O uso prolongado do cigarro se tornou algo comum entre as pessoas, porém, muitos esquecem que esse hábito pode causar diversas doenças em diferentes partes do seu corpo.
O tabagismo já foi mais aceito pela sociedade, antigamente eram normais as propagandas de cigarro na televisão e em revistas, entretanto, isso mudou. Hoje em dia não existem mais propagandas e todo cigarro deve colocar uma imagem na parte traseira da embalagem para alertar os fumantes sobre os riscos do tabagismo.
Antes era permitido fumar em locais fechados, mas isso também mudou e o número de fumantes diminuiu muito, mas ainda existem milhões de fumantes que não estão cuidando corretamente da sua saúde.
10 doenças causadas pelo uso prolongado do cigarro
- Doenças cardiovasculares: Fumar aumenta o risco de doenças cardíacas, como infarto e AVC, devido ao estreitamento das artérias e ao aumento da pressão sanguínea.
- Bronquite crônica: Fumantes crônicos podem desenvolver inflamação persistente nos brônquios, levando a tosse e produção excessiva de muco.
- Enfisema pulmonar: O tabagismo danifica os alvéolos dos pulmões, dificultando a respiração e levando a uma condição conhecida como enfisema.
- Câncer de boca e garganta: Algumas das doenças mais comuns para quem faz o uso prolongado do cigarro são o câncer de boca e o de garganta. As substâncias químicas presentes no cigarro podem causar mutações nas células da boca e da garganta, resultando em câncer.
- Câncer de esôfago: Quem fuma por muitos anos acaba aumentando o risco de desenvolver câncer no esôfago devido à exposição às substâncias carcinogênicas do cigarro.
Leia+: Os 10 cigarros mais caros do mundo
- Câncer de pâncreas: O uso prolongado do cigarro pode prejudicar diversos órgãos, um deles é o pâncreas. Fumar pode prejudicar as células do pâncreas, aumentando a probabilidade de desenvolver câncer nesse órgão.
- Câncer de bexiga: As toxinas do cigarro são filtradas pelos rins e podem se concentrar na bexiga, aumentando o risco de desenvolver câncer.
- Doenças respiratórias em crianças: Crianças expostas à fumaça do cigarro têm maior chance de desenvolver asma, bronquite e outras doenças respiratórias.
- Impotência sexual masculina: Um dos maiores medos entre os homens é a impotência sexual, e o cigarro pode causar isso. O tabagismo prejudica o fluxo sanguíneo para o pênis, afetando a ereção e contribuindo para a disfunção erétil.
- Câncer de pulmão. Uma das doenças mais tristes famosas causadas pelo uso prolongado do cigarro é o câncer de pulmão. O cigarro é o principal fator de risco para essa doença, causando mutações celulares que levam à formação de tumores nos pulmões.