O mundo vai se transformando a cada década, a cada mês, a cada dia. O mundo vai mudando e a forma como as crianças brincam também vai ganhando novas formas, mas sempre vão ser brincadeiras super animadas.
No início dos anos 2000, as crianças começavam a descobrir a tecnologia digital, o modo de brincar ganhava outras formas. Embora os brinquedos antigos ainda tivessem uma importância na vida delas.
Neste texto vamos lembrar os brinquedos que conquistaram as crianças no começo dos anos 2000.
Discman é um leitor de CDs portátil, bastante conhecido pela sua praticidade. Possibilitando que fosse possível ouvir músicas em casa, na rua, onde estivéssemos.
A pioneira nesse formato de aparelho foi a Sony, com a estréia do seu D-50, entrando no mercado para substituir o walkman. Posteriormente, nesse ramo, chegaria a vez da entrada de sua antiga parceira Philips, em 1986, com seu CD-10. Eles deixaram de ser fabricados no início da década de 2010 quando perderam popularidade.
Toda a criança queria ter um celular da Siemens da Xuxa (A40) ou da dupla musical Sandy e Júnior (A52). Os aparelhos, que atualmente são vistos como “tijolões”, eram os mais populares no início dos anos 2000.
Mas o modelo da Xuxa tinha uma novidade. Apresentava uma caixinha estilizada. Ela continha “adesivos” que podiam ser trocados da parte frontal do celular. Assim, o aparelho ficava personalizado do jeito que a criança desejasse. Os display em sua parte frontal tinha botões numéricos e de menu.
O Tamagotchi é um brinquedo eletrônico que permite criar e cuidar de um animal de estimação virtual. Ele se tornou uma verdadeira febre entre crianças e adultos. Ele tinha opções com bichinhos e cores diferentes, como o popular dinossauro, com modelo em vermelho, gatos e até personagens animados.
A tarefa da criança era cuidar das necessidades diárias do seu amigo virtual, dando banho, alimentação, brincadeiras e carinho. Naquela época, para o brinquedo funcionar precisava de bateria, que durava meses.
O Game Boy é o segundo portátil da Nintendo, criado após a linha Game & Watch lançada em 1980. A diferença é que o Game Boy rodava diferentes games bastando apenas trocar os cartuchos inseridos.
Seus principais concorrentes eram o Game Gear da Sega, o Lynx da Atari e o TurboExpress, contudo teve uma aceitação muito maior que a dos concorrentes. Ele funcionava com joguinhos em 2D e Atari em pequenas fitas, e mais tarde ganhou versões com tela colorida e recursos mais avançados.
O iPod shuffle foi um leitor de música da série iPod lançado pela Apple Inc.. Ao invés de armazenar os dados em um disco rígido, foi o primeiro iPod a usar uma memória flash. Não possui tela e por isso possui opções limitadas para a navegação entre as faixas das canções: os usuários podem executá-las na ordem definida no iTunes ou em uma ordem aleatória (shuffled, em inglês).
Eles armazenavam músicas digitais, sem precisar de internet.
Nos anos 2000, antes da era das selfies, as fotos eram capturadas em câmeras analógicas. Para agradar as crianças, algumas marcas fabricavam câmeras fotográficas infantis com designs coloridos e mais básicos. Esses modelos funcionavam com filmes de rolo, que podiam ser comprados pelo número de “poses”.
Haviam modelos da Disney, com seus personagens populares e também o da Xuxa, que eram da cor rosa.
Os Power Rangers, com sua mistura única de ação, aventura e fantasia, não eram apenas personagens de uma série de televisão; eram também protagonistas de uma linha de brinquedos. Toda criança sonhava em ter a coleção dos Power Rangers.
O Pega Peixe infantil, foi criado para desenvolver habilidades motoras finas, coordenação mão-olho e concentração. Elas podiam pescar os peixes coloridos que vinham junto com o brinquedo, aumentando a diversão e o desafio do jogo.
Geralmente o brinquedo envolvia uma pequena “piscina” com peixes de plástico e uma vara de pescar magnética.
Este jogo de tabuleiro tornou-se um grande clássico. Muitos adultos lembram do seu tempo criança e como brincavam com ele. A criança tinha que evitar que o pirata saltasse do barril, e para alcançar esse objetivo, os jogadores inseriam espadas em determinados buracos, na esperança de não acionar a mola que faria o pirata dar um pulo surpreendente.
Leia também | 10 animais mais perigosos do mundo
No início dos anos 2000, toda menina queria ter uma Fofolete, uma boneca que começou a fazer sucesso nos anos 80 e se estendeu aos anos 2000. A Fofolete chegou ao Brasil por da Trol e depois pela fábrica de brinquedos Estrela.
Ela era pequenininha, cabendo dentro de uma “caixa de fósforos”. Mais de 12 milhões de bonequinhas foram vendidas, tornando-a um verdadeiro fenômeno. Elas vinham em diferentes cores, como rosa, roxo, amarelo, laranja, verde e vermelho.
Será que pessoas muito inteligentes têm comportamentos diferentes dos nossos? Será que eles tem um…
Ter o nome sujo em instituições financeiras pode ser uma verdadeira aventura para conseguir um…
Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…