Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Você sabe o que um técnico de enfermagem faz?

Muitas vezes ouvimos falar de várias profissões que um dia vamos precisar do serviço de alguém, mas não sabemos a fundo que atividades realmente eles têm

Muitas vezes ouvimos falar de várias profissões que um dia vamos precisar do serviço de alguém, mas não sabemos a fundo que atividades realmente eles têm. Uma dessas profissões que precisamos conhecer sua importância é a do técnico de enfermagem.

Técnico de enfermagem é um profissional da saúde que atua sob supervisão de enfermeiros e médicos, ele é responsável por prestar cuidados de enfermagem aos pacientes, como:

  • Realizar procedimentos médicos simples; 
  • Administração de medicamentos; 
  • Tratamento de feridas ou aplicação de curativos. 
  • Eles desempenham um papel fundamental no cuidado direto aos pacientes, na execução de procedimentos médicos e na manutenção do ambiente de trabalho, contribuindo para o funcionamento eficiente e a qualidade do atendimento médico

O técnico de enfermagem pode ter outras especializações como:  

As áreas incluem desde saúde do trabalhador até atendimento a pacientes críticos na UTI. Cada uma oferece conhecimentos aprofundados sobre diferentes campos da enfermagem, qualificando o atendimento realizado pelo técnico. 

1. Enfermagem em Centro Cirúrgico: Pode ser ofertado nas modalidades de instrumentação cirúrgica para técnico de enfermagem ou Centro de Material e Esterilização. Essa formação dissemina boas práticas no preparo do ambiente cirúrgico, como fazer a assepsia e esterilização dos instrumentos usados para evitar contaminações.

2. Enfermagem em Nefrologia: Cuidados com o paciente submetido a hemodiálise e diálise peritoneal são o foco dessa capacitação. Inclui práticas de higiene, conforto e técnicas para usar as máquinas que filtram o sangue.

3. Enfermagem em UTI: A assistência a pacientes críticos é alvo das formações direcionadas à Enfermagem em Terapia Intensiva. São abordados tópicos como monitorização, troca de posição do doente e curativos, com ênfase em diferentes públicos: Cuidados ao paciente crítico adulto, Cuidado ao paciente crítico pediátrico, Cuidado ao paciente crítico cardiológico, Cuidado ao paciente crítico neonatal. Esta última focada na especialização em UTI neonatal para técnico de enfermagem.

Leia também | 5 transtornos alimentares que podem trazer consequências para a saúde

4. Enfermagem em Saúde Coletiva: Postos e unidades de pronto atendimento são locais de trabalho para quem escolhe se especializar em saúde coletiva. A capacitação aborda rotinas básicas de atendimento em: Enfermagem da saúde da mulher, Enfermagem da saúde da criança e do adolescente (especialização em pediatria para técnico em enfermagem), Enfermagem da saúde do homem, entre outras.

Você para se tornar um técnico de enfermagem precisa ter as seguintes formações: acadêmica, registro profissional e a conclusão de um curso reconhecido pelo Conselho Regional de Enfermagem (COREN). 

Comentários estão fechados.