Chamadas

Você sabe qual é a diferença entre k-drama e dorama?

A novela da TV Globo “Volta por Cima”, criou um núcleo para conquistar os fãs de k-dramas e doramas. Na trama das 19 horas, a irmã mais nova de Madá (Jéssica Ellen), Tati (Bia Santana) é apaixonada pela série “Pétalas do Amor” — inspirada nas produções sul-coreanas e criada especialmente para o folhetim. 

Claudia Souto, autora da novela, resolveu agradar o público que ama séries televisivas produzidas na Coreia do Sul, que estão conquistando cada vez mais fãs pelo mundo. Em “Volta por Cima”, tem uma outra história dentro da novela intitulada  “Pétalas do Amor”.  Jin (Allan Jeon), no K-drama, viverá um funcionário de uma floricultura, cujo dono, o senhor Lee, vai morrer.

No testamento, Lee deixa metade do empreendimento para o rapaz e a outra metade para a filha Mirae (Sharon Cho). Porém, os dois herdeiros não se darão nada bem — mas contarão com o incentivo de Yoo-Na (Gabriela Yoon) para lutarem pelo legado do senhor Lee.

Essa introdução de um k-drama na nova novela das sete da TV Globo, despertou uma curiosidade: qual a diferença entre Dorama e K-drama?

K-Drama (ou Drama Coreano)

O “K” em “K-Drama” vem de “Korean” (que significa “coreano” em inglês). É uma abreviação para dramas televisivos produzidos na Coreia do Sul.

Essas séries coreanas têm uma variedade incrível de gêneros: romance, comédia, ação, suspense e até fantasia. Uma característica marcante dos K-Dramas é que eles são apropriados para todas as idades. Ou seja, evitam cenas fortes de sexo, violência ou palavrões. 

Os K-Dramas frequentemente exploram temas como família, amizade, romance e questões sociais, refletindo a cultura coreana e até mostrando aspectos mais sombrios do país.

Leia também | Conheça Família por Escolha, o novo k-drama com Hwang In Yeop

Dorama (ou Drama Japonês)

Dorama: esse termo é utilizado para os dramas produzidos no Japão. Os dramas japoneses costumam ter uma abordagem mais realista e frequentemente abordam temas sociais profundos.

Quando você ouvir alguém falar sobre um dorama, saiba que estão se referindo a uma produção japonesa. É como se fosse o “selo de qualidade” japonês para dramas televisivos.

Então, para não confundir sua cabeça, quando você estiver assistindo a uma série coreana, chame-a de K-Drama. Se for uma produção japonesa, aí sim é um dorama.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

12 nomes proibidos de serem registrados ao redor do mundo

No Brasil, é muito comum encontrarmos pessoas com nomes peculiares, quem nunca viu uma matéria…

1 mês atrás

50 nomes muito estranhos já registrados em cartórios do Brasil

O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…

1 mês atrás

5 empregos remotos de atendimento ao cliente para trabalhar de casa

Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…

1 mês atrás

6 mitos sobre a união estável que muita gente acredita

Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…

1 mês atrás

Os 7 golpes mais aplicados nos brasileiros em 2025

Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…

1 mês atrás

Quanto tempo um estrangeiro demora para aprender português?

Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…

1 mês atrás