Chamadas

10 filmes que mais traumatizaram crianças dos anos 90

Na década de 90, o cinema vivenciou uma era de ouro no entretenimento infantil e familiar, produzindo uma série de filmes que se tornaram icônicos e inesquecíveis para uma geração inteira.

No entanto, além das aventuras fascinantes e das histórias encantadoras, muitos desses filmes também carregavam elementos surpreendentemente intensos e, por vezes, perturbadores, deixando marcas profundas na memória emocional das crianças que os assistiram.

Estas obras, variando desde animações até ficção científica e fantasia, conseguiram equilibrar magia e encanto com temas mais sombrios e cenas impressionantes, criando experiências cinematográficas ricas e multifacetadas.

Neste artigo, revisitamos 10 filmes marcantes dos anos 90 que, apesar de serem amados e celebrados, também são lembrados por terem “traumatizado” parte de seu jovem público.

Mergulharemos nos mundos criados por esses filmes e explorar como eles influenciaram, encantaram e, em alguns casos, assustaram a geração dos anos 90.

Leia +: 10 piores filmes de todos os tempos

Convenção das Bruxas (1990)

Convenção das Bruxas / Imagem de DIvulgação

Este filme adaptado da obra de Roald Dahl apresentou uma visão aterradora das bruxas, longe das representações caricatas comuns em outras mídias.

As cenas de transformação de crianças em ratos foram particularmente impactantes, ensinando lições sobre bravura e a importância de ser astuto. O medo gerado pelas bruxas contrastava com a natureza fundamentalmente otimista da história.

O Rei Leão (1994)

Rei Leão / Imagem de Divulgação

Não foi apenas uma aventura animada na savana africana; ele explorou temas profundos como o ciclo da vida, traição, e a jornada para encontrar o próprio lugar no mundo.

A morte de Mufasa é uma das cenas mais emocionalmente carregadas em filmes infantis, introduzindo muitas crianças ao conceito de perda pela primeira vez.

Jurassic Park (1993)

Jurassic Park / Imagem de DIvulgação

Steven Spielberg trouxe os dinossauros à vida de uma maneira nunca antes vista, misturando fascínio e terror. As cenas de suspense, como a perseguição do T-Rex e os Velociraptores caçando, deixaram muitas crianças (e adultos) à beira de seus assentos.

Este filme foi um marco tanto em termos de efeitos visuais quanto em sua habilidade de contar uma história emocionante e assustadora.

E.T. – O Extraterrestre (1982)

E.T. – O Extraterrestre / Imagem de DIvulgação

Apesar de ter sido lançado nos anos 80, “E.T.” continuou a influenciar crianças na década de 90. A amizade entre Elliott e E.T. e a subsequente necessidade de dizer adeus tocou corações, mas algumas cenas, como a doença e o enfraquecimento de E.T., foram perturbadoras para o público mais jovem.

O Estranho Mundo de Jack (1993)

O Estranho Mundo de Jack / Imagem de DIvulgação

A mistura de Halloween e Natal ofereceu uma nova perspectiva sobre ambos os feriados. Enquanto encantava com sua estética única e músicas memoráveis, algumas cenas, especialmente as relacionadas aos “três pestinhas”, eram bastante sombrias e assustadoras para crianças mais sensíveis.

Matilda (1996)

Matilda / Imagem de Divulgação

Este filme adaptou a obra de Roald Dahl sobre uma menina extraordinária que luta contra adversidades. Enquanto a narrativa celebrava a independência e inteligência, também apresentava elementos de negligência e abuso infantil, com a Srta. Trunchbull sendo uma das vilãs mais intimidadoras do cinema infantil.

Leia +: 10 diagnósticos psiquiátricos dos maiores vilões de filmes de terror

Jumanji (1995)

Jumanji / Imagem de DIvulgação

Foi uma mistura única de aventura e terror, com um jogo mágico que trazia perigos reais ao mundo. As cenas de animais selvagens e desastres naturais causados pelo jogo foram particularmente intensas, oferecendo uma aventura emocionante, mas também momentos de genuíno medo.

Gremlins (1984)

Gremlins (1984) / Imagem de DIvulgação

Embora lançado nos anos 80, “Gremlins” permaneceu popular nos anos 90. A transformação dos adoráveis Mogwais em criaturas caóticas e destrutivas ofereceu uma mistura de comédia e terror, que era tanto fascinante quanto aterrorizante para os jovens espectadores.

James e o Pêssego Gigante (1996)

James e o Pêssego Gigante (1996) / Imagem de DIvulgação

Este filme combinou animação stop-motion com live-action para contar a história de um órfão que embarca em uma aventura surreal.

Apesar da natureza fantástica e imaginativa do filme, ele também abordava temas mais sérios como solidão e abuso.

Pequenos Guerreiros (1998)

Pequenos Guerreiros / Imagem de Divulgação

O filme apresentava brinquedos que ganhavam vida, mas de uma maneira mais sinistra do que em outras representações semelhantes.

As cenas de ação e os designs dos personagens eram emocionantes, mas as ideias de brinquedos agindo de maneira hostil e independente poderiam ser perturbadoras para o público mais jovem.

Vanessa

Publicitária com experiência em veículos de comunicação, é responsável por conteúdos, gerência, parcerias e mídias sociais.

Postagens recentes

6 hábitos e manias de pessoas muito inteligentes que você precisa saber

Será que pessoas muito inteligentes têm comportamentos diferentes dos nossos? Será que eles tem um…

46 minutos atrás

Como Conseguir Empréstimo com Nome Sujo?

Ter o nome sujo em instituições financeiras pode ser uma verdadeira aventura para conseguir um…

3 horas atrás

8 faculdades que oferecem cursos gratuitos para pessoas 60+

Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…

4 horas atrás

Quais são as cervejas preferidas dos brasileiros?

Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…

6 horas atrás

8 faculdades de 2 anos que pagam salários acima de R$ 3 mil

Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…

8 horas atrás

Conheça as 5 Piores profissões do Brasil

Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…

10 horas atrás