Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Você sabia que os biscoitos da sorte não foram inventados na China?

Se você já foi a um restaurante chinês com certeza ganhou aquele biscoitinho da sorte, que escondem mensagens enigmáticas dentro de suas dobras

Se você já foi a um restaurante chinês com certeza ganhou aquele biscoitinho da sorte, que escondem mensagens enigmáticas dentro de suas dobras. Mas você sabia que existem teorias sobre a origem desse petisco? Afinal, de onde surgiram esses intrigantes biscoitinhos? Será que foi na China, como muitos acreditam? 

Existem lendas e teorias que cercam os biscoitos da sorte, desde as antigas dinastias chinesas até a movimentada San Francisco do século XX.

Uma das teorias sugere que os biscoitos da sorte têm raízes na China, há mais de 800 anos, durante o século 12. Naquele tempo, a China estava sob domínio dos mongóis, e os chineses estavam constantemente em conflito com seus invasores.

Para se comunicar secretamente e planejar a expulsão dos mongóis, os chineses tiveram uma ideia engenhosa: colocar mensagens dentro de um bolo chinês em formato de meia lua.

Esses bolos, que lembravam os biscoitos da sorte, permitiram que os chineses compartilhassem informações e eventualmente expulsassem os mongóis do território. Dizem que isso contribuiu para a formação da dinastia Ming.

Teoria americana

Mas uma teoria americana revela que os biscoitos da sorte não nasceram na China, mas sim nos Estados Unidos. O petisco teria surgido na cidade de San Francisco, no final do século XIX ou início do século XX.

Comerciantes americanos, inspirados pela cultura chinesa, começaram a criar esses biscoitos com mensagens dentro, como uma forma de agradar os clientes e adicionar um toque exótico aos restaurantes orientais. Logo os biscoitos da sorte ficaram populares nos EUA e, posteriormente, em todo o Ocidente.

Origem Japonesa

Mas conta a história, que no século 19, alguns comerciantes japoneses começaram a vender um biscoito da sorte chamado “omikuji senbei” ou “tsujiura suzu” em uma pequena região da cidade de Kyoto, no Japão, conhecida como Fukakusa. Ele era produzido pela padaria Sohonke Hogyukudo perto do famoso templo Fushimi Inari.

As mensagens dentro desses biscoitos têm relação direta com as presentes nos templos budistas japoneses, e eles eram considerados uma especialidade regional.

Leia também | Conheça os hábitos que podem diminuir sua expectativa de vida

Algumas mensagens já encontradas dentro do biscoito da sorte

“A vida trará coisas boas se tiver paciência.”

“Demonstre amor e alegria em todas as oportunidades e verá que a paz nasce dentro de você.”

“Não compense na ira o que lhe falta na razão.”

“Defeitos e virtudes são apenas dois lados da mesma moeda.”

“A juventude não é uma época da vida, é um estado de espírito.”

Comentários estão fechados.