Muito provavelmente, você deve saber que o salário dos trabalhadores, além de poder, variar de empresa para empresa, também pode variar de região para região, onde, em alguns locais, os salários tendem a ser maiores do que em outros, independente da função ser exatamente a mesma.
Mas, além de saber isso, você já se perguntou se na sua região, em especial no seu Estado, os trabalhadores recebem mais do que nos outros estados, se recebem na mesma média, ou ainda, se o seu estado é reconhecido como aquele que paga o pior salário aos trabalhadores?
Segundo uma pesquisa publicada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), as estimativas mostram que o rendimento médio dos brasileiros gira em torno de R$ 3.100, muito embora, uma parte considerável da população receba apenas um salário mínimo (cerca de 23,2 milhões de pessoas, segundo o IBGE).
Leia também | Conheça as 20 maiores e mais valiosas empresas do Brasil
Para identificar quais são os estados que pagam os melhores e piores salários aos trabalhadores brasileiros, vamos utilizar duas fontes de informação diferentes. A primeira delas é a da Catho que cita quais são os estados que garantem os melhores salários, já a segunda é do IBGE, que destaca quais são os piores salários. Confira!
Estados que pagam os melhores salários
A 63ª edição da pesquisa salarial da Catho, classificou que estes são os 10 estados brasileiros que pagam os melhores salários aos trabalhadores brasileiros e as médias salariais de cada estado:
Estados que pagam os piores salários do Brasil
Já com relação aos estados que pagam os piores salários do Brasil, os dados foram extraídos de uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Confira:
Para entender porque o salário pode variar de estado para estado é preciso analisar uma série de questões diferentes, desde o custo de vida, onde, estados como Rio de Janeiro e São Paulo, custa-se muito mais caro para viver, até mesmo outras questões importantes como o desenvolvimento econômico da região, oferta e demanda de trabalho entre outras questões.
Também é preciso levar em conta, outras questões importantes, como políticas e incentivos governamentais, que dizem respeito a incentivos fiscais, investimento em infraestrutura e políticas que atraiam mais empresas para os estados, o que consequentemente pode afetar as ofertas de emprego e remunerações da região.
Assim como o nível de educação e qualificação profissional que varia muito de estado para estado. Isso porque existem estados com maiores índices de escolaridade e qualificação profissional, o que tende a gerar maiores salários, e estados com menores índices de alfabetização e capacitação tendem a gerar salários mais baixos.
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…