Se tem um assunto que deixa muita gente tensa é a escolha de qual carreira seguir, qual curso superior fazer. Afinal, não basta ser algo que se gosta, mas é preciso analisar vários outros fatores como possibilidade de crescimento, mercado de trabalho, salário entre outras.
Para tentar ajudar você com sua escolha, essa semana nós já trouxemos os 10 cursos de nível superior que as pessoas MAIS se arrependem de terem feito. No entanto, hoje nós traremos o lado oposto, ou seja, os 10 cursos de nível superior que as pessoas MENOS se arrependem de terem feito.
Não que essa informação deva ser um fator determinante para que você escolha sua profissão, mas é bom a gente analisar quem já vive nessas áreas para entender qual é o grau de insatisfação com o curso escolhido.
Existem muitos cursos pelos quais os graduados têm menos arrependimentos. Segundo a pesquisa realizada pela ZipRecruiter, os recém-formados que ingressam no mercado de trabalho com boas perspectivas de carreira e salários iniciais atrativos estão mais satisfeitos com suas escolhas.
Alguns dos cursos com menor índice de arrependimento foram engenharia, enfermagem, administração, criminologia e finanças. Os formados nessas graduações relataram sentir-se confiantes e satisfeitos com suas decisões.
Confira a seguir a lista com os 10 cursos que as pessoas menos se arrependem de ter feito e quantos por cento dessas pessoas não se arrependem da escolha que fizeram:
Escolher o curso de nível superior certo é uma decisão importante que pode impactar diretamente o nosso futuro profissional e pessoal. Para ajudar nessa escolha, aqui estão três dicas valiosas:
Autoconhecimento
Antes de tomar qualquer decisão, reserve um tempo para se autoconhecer. Faça uma reflexão sobre seus interesses, habilidades, paixões e valores. Pergunte a si mesmo o que realmente o motiva e quais atividades você gostaria de realizar diariamente no ambiente de trabalho.
Identificar suas preferências e aptidões irá direcioná-lo a cursos que estejam alinhados com seus objetivos e potencialidades.
Pesquisa sobre os cursos
Invista tempo em pesquisar sobre os cursos de seu interesse. Descubra quais são as disciplinas que você estudaria, as áreas de atuação profissional, as oportunidades de carreira e as médias salariais.
Converse com profissionais que atuam na área e busque informações em sites de instituições de ensino. Quanto mais informações você reunir, melhor embasada será sua decisão.
Mercado de trabalho
Analise a demanda e a perspectiva de empregabilidade para os cursos que está considerando. Algumas carreiras podem estar mais saturadas, enquanto outras têm uma demanda crescente no mercado.
Procure áreas que estejam em ascensão e que ofereçam boas oportunidades de trabalho no futuro. Além disso, fique atento a possíveis parcerias entre a universidade e o mercado, pois isso pode facilitar sua inserção profissional após a formação.
Lembre-se de que a escolha do curso de nível superior é um processo individual e que não há uma resposta certa ou errada. Busque orientação com pessoas de confiança, como familiares, professores ou orientadores vocacionais, e lembre-se de que é normal sentir-se um pouco indeciso.
O importante é dedicar-se à pesquisa e à reflexão para decidir de maneira consciente e alinhada com suas aspirações e talentos.
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…