Você sabe o que é esporotricose?
A infecção vai ocorrer quando há o contato do fungo com a pele ou mucosa, por meio de trauma decorrente de acidentes com espinhos, palha ou lascas de madeira; contato com vegetais em decomposição; arranhadura ou mordedura de animais doentes, sendo o gato o mais comum
A esporotricose humana é uma micose subcutânea que surge quando o fungo do gênero Sporothrix entra no organismo, por meio de uma ferida na pele. A doença pode afetar tanto humanos quanto animais.
A infecção vai ocorrer quando há o contato do fungo com a pele ou mucosa, por meio de trauma decorrente de acidentes com espinhos, palha ou lascas de madeira; contato com vegetais em decomposição; arranhadura ou mordedura de animais doentes, sendo o gato o mais comum.
Quando o gato tem a doença precisará de muita atenção. A esporotricose é causada por um fungo que pode provocar vários problemas para os pets (inclusive para nós humanos, pois se trata de uma zoonose).
O que é esporotricose em gato?
Ela é causada pelo fungo Sporothrix schenckii, geralmente encontrado no solo e na natureza. A esporotricose causa feridas que podem atingir várias camadas do corpo progressivamente. É necessário ficar atento, pois uma lesão na epiderme (primeira camada da pele) pode chegar até os ossos, dependendo da gravidade.
Quais são os sintomas da esporotricose?
Você que tem um gatinho em casa deve ficar atento a certos sintomas que podem ser da esporotricose. Nos felinos, ela aparece em áreas avermelhadas que viram feridas difíceis de cicatrizar. Outros sintomas que é preciso ficar observando:
- Aparecimento de feridas de difícil cicatrização com pus e nódulos avermelhados
- Lesão na pele
- Secreções na pele e/ ou mucosas
- Apatia
- Febre
- Dificuldades para respirar
- Pirexia
- Anorexia
- Alopecia (perda localizada de pelos).
- Observou que seu gato está com todos esses sintomas, leve-o imediatamente ao veterinário. Ele irá solicitar exames laboratoriais. Hemograma, histopatologia e PCR (Reação em cadeia de polimerase) são os mais comuns.
Como tratar
O seu gato com essa deve ser tratado por meio de antifúngicos orais e antibióticos, que devem ser prescritos por um médico-veterinário de confiança.
Lembrando que o pet só deve ser acompanhado por um profissional que poderá auxiliar e dimensionar o tratamento. É possível que ele prescreva uma pomada para esporotricose em gatos, dependendo do caso e da gravidade.
Leia também | Os 10 pesadelos mais comuns e o que eles significam
Tratamento em pessoas com a doença
O tratamento deve ser realizado após a avaliação clínica, com orientação e acompanhamento médico. A duração do tratamento pode variar de três a seis meses, ou mesmo um ano, até a cura do indivíduo.
Os antifúngicos utilizados para o tratamento da esporotricose humana são o itraconazol, o iodeto de potássio, a terbinafina e o complexo lipídico de anfotericina B, para as formas graves e disseminadas.
O Sistema Único de Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, oferece gratuitamente o itraconazol e o complexo lipídico de anfotericina B para o tratamento da esporotricose humana.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.