Você sabe o que é a Síndrome do Túnel do Carpo?
A síndrome do túnel do carpo provoca dormência, formigamento e é causada principalmente por lesões relacionadas a esforço repetitivo
A atriz Kaley Cuoco é conhecida no mundo todo por ter interpretado a personagem Penny, na série “The Big Bang Theory”. Ela recentemente foi mãe, divulgou para os fãs o nascimento de Maltida. A atriz também revelou que desenvolveu a síndrome do túnel do carpo em ambas as mãos por segurar sua filha.
Em sua conta do Instagram, na última terça-feira (15), a artista contou que tem realizado atividades físicas mesmo sem o apoio das mãos.
“Ei, pessoal, alguns de vocês devem saber que tenho uma lesão grave no pulso e na mão por segurar o bebê. É uma coisa muito real. Pesquise no Google”, disse Cuoco, ao aparecer se exercitando com um personal.“
Acho que a única coisa para melhorar é começarmos a malhar sem usar as mãos. E sem usar nenhum peso corporal nas mãos, o que parece loucura. Mas Ryan e eu vamos fazer isso hoje e vamos mostrar a você que você ainda pode se exercitar, mesmo se estiver lesionado”, disse.
Kaley deu à luz a Matilda em março deste ano. A pequena é fruto da relação com Tom Pelphrey, conhecido por interpretar Ward Meachum na série “Punho de Ferro”.
Saiba o que é a Síndrome do Túnel do Carpo
A síndrome do túnel do carpo provoca dormência, formigamento e é causada principalmente por lesões relacionadas a esforço repetitivo.
O túnel do carpo recebe o nome de túnel por ser uma passagem estreita através da qual nervos e tendões passam pelo pulso para a mão.
O túnel é feito por tendões, ligamentos e ossos adjacentes. O nervo mediano fica localizado na face palmar do pulso e passa pelo túnel do carpo. Este nervo confere sensibilidade ao polegar, dedo indicador, dedo médio e o lado do dedo anelar que fica voltado para o polegar.
Quais as causas?
Segundo o Ministério da Saúde, existem várias causas que podem provocar o aumento das estruturas que passam pelo Túnel do Carpo.
Algumas das causas que podem desencadear a doença são:
Trabalho manual com movimentos repetidos; pessoas que não fazem trabalhos manuais, tem associação com alterações hormonais como menopausa e gravidez (geralmente desaparece ao fim da gravidez); fato que explica o porquê de haver mais mulheres acometidas que homens.
Outras doenças associadas são diabetes mellitus, artrite reumatóide, doenças da tireóide e causas desconhecidas.
Sinais e sintomas
Os primeiros sinais são dor ou dormência à noite nas mãos, principalmente após uso intensivo destas durante o dia.
A dor pode ser intensa a ponto de acordar o paciente. Ocorre diminuição da sensação dos dedos, com exceção do dedo mínimo e sensação de sudorese nas mãos.
A dor pode ir para o braço e até o ombro. Atividades que promovem a flexão do punho por longo período podem aumentar a dor.
Com a perda da sensação nos dedos, pode haver dificuldade de amarrar os sapatos e pegar objetos. Algumas pessoas podem apresentar até dificuldade de distinguir o quente do frio.
Leia também | Quando posso solicitar reembolso ao plano de saúde?
Tratamento
A recomendação para pessoas que estão com esses sintomas e eles estão persistindo é procurar um ortopedista para que possa ser realizado um exame. Ele poderá confirmar o diagnóstico e indicar o tratamento.
Por isso, quanto mais cedo for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, menores são as chances de precisar operar.
Geralmente, o tratamento é feito com anti-inflamatórios e imobilização até injeção de corticóide. A maioria das pessoas responde ao tratamento. No entanto, para algumas pessoas será preciso o tratamento cirúrgico, quando houver casos refratários ao tratamento clínico.
Prevenção:
Não existe medida preventiva concreta para a Síndrome do Túnel do Carpo, mas as pessoas devem se policiar a não realizar tarefas repetitivas de flexão do punho.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.