A esporotricose humana é uma micose subcutânea que surge quando o fungo do gênero Sporothrix entra no organismo, por meio de uma ferida na pele. A doença pode afetar tanto humanos quanto animais.
A infecção vai ocorrer quando há o contato do fungo com a pele ou mucosa, por meio de trauma decorrente de acidentes com espinhos, palha ou lascas de madeira; contato com vegetais em decomposição; arranhadura ou mordedura de animais doentes, sendo o gato o mais comum.
Quando o gato tem a doença precisará de muita atenção. A esporotricose é causada por um fungo que pode provocar vários problemas para os pets (inclusive para nós humanos, pois se trata de uma zoonose).
Ela é causada pelo fungo Sporothrix schenckii, geralmente encontrado no solo e na natureza. A esporotricose causa feridas que podem atingir várias camadas do corpo progressivamente. É necessário ficar atento, pois uma lesão na epiderme (primeira camada da pele) pode chegar até os ossos, dependendo da gravidade.
Você que tem um gatinho em casa deve ficar atento a certos sintomas que podem ser da esporotricose. Nos felinos, ela aparece em áreas avermelhadas que viram feridas difíceis de cicatrizar. Outros sintomas que é preciso ficar observando:
O seu gato com essa deve ser tratado por meio de antifúngicos orais e antibióticos, que devem ser prescritos por um médico-veterinário de confiança.
Lembrando que o pet só deve ser acompanhado por um profissional que poderá auxiliar e dimensionar o tratamento. É possível que ele prescreva uma pomada para esporotricose em gatos, dependendo do caso e da gravidade.
Leia também | Os 10 pesadelos mais comuns e o que eles significam
O tratamento deve ser realizado após a avaliação clínica, com orientação e acompanhamento médico. A duração do tratamento pode variar de três a seis meses, ou mesmo um ano, até a cura do indivíduo.
Os antifúngicos utilizados para o tratamento da esporotricose humana são o itraconazol, o iodeto de potássio, a terbinafina e o complexo lipídico de anfotericina B, para as formas graves e disseminadas.
O Sistema Único de Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, oferece gratuitamente o itraconazol e o complexo lipídico de anfotericina B para o tratamento da esporotricose humana.
Ter o nome sujo em instituições financeiras pode ser uma verdadeira aventura para conseguir um…
Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…