Ingressar em uma faculdade é uma etapa muito importante na vida dos jovens e adultos, afinal de contas, é o momento de decidir a profissão que irá se seguir ao longo da vida. Por ser uma decisão extremamente importante, acaba tendo um peso muito grande para as pessoas, especialmente para aquelas que estão em dúvida.
Quando falamos em um curso universitário, temos aqueles que já tem a certeza daquilo que querem fazer, da mesma forma que temos outro grupo de pessoas que simplesmente não fazem ideia do que fazer, afinal, pode até gostar de uma coisa ou outra de cada área, mas nada que os satisfaça.
Se você é uma dessas pessoas, é importante lembrar que, muito além do curso a ser feito, existe uma profissão para ser concluída após a formatura, profissão essa, onde existem pessoas satisfeitas com suas escolhas profissionais, da mesma forma que existem outras completamente insatisfeitas com suas decisões.
Caso você esteja avaliando qual seria uma boa faculdade para se fazer, nós vamos utilizar um estudo muito interessante realizado pela ZipRecruiter, que identificou quais são os cursos universitários com a maior taxa de satisfação entre os profissionais formados que já trabalham na área.
Isso porque, descobrir quais são as áreas em que as pessoas estão mais satisfeitas com sua escolha, pode ser uma ideia super interessante de ponto a se avaliar na hora de escolher qual curso você vai fazer.
Leia também | 7 faculdades que tem feito mais milionários no Brasil e no mundo
Com base no levantamento da ZipRecruiter, as profissões com maiores índices de realização, está diretamente atreladas as áreas em que os profissionais encontram mais oportunidades de emprego, bons salários e perspectivas de crescimento profissional.
Da mesma forma, as áreas com menos oportunidades de emprego, baixas perspectivas de crescimento, e salários mais baixos, tendem a ter profissionais menos realizados em suas carreiras. Sendo assim, com base no estudo, as profissões que hoje são listadas com aquelas mais realizadas são:
Um estudo realizado pela Boston Consulting Group, identificou o que deixa os profissionais mais felizes ao longo de sua carreira. Dentre os itens considerados importantes, os considerados prioritários pela maioria dos profissionais são: reconhecimento profissional, desenvolvimento de carreira, bom ambiente de trabalho, aprendizado contínuo.
Esses fatores, quando associados à conquista de bons resultados com o seu engajamento, além da escolha certeira sobre o curso pelo qual o profissional optou tende a aumentar significativamente a felicidade no trabalho e o sentimento de realização que está cada vez mais escasso no mercado.
Dessa forma, quando se opta por um curso de nível superior, é preciso ir muito além da vocação por determinada área, haja visto que, profissionais menos valorizados e com menos perspectivas, mesmo que tenham vocação, podem se tornar infelizes com a escolha que fizeram.
Assim como em qualquer outra questão, é fundamental que haja equilíbrio entre o lado racional e emocional na escolha de uma graduação, para garantir que o seu futuro profissional seja mais estável e você possa se sentir realizado com suas decisões.
Ter o nome sujo em instituições financeiras pode ser uma verdadeira aventura para conseguir um…
Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…