Chamadas

Você sabe por que o Vaga-lume possui emissões luminosas?

Parece que todo mundo em algum momento da vida se interrogou: “Como o vaga-lume acende aquela luz?” Na verdade, é uma ótima pergunta e deve ter uma ótima explicação para isso!

Os vaga-lumes, também conhecidos como pirilampos, pertencem à família Lampyridae e são insetos notáveis por sua capacidade de emitir luz. Essa bioluminescência é realmente intrigante e tem uma explicação científica interessante.

Como isso funciona?

Como dissemos antes, existe uma explicação para o vaga-lume emitir luz. Na verdade, eles têm órgãos fosforescentes localizados na parte inferior do abdômen. Esses órgãos contêm duas substâncias mágicas chamadas luciferina e oxigênio molecular. 

Quando a luciferina entra em contato com o oxigênio, ocorre uma dança química fascinante. A luciferina é oxidada pelo oxigênio, e essa reação libera energia luminosa na forma de fótons visíveis. O que permite que o vaga-lume consiga fazer aquele show de luz. 

O romance no ar

Mas você sabia que por trás desse show de luz existe um momento romântico? O macho e a fêmea se comunicam usando essa luz. O macho emite sua luminosidade para avisar que está se aproximando, enquanto a fêmea, pousada em algum lugar, acende sua luz para indicar sua localização. É como se fossem lanterninhas piscando no escuro para encontrar um ao outro em meio à folhagem.

Cerca de 95% da energia produzida nessa reação química se transforma em luz, e apenas 5% se converte em calor. Isso prova que os vaga-lumes são realmente eficientes. Mas nem tudo são flores para os vaga-lumes. Eles estão ameaçados pela iluminação excessiva das cidades. Quando expostos a luzes artificiais intensas, sua bioluminescência é anulada, atrapalhando sua reprodução e até colocando sua sobrevivência em risco. 

Leia também | Os 10 países que serão os mais ricos do mundo em 2050

Nem todos vaga-lumes brilham

Nem todos os vaga-lumes brilham da mesma forma, pois existem diferentes famílias de vaga-lumes e cada uma pisca de um jeito. Algumas espécies piscam rapidamente, enquanto outras têm uma luz constante. 

Uma curiosidade, a cor da luz varia de acordo com a espécie. Alguns emitem luz verde, outros amarela ou até mesmo vermelha. Os vaga-lumes podem ser encontrados em todo o mundo, exceto em regiões muito frias, como os polos.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

Quais são as cervejas preferidas dos brasileiros?

Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…

2 horas atrás

8 faculdades de 2 anos que pagam salários acima de R$ 3 mil

Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…

4 horas atrás

Conheça as 5 Piores profissões do Brasil

Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…

5 horas atrás

Tomar banho a noite pode melhorar sua qualidade de sono

Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…

18 horas atrás

INPP abre inscrições para concurso com salários acima de R$ 13 mil

O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu  inscrições para o novo concurso. São…

19 horas atrás

Pesquisa revela a grande vantagem de fazer uma lista de tarefas à noite

Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…

22 horas atrás