Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Você sabe como identificar alimentos ultraprocessados?

Para você que não sabe, se trata de produtos industriais feitos com substâncias artificiais ou extraídas de alimentos

Será que estamos sabendo como identificar um alimento ultraprocessado? Para você que não sabe, se trata de produtos industriais feitos com substâncias artificiais ou extraídas de alimentos, como emulsificante, corante, aromatizante, açúcar e gordura hidrogenada. 

Os produtos mais consumidos costumam ser aqueles que são saborosos, práticos e acessíveis financeiramente. Dentre estes, incluem-se: macarrão instantâneo, cereais matinais, molhos industrializados, iogurtes com açúcar adicionado, refrigerantes, biscoitos, alimentos de fast food, bebidas energéticas e salgadinhos embalados.

No entanto, o Ministério da Saúde não recomenda o uso de ultraprocessados. Isso porque  são nutricionalmente desbalanceados e possuem alto teor de gorduras, açúcares e de sódio. Segundo a pasta, esse tipo de alimento pode causar alguns tipos de câncer, sendo o colorretal o mais comum.

Os ultraprocessados contém ingredientes prejudiciais à saúde, que podem causar hipertensão, diabetes, obesidade e depressão. Além disso, geram um vício no organismo, que cria uma rotina alimentar com baixa qualidade nutricional.

Os pães e outros produtos de panificação também são classificados como alimentos ultraprocessados quando, além de serem preparados com farinha de trigo, levedura, água e sal, também contêm aditivos como gordura vegetal hidrogenada, açúcar, amido e emulsificantes.

Leia também | Veja 6 k-dramas estrelados por Kim Soo-hyun e Kim Ji-won

Como saber se o alimento é ultraprocessado?

A diferença entre alimento processado e ultraprocessado é que, no caso do primeiro são “reconhecidos como versões modificadas do alimento original sendo produzidos com os alimentos in natura e ingredientes culinários”, no segundo caso são compostos, em grande, parte por substâncias (i) produzidas em laboratório a partir de matéria orgânica, como corantes e outros aditivos; (ii) extraídas de outros alimentos, como proteínas e açúcares; e  (iii) provenientes de constituintes de alimentos, por exemplo, amido modificado e gorduras hidrogenadas.

Neste caso, é necessário para saber se o alimento é ultraprocessado, ou in-natura, ler os rótulos das embalagens. 

In Natura: Alimentos in natura são aqueles que não envolvem nenhum tipo de processamento ou refinamento, ou que são processados e refinados o mínimo possível, antes de serem consumidos. São obtidos diretamente de plantas ou animais e incluem folhas, frutas, verduras, legumes, ovos, carnes e peixes.

Processados: Os alimentos processados são aqueles fabricados pela indústria em um processo que envolve a adição de sal, açúcar ou outra substância a alimentos in natura. É uma forma de tornar o sabor do alimento mais agradável ao paladar. Eles são derivados diretamente de alimentos e podem ser considerados como uma versão do produto original. 

Ultraprocessados: Alimentos ultraprocessados são produtos industriais feitos com substâncias artificiais ou extraídas de alimentos. Passam por processos de fracionamento, aquecimento e adição de açúcares, gorduras, conservantes, corantes, emulsificantes, aromatizantes e outros ingredientes com nomes pouco familiares.

Alimentos ultraprocessados: biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, refrigerantes e macarrão instantâneo. Eles tendem a ser consumidos em excesso e a substituir alimentos naturais ou minimamente processados.

Comentários estão fechados.