Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Você sabe o que é Botulismo? Conheça melhor essa doença

O botulismo é uma doença não contagiosa, resultante da ação de uma potente neurotoxina

O botulismo é uma doença não contagiosa, resultante da ação de uma potente neurotoxina. Apresenta-se sob três formas: botulismo alimentar, botulismo por ferimentos e botulismo intestinal. Essa bactéria pode entrar no organismo por meio de ferimentos ou pela ingestão de alimentos contaminados, especialmente enlatados e mal preservados. Segundo os médicos, as toxinas do botulismo estão entre as substâncias mais letais conhecidas pela medicina.

São três as formas de botulismo:

  • Infantil (que acomete crianças);
  • Alimentar (causado pela ingestão de alimentos contaminados);
  • e o das feridas (quando as bactérias entram por lesões na pele). 

Os sintomas da doença podem variar. A pessoa pode ter fraqueza muscular, dificuldade em respirar e visão embaçada. Quando não é tratada, o botulismo pode levar à paralisia e à morte. Todas as pessoas devem conhecer os riscos e tomar medidas preventivas adequadas para evitar essa doença.

Os sinais e sintomas oculares são seguidos por fraqueza dos músculos responsáveis pela mastigação, deglutição e fala com modificações da voz (rouquidão, voz cochichada, afonia e/ou fala lenta) e distúrbios da deglutição. 

Ocorre também flacidez muscular generalizada, principalmente na face, pescoço (cabeça pendente) e membros, com dificuldade de movimentos. Uma característica importante no quadro clínico do botulismo é a preservação da consciência. Problemas respiratórios e cardiovasculares podem ocasionar o óbito.

Quanto tempo duram os sintomas?

O botulismo pode apresentar progressão por uma a duas semanas e estabilizar por mais duas a três semanas, antes de iniciar a fase de recuperação.

Nas formas mais graves, o período de recuperação pode durar de 6 meses a 1 ano, embora os maiores progressos ocorram nos primeiros 3 meses após o início dos sinais e sintomas.

Leia também | Menstruação: quanto tempo dura e alterações comuns

Dicas para evitar a doença

  • Não consumir alimentos em conserva que estiverem em latas estufadas, vidros embaçados, embalagens danificadas, vencidas ou com alterações no cheiro e no aspecto.
  • Produtos industrializados e conservas caseiras que não ofereçam segurança devem ser fervidos ou cozidos por pelo menos 15 minutos antes de serem consumidos. O aquecimento dos alimentos pode eliminar as toxinas do botulismo.
  • Lave sempre as mãos.
  • Não mantenha ou conserve alimentos a uma temperatura acima de 15ºC.
  • O preparo de conservas caseiras deve obedecer rigorosamente aos cuidados de higiene e armazenamento.
  • Certifique-se que essas medidas foram adotadas pelo estabelecimento/vendedor que preparou o alimento.

O mel é um dos alimentos mais perigosos, especialmente, para crianças menores de 2 anos, pois há risco de conter esporos da bactéria do Botulismo conforme Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos, já que este público é que ainda está adaptando sua microbiota intestinal aos novos alimentos, podendo assim, desenvolver quadros graves da doença.

Lembre-se de que o botulismo é raro, mas é importante seguir essas precauções para evitar qualquer risco.

Comentários estão fechados.