Todo final de ano o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do MEC, realiza um levantamento para identificar quais são os cursos de nível superior que tiveram o maior número de matrículas do Brasil, ou seja, os cursos de ensino superior mais procurados.
O levantamento nos ajuda a entender quais são os cursos que tem atraído mais estudantes, e consequentemente nos ajudam a compreender um movimento do mercado e de influências externas que levam os alunos a procurarem por determinados cursos.
Um fato interessante é que os cursos mais procurados tendem a ser os mesmos quando se compara os últimos censos, mas, frequentemente as posições no ranking geral acaba sendo invertida, um ano um curso é aquele com mais matriculas, em outro ano ele pode ser o quarto, e assim por diante.
Como o censo é divulgado apenas no final do ano, ainda não temos os dados gerais de 2023, para isso, utilizaremos os dados divulgados no final do ano, passado que diz respeito ao ano letivo de 2022, e faremos uma comparação com os dados publicados em 2022, referentes a 2021, para entendermos as diferenças.
Leia também | 10 faculdades com a maior taxa de empregabilidade do Brasil
A seguir, vamos compreender quais são os cursos de graduação que estão tendo maior número de matrículas no Brasil nos últimos anos. Lembrando que os números são totais referentes a educação presencial e a distância (EaD). Confira:
Cursos com maior número de matrículas em 2022
Cursos com maior número de matrículas em 2021
Como podemos ver, apesar de terem alguns cursos devidamente estabelecidos entre os mais procurados, existem outros que acabam aparecendo e se modificando ano após anos, deixando claro que, existem percepções diferentes a cada ano, que levam estudantes a escolherem cursos diferentes.
Além disso, variações nas ofertas de cursos, demandas do mercado de trabalho, percepções públicas, tendências sociais, e até mesmos as políticas educacionais e incentivos são fatores que acabam impactando e mudando a escolha profissional dos jovens brasileiros.
Para que seja possível identificar com precisão o porquê dessa volatilidade com relação aos cursos mais procurados, é preciso analisar outros dados importantes, como os dados regionais, políticas educacionais, relatórios de empregabilidade entre os graduados, assim como outras informações que exemplifiquem o contexto social que podem impactar na tomada de decisão dos estudantes.
No Brasil, acreditamos que cada cidade possui um nome diferente do outro, certo? Mas e…
Os Microempreendedores Individuais (MEI) como todo empresário precisa enfrentar os problemas diários da economia. O…
Não é segredo para ninguém que os empregos de TI estejam cotados entre aqueles que…
Muitos aposentados e pensionistas estão sofrendo com descontos realizados em seus pagamentos. De acordo com…
Existem mentiras que eram contadas para os brasileiros mais jovens de todo Brasil e muitas…
Os ditados populares estão presentes na vida de todos os brasileiros, eles são algumas pequenas…