Chamadas

Você sabe qual foi a primeira novela exibida na TV brasileira?

Os brasileiros são apaixonados por novelas, principalmente as que são produzidas pela TV Globo. Mas será que esses amantes de folhetins sabem qual foi a primeira novela exibida na TV brasileira?

A primeira novela foi antes da existência da Rede Globo. A novela “Sua Vida Me Pertence”  estreou em 21 de dezembro de 1951 e ficou no ar até 8 de fevereiro de 1952, sendo exibida pela TV Tupi. A trama teve apenas 15 capítulos e era dirigida por Walter Forster. Detalhe, a novela ia ao ar apenas nas noites de terças e quintas-feiras, sempre às 8 da noite, ao vivo, isso mesmo, naquela época, não existia o vídeo tape e as tramas tinham que ser transmitidas ao vivo.

A história girava em torno de um triângulo amoroso: a personagem interpretada por Vida Alves se apaixonava pelo protagonista vivido por Walter Forster, enquanto ele, por sua vez, tinha interesse em outra mulher, interpretada por Lia de Aguiar. E quem atrapalhava todo o romance? Claro, que tinha que ter um vilão! O personagem foi interpretado pelo ator Lima Duarte. Ele carregava um ódio marcante e complicou ainda mais as relações amorosas na trama.

Leia também | Satura: Série médica brasileira estreia no Prime Video

A novela diária

Em julho de 1963, estreia a novela “2-5499 Ocupado”, na extinta TV Excelsior em São Paulo, às 19h30, inicialmente exibida três vezes por semana, passou a ser diária (de segunda a sexta), sendo a primeira a seguir este formato, para poder prender a atenção do telespectador.

A trama foi escrita por Dulce Santucci, que traduziu para o português, a obra original do escritor argentino Alberto Migré, baseando-se no original de Abel Santa Cruz. Era protagonizada por par romântico Glória Menezes e Tarcísio Meira, casados na vida real. Passou a ser exibida pela Rede Excelsior do Rio de Janeiro, em 9 de setembro de 1963, de forma diária.

“2-5499 Ocupado” ganhou um remake em março de 1999 na Record TV chamado “Louca Paixão”, estrelado por Karina Barum e Maurício Mattar.

“2-5499 Ocupado” teve apenas 42 capítulos e 12 personagens. Em “Louca Paixão”, os números subiram para 141 capítulos e o elenco para 30 personagens. O autor Yves Dumont, disse em 1999, o porquê do remake de uma história produzida nos anos 60. 

“Estamos refazendo uma história com mais de 35 anos com os métodos dos anos 90, com mais personagens e tramas paralelas. A partir dessa atualização que estamos fazendo na trama, é possível mostrar como o veículo mudou durante esse tempo. E rediscutir esse formato que as pessoas dizem estar em crise”. 

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

11 doramas românticos para se apaixonar e rir bastante

Se você é daqueles que adoram um dorama romântico que faz o coração bater mais…

3 semanas atrás

Planos de saúde: Conheça 30 das principais operadoras do Brasil

No Brasil, a saúde pública ainda é um verdadeiro desafio para o governo, e normalmente…

3 semanas atrás

Os 10 estados com mais roubos de moto no Brasil e os modelos

O Brasil é um verdadeiro paraíso, temos um clima agradável, pessoas acolhedoras, um país extremamente…

3 semanas atrás

5 países baratos para viajar e fora das Américas

Viajar é um momento muito especial na vida de qualquer pessoa. Ter a chance de…

1 mês atrás

Regras de etiqueta que todo mundo deveria seguir, mas ninguém segue

Quando falamos em regras de etiquetas, muitas pessoas logo imaginam que estamos querendo ensinar qual…

1 mês atrás

Conheça países que mudaram de nomes ao longo da história

A gente nem imagina que muitos países já mudaram de nome ao longo da história.…

1 mês atrás