Chamadas

Você sabe por que o Vaga-lume possui emissões luminosas?

Parece que todo mundo em algum momento da vida se interrogou: “Como o vaga-lume acende aquela luz?” Na verdade, é uma ótima pergunta e deve ter uma ótima explicação para isso!

Os vaga-lumes, também conhecidos como pirilampos, pertencem à família Lampyridae e são insetos notáveis por sua capacidade de emitir luz. Essa bioluminescência é realmente intrigante e tem uma explicação científica interessante.

Como isso funciona?

Como dissemos antes, existe uma explicação para o vaga-lume emitir luz. Na verdade, eles têm órgãos fosforescentes localizados na parte inferior do abdômen. Esses órgãos contêm duas substâncias mágicas chamadas luciferina e oxigênio molecular. 

Quando a luciferina entra em contato com o oxigênio, ocorre uma dança química fascinante. A luciferina é oxidada pelo oxigênio, e essa reação libera energia luminosa na forma de fótons visíveis. O que permite que o vaga-lume consiga fazer aquele show de luz. 

O romance no ar

Mas você sabia que por trás desse show de luz existe um momento romântico? O macho e a fêmea se comunicam usando essa luz. O macho emite sua luminosidade para avisar que está se aproximando, enquanto a fêmea, pousada em algum lugar, acende sua luz para indicar sua localização. É como se fossem lanterninhas piscando no escuro para encontrar um ao outro em meio à folhagem.

Cerca de 95% da energia produzida nessa reação química se transforma em luz, e apenas 5% se converte em calor. Isso prova que os vaga-lumes são realmente eficientes. Mas nem tudo são flores para os vaga-lumes. Eles estão ameaçados pela iluminação excessiva das cidades. Quando expostos a luzes artificiais intensas, sua bioluminescência é anulada, atrapalhando sua reprodução e até colocando sua sobrevivência em risco. 

Leia também | Os 10 países que serão os mais ricos do mundo em 2050

Nem todos vaga-lumes brilham

Nem todos os vaga-lumes brilham da mesma forma, pois existem diferentes famílias de vaga-lumes e cada uma pisca de um jeito. Algumas espécies piscam rapidamente, enquanto outras têm uma luz constante. 

Uma curiosidade, a cor da luz varia de acordo com a espécie. Alguns emitem luz verde, outros amarela ou até mesmo vermelha. Os vaga-lumes podem ser encontrados em todo o mundo, exceto em regiões muito frias, como os polos.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

8 sinais que o corpo dá quando você está com esgotamento profissional

O esgotamento profissional é conhecido como burnout e tem se tornado cada vez mais comum…

2 dias atrás

Os 10 empregos que mais levam ao abuso de álcool e drogas

O vício em drogas e álcool é um problema muito complicado, que pode ter origem…

1 semana atrás

13 habilidades de comunicação que vão impulsionar sua carreira

A maioria sabe da importância de se comunicar bem e de forma clara no ambiente…

1 semana atrás

8 dicas para parecer confiante mesmo não sendo

Nem sempre a confiança está dentro de nós, porém a forma como nos apresentamos pode…

2 semanas atrás

Os 10 empregos mais demanda na Austrália pelos próximos 5 anos

Você tem o sonho de trabalhar na Austrália ou investir em uma nova carreira com…

2 semanas atrás

11 dicas para encontrar motivação para estudar após os 30 anos

Estudar depois dos 30 pode parecer intimidador só que nunca foi tão necessário e possível.…

2 semanas atrás