Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

10 coisas que são gatilhos para a ansiedade e você não sabia

Talvez você não perceba, mas existem algumas coisas que podem fazer parte do seu dia e servem de gatilho para a ansiedade

Em um mundo de ritmo acelerado e incertezas que batem à porta, a ansiedade se entrelaça sutilmente à trama do nosso dia a dia. Não é estranho sentir o coração apertar diante do labirinto de contas e dívidas, do carrossel de emoções que as relações humanas nos reservam, da perda dolorida que nos deixa um vazio no peito, dos projetos profissionais que parecem montanhas a escalar ou da plateia que espera cada palavra nossa em um discurso. Essas são algumas das muitas faces da ansiedade, um espectro comum na vida de tantos.

Contudo, existe uma linha tênue entre o sentir passageiro da ansiedade, que nos alerta e prepara para os desafios, e aquele temor que se infiltra em cada momento, transformando o ordinário em um campo minado de preocupações. Este último pode ser o sinal de um transtorno de ansiedade, uma realidade bem mais comum do que se imagina, afetando cerca de 9% de pessoas no Brasil — tornando nosso país o país com maior número de pessoas ansiosas no mundo.

Diferentemente da ansiedade episódica, provocada por eventos pontuais e significativos, os transtornos de ansiedade são acionados por uma variedade de gatilhos, muitas vezes insuspeitos, que intensificam as sensações de inquietude a patamares que não podemos ignorar. Conheça, a seguir, dez elementos surpreendentes que podem ser potenciais disparadores dessa condição tão desafiadora.

1. Cafeína

A cafeína é parte da rotina diária de muitas pessoas, seja em uma xícara de café, em bebidas energéticas ou em refrigerantes. Apesar de proporcionar uma sensação de alerta, não se pode esquecer que a cafeína é um estimulante e, como tal, pode elevar a pressão arterial.

Além disso, pode intensificar a produção corporal de hormônios associados à resposta de “luta ou fuga”, incluindo cortisol e epinefrina. Se você se sentir inquieto ou nervoso após consumir cafeína, talvez seja o momento de reavaliar e reduzir seu consumo ou mesmo eliminá-la de sua dieta.

2. Medicamentos de Venda Livre e Suplementos

Falando em estimulantes, uma variedade de medicamentos vendidos sem prescrição pode contê-los. Isso inclui desde descongestionantes e xaropes para tosse até medicamentos para dor de cabeça e enxaqueca. Muitos suplementos voltados para a perda de peso também possuem níveis elevados de cafeína ou outros estimulantes.

Algumas pessoas sentem desconforto com determinados suplementos herbais, como a Erva de São João e o ginseng. É importante estar atento às reações do seu corpo a essas substâncias se você lida com ansiedade.

3. Medicamentos Prescritos

Certos medicamentos prescritos também podem provocar sensações de inquietação ou ansiedade. Se o seu médico prescrever um medicamento específico, não hesite em perguntar sobre os efeitos colaterais. Pode haver outras opções de medicação ou tratamento disponíveis.

Leia também | 10 técnicas de respiração para aliviar a ansiedade e o estresse

4. Refeições Perdidas

Está se sentindo agitado no trabalho ou tentando acompanhar a agenda cheia dos seus filhos? Nessas situações, pode-se acabar pulando refeições ou até mesmo perdendo o apetite por causa do estresse. No entanto, não reservar um tempo para comer pode ser prejudicial ao seu bem-estar.

A ausência de refeições regulares pode fazer com que os níveis de açúcar no sangue caiam, levando a sentimentos de ansiedade, irritabilidade, tontura e/ou fraqueza. Não deixe que a sensação de fome intensifique sua ansiedade.

5. Excesso de Açúcar

Quando for comer, tente optar por uma refeição equilibrada e saudável. Com uma dieta nutritiva, seu corpo funciona melhor. Consumir quantidades excessivas de açúcar pode deixá-lo com uma sensação desagradável. A euforia momentânea causada pelo “pico de açúcar” não compensa a ansiedade que pode vir a seguir.

6. Aditivos Alimentares

Permanecendo no tópico da nutrição, vale a pena verificar a presença de aditivos nos alimentos que você consome. Existem estudos que indicam que certos aditivos alimentares podem potencialmente provocar comportamentos ansiosos. Os efeitos podem estar relacionados à inflamação causada por esses ingredientes.

7. Desidratação

Assim como você precisa de comida saudável para manter seu corpo nutrido e funcionando corretamente, você também precisa de água. Sem ela em quantidade suficiente, você pode começar a se sentir tenso, fatigado e confuso. Evitar a desidratação é fundamental para afastar a ansiedade indesejada.

8. Drogas e Álcool

O abuso de substâncias é prejudicial à sua saúde de várias maneiras, como é sabido. Um dos efeitos do uso indevido de drogas e álcool no corpo é desencadear ansiedade. Infelizmente, muitas pessoas acreditam que essas substâncias farão sua ansiedade desaparecer.

Ao contrário dessa ideia, geralmente a situação pode piorar. Se você está preso em um ciclo vicioso de abuso de substâncias ou tendências aditivas, saiba que não está sozinho. Procure os serviços de saúde mental locais ou encontre opções de tratamento online.

9. Problemas de Sono

Quando se trata de ansiedade e distúrbios do sono, é difícil dizer o que vem primeiro. Enquanto a ansiedade pode causar problemas de sono, o contrário também é verdadeiro: problemas persistentes para dormir podem começar a gerar ansiedade. Muitas das sugestões para reduzir a ansiedade (meditar, fazer exercícios, etc.) também são recomendadas para pessoas que sofrem de distúrbios do sono.

10. Gatilhos Pessoais

A ansiedade pode ser desencadeada por algo que é único para você e suas experiências de vida pessoais. Se você teve uma experiência ruim com uma certa pessoa, lugar, objeto ou ação no passado, confrontar ou ser apresentado novamente a essa mesma coisa agora pode levar a sentimentos ansiosos.

Isso pode ser um sinal de que você tem transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), em que lembranças de um evento particularmente traumático podem causar medo intenso, estresse ou pânico. Se isso acontece com você, é importante falar com um profissional de saúde mental para obter a ajuda necessária.

É importante notar que, embora você possa experimentar ansiedade como resultado de um desses gatilhos, isso não indica que você tem um transtorno de ansiedade. No entanto, se a ansiedade é um problema persistente em sua vida, considere falar com um profissional de saúde mental. Se você for diagnosticado com um transtorno de ansiedade, existem inúmeras opções de tratamento disponíveis, incluindo terapias alternativas como Infusões de Cetamina.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.