principais ocupações que podem te garantir o green card devido à falta de profissionais nos Estados Unidos são:
- Analistas de segurança da informação
- Médicos
- Engenheiro de dados
- Desenvolvedor web
- Desenvolvedor de aplicativos
- Enfermeiros
- Psicólogos
- Dentistas
- Pilotos de avião
- Advogados
- Engenheiro químico
- Engenheiro civil
- Engenheiro de petróleo
- Técnicos de manutenção de turbinas eólicas
Leia +: Viver na Áustria: As 28 profissões que mais precisam trabalhadores
Visto para os trabalhadores qualificados
Se sua profissão se encaixa naquelas onde os Estados Unidos sofrem com escassez de profissionais, sua chances de viver legalmente no país podem aumentar e muito. A verdade é que o governo americano valoriza profissionais altamente qualificados, principalmente por entender que eles podem contribuir para a economia e progresso do país.
Essa valorização se traduz na concessão de dois vistos específicos para os trabalhadores estrangeiros, o primeiro é conhecido como EB-1 e o segundo EB-2 National Interest Waiver.
O EB-2 é liberado para profissionais que comprovem a sua formação de ensino superior, e que tenham pelo menos cinco anos de experiência comprovada. Logo, se você está em uma área que falta trabalhadores nos EUA, tem ao menos cinco anos de experiência, e como provar isso, então você poderá buscar o direito a este visto.
Já o visto EB-1 é um pouco mais complexo, pois, além de ter que cumprir todos os requisitos do EB-2, também será necessário comprovar habilidades excepcionais na área, como menções, prêmios, títulos conquistados entre outros.
Dessa forma, a melhor maneira de já chegar nos Estados Unidos com visto aprovado, podendo trabalhar legalmente é através do visto EB-2. Onde você poderá realizar seu sonho de viver legalmente desde o primeiro dia no país.
Comentários estão fechados.