Estamos próximos Halloween e para comemorar a data, que tal lembrarmos dos filmes clássicos de terror dos anos 80/90? Muitos desses filmes ainda fazem parte do imaginário de muitos fãs.
Quando falamos em filmes de terror, muita gente lembra de “A Volta dos Mortos Vivos”, “A Casa do Espanto”, “A Coisa”, entre outros. Confira agora 10 clássicos dos anos 80 e 90 que fizeram muita gente se assustar diante da TV.
“Alligator – O Jacaré Assassino” é um filme de terror de 1980, co-escrito por John Sayles e Frank Ray Perilli, e dirigido por Lewis Teague. Repetido dezenas de vezes pelo SBT.
O filme se baseia em uma lenda urbana muito difundida nas décadas de 1970 e 1980, de que os esgotos das grandes cidades dos Estados Unidos seriam infestados de jacarés-americanos que, comprados como animais de estimação, foram jogados nos vasos sanitários quando começaram a crescer.
Uma adolescente chamada Marisa Kendall compra um bebê de jacaré-americano, durante férias com sua família na Flórida. Depois que a família volta para casa em Chicago, seu pai descobre e querendo se livrar do problema de criar um jacaré, joga o filhote na privada, não imaginando que o réptil se transformaria em um monstro gigantesco.
No elenco estão:
“A Volta dos Mortos Vivos” foi um dos filmes inéditos da Globo, exibido em 1985. Em um armazém de suprimentos médicos, Frank mostra ao novo funcionário Freddy alguns recipientes do exército que contêm um experimento secreto.
No local, os dois libertam acidentalmente um gás que reanimam cadáveres, transformando-os em zumbis devoradores de carne humana. À medida que a epidemia se espalha e as criaturas satisfazem sua fome de maneiras sangrentas e bizarras, Frank e Freddy lutam para sobreviver com a ajuda de seu chefe e um agente funerário.
No elenco do filme estão:
“A Casa do Espanto” foi outro filme de terror que brilhou na tela da Globo. O escritor de histórias de horror Roger Cobb (William Kant) está em sérias dificuldades após o desaparecimento do seu filho Jimmy (Mark Silver) e o suicídio de sua tia Elizabeth (Susan French).
Pretendendo descansar e escrever um novo livro, Roger decide passar as férias na casa que sua tia deixou de herança e na qual passou sua infância, lá estranhos acontecimentos fazem com que Roger enfrente os fantasmas de seu passado.
O filme foi produzido em 1986 e é do comédia de terror, dirigido por Steve Miner e produzido por Sean S. Cunningham e Roger Corman.
Muitos jovens dos 80 vão lembrar de um filme exibido pela Globo que marcou a vida de muita gente. Em 1985, a emissora da família Marinho exibia a trama de terror “A Hora do Lobisomem”.
Marty, um jovem paraplégico, e sua irmã mais velha Jane Coslaw, moram com seus pais Nan e Bob em uma pequena cidade rural chamada Tarker’s Mills. A relação tensa entre os irmãos muda quando a cidade é mergulhada em uma série de assassinatos inexplicáveis.
O xerife inicia uma investigação e medidas de segurança extremas na cidade, mas isso não impede que mortes estranhas ocorram. Marty sabe que o culpado por trás dos assassinatos é um lobisomem, mas ninguém acredita nele. No entanto, sua convicção é tal que, com a ajuda de sua irmã, parte para caçar o monstro.
No elenco estão: Gary Busey, Corey Haim, Everett McGill e Megan Follows.
“A Coisa” é considerado um filme trash. Porém, muita gente assistiu o longa exibido pelo SBT nos anos 80. David Rutherford (Michael Moriarty) é um espião industrial que foi contratado por executivos da concorrência para descobrir a receita de um produto chamado Coisa, um iogurte com marshmallow que é um tremendo sucesso comercial.
As pessoas começam a ficarem viciadas no produto, o que chama a atenção da concorrência que começa a ficar interessada na fórmula secreta do iogurte com marshmallow.
Com a ajuda de Nicole (Andrea Marcovicci), a designer responsável pela campanha de divulgação da Coisa, e de Jason (Scott Bloom), um garoto que se recusa a comê-la apesar de toda a família adorar o produto, David tenta provar que a Coisa na verdade é um ser extraterrestre, que deseja se apossar da mente dos humanos para dominar o planeta.
Em 1986, a Globo exibiu um filme de terror que teve uma das melhores audiências da emissora.
“A Morte Pede Carona” é um filme que gira em torno do pior caronista do mundo: John Ryder, um sujeito que parece ter saído diretamente do inferno.
Um jovem, Jim Halsey (C. Thomas Howell), está levando um carro para a Califórnia. No caminho ele dá carona a um psicopata, John Ryder (Rutger Hauer), que mata todos os motoristas que lhe dão carona. Entretanto, Jim consegue escapar mas o louco assassino começa a persegui-lo de maneira implacável. Para piorar as coisas, a polícia pensa que Jim é o autor das mortes.
A Rede Globo foi a rainha dos filmes de terror na década de 80. Em 1986, a emissora exibiu um filme que se tornou o queridinho dos adolescentes da época. “A Noite dos Arrepios”, fez a turma da época vibrar diante da TV.
Johnny e sua namorada Palm estão fazendo sexo quando ele é distraído pela intensidade de uma luz misteriosa. Johnny deixa Pam para investigar o estranho fenômeno e nunca mais volta para seus braços.
Uma arma biológica fabricada por alienígenas cai propositalmente de uma nave espacial e vem parar na Terra, transformando quem chega perto em zumbis.
No elenco estão:
“O Rock do Dia das Bruxas” é um filme de terror repetido várias vezes na programação do SBT. O longa foi exibido pela primeira vez em 1986.
Um adolescente com obsessão por heavy metal e pelo seu ídolo, o falecido metaleiro Sammy Curr, envolve-se em situações sobrenaturais e estranhas ao tocar o último disco do músico ao contrário, trazendo-o de volta ao inferno.
O filme tem participações especiais de Ozzy Osbourne e Gene Simmons.
Os namorados adolescentes Mike Tobacco e Debbie Stone, que moram em uma pacata cidade. Em uma noite, eles são surpreendidos por um imenso circo voador tendo palhaços como tripulantes vindo do espaço sideral, que passam a aterrorizar toda a vizinhança com sua violência.
No elenco estão:
Leia também | Dipirona: por que o medicamento é proibido nos EUA?
A Bolha Assassina é um filme de 1988, na verdade um remake de uma produção da década de 1950. Em uma cidade da Califórnia, estudantes descobrem uma estranha substância gelatinosa que derrete a carne humana. A substância começa a crescer descontroladamente atacando alguns moradores, até que uma equipe do exército é enviada para detê-la.
No elenco estão: Kevin Dillon, Shawnee Smith, Donovan Leitch, Jeffrey DeMunn e Paul McCrane.
Será que pessoas muito inteligentes têm comportamentos diferentes dos nossos? Será que eles tem um…
Ter o nome sujo em instituições financeiras pode ser uma verdadeira aventura para conseguir um…
Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…