Chamadas

Você sabe o que é esporotricose?

A esporotricose humana é uma micose subcutânea que surge quando o fungo do gênero Sporothrix entra no organismo, por meio de uma ferida na pele. A doença pode afetar tanto humanos quanto animais. 

A infecção vai ocorrer quando há o contato do fungo com a pele ou mucosa, por meio de trauma decorrente de acidentes com espinhos, palha ou lascas de madeira; contato com vegetais em decomposição; arranhadura ou mordedura de animais doentes, sendo o gato o mais comum.

Quando o gato tem a doença precisará de muita atenção. A esporotricose é causada por um fungo que pode provocar vários problemas para os pets (inclusive para nós humanos, pois se trata de uma zoonose).

O que é esporotricose em gato?

Ela é causada pelo fungo Sporothrix schenckii, geralmente encontrado no solo e na natureza. A esporotricose causa feridas que podem atingir várias camadas do corpo progressivamente. É necessário ficar atento, pois uma lesão na epiderme (primeira camada da pele) pode chegar até os ossos, dependendo da gravidade.

Quais são os sintomas da esporotricose?

Você que tem um gatinho em casa deve ficar atento a certos sintomas que podem ser da esporotricose. Nos felinos, ela aparece em áreas avermelhadas que viram feridas difíceis de cicatrizar. Outros sintomas que é preciso ficar observando:

  • Aparecimento de feridas de difícil cicatrização com pus e nódulos avermelhados
  • Lesão na pele
  • Secreções na pele e/ ou mucosas
  • Apatia
  • Febre
  • Dificuldades para respirar
  • Pirexia
  • Anorexia
  • Alopecia (perda localizada de pelos).
  • Observou que seu gato está com todos esses sintomas, leve-o imediatamente ao veterinário. Ele irá solicitar exames laboratoriais. Hemograma, histopatologia e PCR (Reação em cadeia de polimerase) são os mais comuns.

Como tratar

O seu gato com essa deve ser tratado por meio de antifúngicos orais e antibióticos, que devem ser prescritos por um médico-veterinário de confiança.

Lembrando que o pet só deve ser acompanhado por um profissional que poderá auxiliar e dimensionar o tratamento. É possível que ele prescreva uma pomada para esporotricose em gatos, dependendo do caso e da gravidade.

Leia também | Os 10 pesadelos mais comuns e o que eles significam

Tratamento em pessoas com a doença

O tratamento deve ser realizado após a avaliação clínica, com orientação e acompanhamento médico. A duração do tratamento pode variar de três a seis meses, ou mesmo um ano, até a cura do indivíduo. 

Os antifúngicos utilizados para o tratamento da esporotricose humana são o itraconazol, o iodeto de potássio, a terbinafina e o complexo lipídico de anfotericina B, para as formas graves e disseminadas. 

O Sistema Único de Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, oferece gratuitamente o itraconazol e o complexo lipídico de anfotericina B para o tratamento da esporotricose humana.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

15 empregos mais bem pagos do mundo em TI e tech em 2025

A tecnologia está cada vez mais presente em todos os cantos da sociedade, e a…

2 semanas atrás

6 maiores raças de gatos do mundo que você pode ter na sua casa

Gatos têm um jeito único de ganhar espaço nos nossos corações e casas. São práticos,…

2 semanas atrás

13 raças de cães mais populares do mundo em 2025

Quem resiste a um par de olhos brilhantes e um rabinho abanando? Em 2025, os…

1 mês atrás

11 doramas românticos para se apaixonar e rir bastante

Se você é daqueles que adoram um dorama romântico que faz o coração bater mais…

2 meses atrás

Planos de saúde: Conheça 30 das principais operadoras do Brasil

No Brasil, a saúde pública ainda é um verdadeiro desafio para o governo, e normalmente…

2 meses atrás

Os 10 estados com mais roubos de moto no Brasil e os modelos

O Brasil é um verdadeiro paraíso, temos um clima agradável, pessoas acolhedoras, um país extremamente…

2 meses atrás