10 coisas que estão completando 100 anos em 2024
O ano de 2024 vai ser super especial para algumas marcas, produtos e fatos históricos que completarão um século de existência
Nos últimos 100 anos a humanidade percorreu um longo caminho para chegar onde estamos. Agora em 2024, grandes criações, eventos e marcas completam seus 100 anos, ou seja, muita coisa que faz parte da nossa vida já está completando um século.
Para muitas pessoas o ano de 2024 será apenas um ano comum como qualquer outro, mas pode ter certeza que, para quem se comemora um século, este será um ano absolutamente especial. Pensando nisso, nós decidimos criar uma lista com 10 coisas que vão completar 100 nos agora em 2024. Confira!
1. Lenços de papel
No início da década de 1920, a venda de absorventes íntimos era um desafio, principalmente devido ao constrangimento das mulheres em comprá-los de vendedores masculinos. Diante desse cenário, a empresa buscava outras utilidades para o material e, após experimentos, lançou, em 1924, o lenço de papel Kleenex, feito a partir da polpa de celulose a ferro, resultando em um tecido macio e absorvente.
2. Band-Aid
Os primeiros Band-Aids surgiram em 1921 como longas tiras cortadas em bandagens menores. Em 1924, a Johnson & Johnson lançou os primeiros Band-Aids produzidos em massa e prontos para uso em embalagens individuais, facilitando seu acesso e aplicação.
3. Sal de cozinha iodado
O sal iodado foi introduzido em supermercados em 1924, inicialmente em Michigan, EUA, para combater a deficiência de iodo na região. Atualmente, esse componente essencial para a produção de hormônios tiroideanos é adicionado ao sal em cerca de 120 países.
4. Primeiras Olimpíadas de Inverno
Em 1924, os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno atraíram cerca de 10.000 espectadores, marcando o início de uma tradição esportiva que continua até os dias atuais.
5. Picolés
Frank Epperson, aos 11 anos, acidentalmente inventou o picolé em 1905, patenteando sua criação como “Epsicle” em 1924, sendo posteriormente chamado de “Popsicle” (picolé).
6. Método de congelamento rápido
Inspirado pelas práticas dos Inuit no Canadá, Clarence Birdseye patenteou, em 1924, um processo de congelamento rápido que preservava o sabor e a textura de alimentos, revolucionando a indústria alimentícia.
7. Fundação da MGM Studios
Em 17 de abril de 1924, Louis B. Mayer fundou a MGM Studios, que se tornou uma potência cinematográfica, produzindo filmes icônicos e, em 2021, sendo adquirida pela Amazon por US$ 8,5 bilhões.
8. Revolta paulista
A Revolta Paulista de 1924 marcou um levante militar articulado por jovens oficiais do Exército vinculados ao movimento do Tenentismo. O propósito dos rebeldes era depor o governo de Artur Bernardes, expressando insatisfação com as decisões tomadas pelos líderes civis na condução da república brasileira.
Este episódio rebelde sucedeu dois anos após o movimento tenentista no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, que foi reprimido pelo governo federal. Em São Paulo, os insurgentes, derrotados em confronto com as tropas governamentais, se uniram sob a liderança do tenente Luís Carlos Prestes, dando origem à Coluna Prestes. Esta expedição percorreu o interior do Brasil, denunciando as irregularidades da República Velha.
9. Hamburguer com queijo (Cheeseburger)
Em 1924, Lionel Sternberger, aos 16 anos e trabalhando na lanchonete do pai em Pasadena, EUA, adicionou uma fatia de queijo sobre o hambúrguer, criando o cheeseburger, que se tornaria uma iguaria popular em todo o mundo.
10. Televisão para todos
Apesar de a televisão ter sido apresentada oficialmente em 1926, o engenheiro escocês John Baird transmitiu, pela primeira vez em fevereiro de 1924 imagens rudimentares, tornando possível a concepção de um sistema de televisão viável.
Comentários estão fechados.