Um dos grandes problemas do Brasil tem sido o desperdício de água. O Instituto Trata Brasil realizou um estudo inédito que afirma que quase 40% da água potável que é captada no país simplesmente não chega ao seu destino final: as residências dos brasileiros.
O estudo também mostrou que a quantidade de água desperdiçada seria suficiente para abastecer mais de 63 milhões de brasileiros em um ano. Também apontou que a água potável perdida em diversas operações, abasteceria toda população do Rio Grande do Sul, 10,6 milhões de pessoas, por no mínimo 5 anos.
“Estudo de Perdas de Água 2024 (SNIS, 2022): Desafios na Eficiência do Saneamento Básico no Brasil“, relata que as maiores perdas estão nas regiões Norte (com 55,2% de desperdício) e no Nordeste (com 45,7%). Também mostrou que 15 estados brasileiros têm um desperdício de água maior do que a média nacional.
Algumas destas cidades se destacam de forma negativa, como Porto Velho (RO), Macapá (AP) e Manaus (AM), enquanto outras, como Santos (SP) e Limeira (SP), mostram um desempenho melhor na redução de perdas.
No ranking de desperdício, segundo o estudo, se destacam os seguintes estados:
Mesmo assim, ambos os estados ainda estão acima do ideal estipulado pelo SNIS. Um dos motivos para o desperdício de água são vazamentos, erros de medição ou consumos irregulares.
Especialistas dizem que é impossível zerar o desperdício, mas é possível otimizar o processo com a adoção de tecnologias mais avançadas, por exemplo.
Leia também | Você sabia que o Brasil tem quatro fusos horários?
Várias causas estão ligadas ao desperdício de água no Brasil. O problema vem se tornando muito sério. A população, muitas vezes, utiliza mais água do que realmente precisa. Seja em atividades domésticas, industriais ou agrícolas, o volume de água utilizado pode ultrapassar o necessário.
Outro motivo está na infraestrutura, em que muitas redes de abastecimento urbano, industrial e doméstico enfrentam desafios como tubulações danificadas, infraestrutura envelhecida e acidentes ao longo do transporte da água podem levar a perdas significativas.
Estima-se que 40,1% da água tratada no Brasil, seja perdida durante a distribuição. Isso significa que uma parcela significativa da água não chega aos consumidores, resultando em problemas de abastecimento, racionamento e aumento nas tarifas.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…