Chamadas

10 novelas que todo mundo amava nos anos 80

Se tem uma coisa que brasileiro ama é a famosa novela com capítulos diários. Tramas com suspense, amor, ódio e reviravoltas não podem faltar na sua telinha!

Uma das emissoras que mais produz novelas no país é a Rede Globo. Nenhuma outra conseguiu tirar o posto da Vênus Platinada. 

Existem histórias que ficaram na memória do público, algumas delas estão sendo possível assistir novamente pelo canal pago Viva ou pelo serviço de streaming Globoplay. 

1 – Roque Santeiro

Roque Santeiro / Globoplay

“Roque Santeiro” ficou marcada na história da Rede Globo. Em 1975 a trama iria para o ar, tendo no elenco Betty Faria e Lima Duarte. No entanto, naquele ano existia a censura. Na tarde do dia da estreia da novela, a Globo foi comunicada que não poderia exibir a história. No lugar da trama, a emissora repetiu a novela Selva de Pedra.

Dez anos depois, a Globo conseguiu colocar no ar “Roque Santeiro”, porém, houve uma mudança na atriz principal, saiu Betty Faria e entrou Regina Duarte.

A novela foi uma sátira à exploração política e comercial da fé popular, que marcou época apresentando uma cidade fictícia como um microcosmo do Brasil. 

A cidade é Asa Branca, onde os moradores vivem em função dos supostos milagres de Roque Santeiro (José Wilker), um coroinha e artesão de santos de barro que teria morrido como mártir ao defender a cidade do bandido Navalhada (Oswaldo Loureiro). 

O falso santo, porém, reaparece em carne e osso 17 anos depois, ameaçando o poder e a riqueza das autoridades locais. Entre os que se sentem ameaçados com a volta de Roque estão o conservador padre Hipólito (Paulo Gracindo), o prefeito Florindo Abelha (Ary Fontoura), o comerciante Zé das Medalhas (Armando Bógus) – principal explorador da imagem do santo – e o temido fazendeiro Sinhozinho Malta (Lima Duarte), amante da pretensa viúva do santo, a fogosa Porcina (Regina Duarte). 

Incentivada por Sinhozinho, Porcina – que sequer conhecia Roque – espalhou a mentira de que havia se casado com o santeiro, e acabou se transformando em patrimônio da cidade. Quando conhece Roque, apaixona-se de fato por ele, formando com Sinhozinho e o santo o principal triângulo amoroso da trama.

A novela foi escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva. Direção: Paulo Ubiratan, Jayme Monjardim, Gonzaga Blota e Marcos Paulo | Direção-geral: Paulo Ubiratan | Período de exibição: 24/06/1985 – 22/02/1986. A trama teve 209 capítulos.

2 – Vale Tudo

Vale tudo / Globoplay

Há 34 anos, o Brasil inteiro estava vidrado em frente à TV para descobrir um grande mistério: quem matou Odete Roitman (Beatriz Segall) em “Vale Tudo”? 

Você pode até não acreditar, mas 1989, o país parou literalmente para assistir os desfechos da trama de Gilberto Braga foi um fenômeno de audiência.

A novela girava em torno de Raquel Accioli (Regina Duarte) e de sua filha Maria de Fátima (Glória Pires), jovem inescrupulosa que vende a única propriedade da família e foge com o dinheiro para o Rio de Janeiro. 

Raquel vai atrás da filha e passa a vender sanduíches na praia. Enquanto a mãe batalha para sobreviver, Maria de Fátima se alia a César (Carlos Alberto Riccelli), um mau-caráter que a estimula a seduzir o milionário Afonso Roitman (Cássio Gabus Mendes).

No Rio de Janeiro, Raquel conhece o administrador de empresas Ivan Meirelles (Antonio Fagundes), por quem se apaixona. Ela também recebe ajuda do amigo Audálio (Pedro Paulo Rangel), conhecido como Poliana.

O milionário Afonso Roitman (Cássio Gabus Mendes) é namorado da jornalista Solange (Lídia Brondi), que acolheu Maria de Fátima quando esta chegou ao Rio, e filho da poderosa empresária Odete Roitman (Beatriz Segall), diretora da Companhia Aérea TCA. Odete também é mãe de Heleninha (Renata Sorrah), artista plástica frágil e insegura, que sofre com o alcoolismo. A rica executiva manipula a vida dos filhos e trata mal os empregados, além de se achar superior a todos.

A novela foi escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères. Com direção de Ricardo Waddington e Paulo Ubiratan e direção-geral de Dennis Carvalho. A trama teve 204 capítulos.

3 – Tieta

Tieta / Globoplay

 Tieta foi escrita por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares e reuniu atores consagrados. 

A trama foi inspirada no romance de Jorge Amado. O personagem Tieta, interpretada por Betty Faria desembarcou em Santana do Agreste, como a poderosa e destemida protagonista da história.

 A história se passa na fictícia cidade de Santana do Agreste, localizada perto da praia do Mangue Seco, na região nordeste do Brasil. Tieta (na primeira fase interpretada pela a atriz Claudia Ohana) é surrada e expulsa pelo pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), irritado com o comportamento liberal da jovem e influenciado pelas intrigas de sua outra filha, Perpétua (interpretada na primeira fase por Adriana Canabrava). Humilhada, Tieta segue para São Paulo.

Vinte e cinco anos depois, Tieta reaparece, rica e exuberante, decidida a se vingar da família e das pessoas que a maltrataram. 

No dia de sua chegada, está sendo rezada uma missa em sua memória. Ela interrompe a celebração, chamando a atenção de todos na igreja e desfazendo o mal-entendido. Tieta diz que veio para ficar e muda a rotina dos moradores da cidade. 

Os que a condenaram na juventude passam a cortejá-la, movidos pela sua fortuna ou atraídos por sua exuberância. Para chocar a família, ela se envolve com o sobrinho, o jovem seminarista Ricardo (Cássio Gabus Mendes), filho de sua rancorosa irmã Perpétua (agora Joana Fomm). 

Próxima de Aracaju e Salvador, Santana do Agreste estava parada no tempo até que Ascânio Trindade (Reginaldo Faria), que se mudava de lá quando jovem, volta para trazer o progresso ao local. Ele se torna secretário da Prefeitura e, junto com Tieta, promove a modernização da cidade.

Destaque para Joana Fomm que roubou a cena interpretando a personagem Perpétua.

A trama foi escrita por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares. Direção de Reynaldo Boury e Luiz Fernando Carvalho | Direção-geral: Paulo Ubiratan. A trama teve 196 capítulos.

4 – O Salvador da Pátria

O Salvador da Pátria / Globoplay

O Salvador da Pátria se passa em duas fictícias cidades vizinhas, a próspera Ouro Verde e a modesta Tangará. A novela começa quando o homem mais poderoso da região, o deputado federal Severo Toledo Blanco (Francisco Cuoco), dono da maior fábrica de sucos do local, resolve abafar os boatos sobre o seu relacionamento extraconjugal com a jovem Marlene (Tássia Camargo). 

Para evitar suspeitas, ele decide casar a moça com o ingênuo Sassá Mutema (Lima Duarte), boia-fria que vive da colheita de laranjas. Severo é casado com Gilda (Susana Vieira), com quem tem dois filhos, Sérgio (Maurício Mattar) e Rafaela (Narjara Turetta). 

Gilda procura preservar seu casamento, mesmo sabendo que a relação dos dois não tem mais futuro. A história do adultério chega aos ouvidos do inescrupuloso radialista Juca Pirama (Luis Gustavo), que passa a explorar o caso.

A trama se complica quando Juca e Marlene são encontrados mortos e Sassá é acusado dos assassinatos. Ele é preso, mas consegue provar sua inocência com o apoio da professora Clotilde (Maitê Proença), por quem se apaixona.

O Salvador da Pátria foi escrita por Lauro César Muniz, Alcides Nogueira e Ana Maria Moretzsohn. Com de Gonzaga Blota, José Carlos Pieri, Denise Saraceni e direção geral de Paulo Ubiratan. A história teve 186 capítulos.

5 – Guerra dos Sexos

Guerra dos Sexos / Globoplay

“Guerra dos Sexos” inaugurou a fase de comédia nas novelas das 19 horas da Rede Globo. A história gira em torno de Charlô (Fernanda Montenegro) e Otávio (Paulo Autran), primos que cresceram juntos e tiveram um romance durante a adolescência. 

A paixão juvenil, no entanto, acabou se transformando em ódio mortal. Charlô e Otávio se detestam e fazem de tudo para manter distância um do outro. Mas o destino lhes prega uma peça: um tio milionário morre, deixando uma herança incalculável para seus queridos sobrinhos. 

Sabendo das desavenças entre eles, o tio impõe uma condição: para ficarem com a fortuna, os dois terão que morar na mesma casa e trabalhar na mesma empresa. Eles aceitam o desafio, para tormento de todos que os cercam.

Charlô e Otávio passam a conviver diariamente, irritando ao máximo um ao outro, numa cômica batalha que rendeu cenas hilárias à novela. Ele a chama de Cumbuca, apelido que ela abomina. Ela revidou, chamando-o de Bimbo, o que o deixou enfurecido.

Guerra dos Sexos também tinha no seu elenco: Maitê Proença – Juliana, Maria Zilda – Vânia, Glória Menezes – Roberta Leoni, Tarcísio Meira – como Felipe, Mário Gomes –  Nando.

A história foi escrita por Silvio de Abreu e Carlos Lombardi. Com direção de Jorge Fernando e Guel Arraes e supervisão de Paulo Ubiratan. A novela teve 185 capítulos.

6 – A Gata Comeu

A Gata Comeu / Globoplay

A Gata Comeu é um remake de uma novela da extinta TV Tupi (A Barba Azul – estrelada por Eva Wilma). 

A novela tem como tema central a história de Jô Penteado (Christiane Torloni). A vida dela muda quando Fábio Coutinho (Nuno Leal Maia) entra em seu caminho. O professor promove uma excursão marítima com seus estudantes e alguns pais, na qual Jô embarca. Mas um problema técnico na lancha deixa os grupos à deriva. Eles vão parar em uma ilha deserta, onde ficam presos por dois meses.

A convivência diária faz nascer um tumultuado romance entre Fábio e Jô, um sentimento inédito para ela. Nem a presença da noiva de Fábio, Paula (Fátima Freire), inibe a paixão entre os dois. Ao voltarem para casa, todos encontram suas casas e vidas modificadas, já que foram dados como mortos por seus amigos e familiares. 

Jô e Fábio continuam vivendo como cão e gato, e o amor tempestuoso dos dois é atrapalhado pelas armações de Gláucia (Bia Seidl), irmã invejosa de Jo.

Ivani Ribeiro escreveu a novela Barba Azul e também foi responsável pelo remake que levou o nome de A Gata Comeu. A novelista teve a colaboração de Marilu Saldanha. A Direção foi de  Herval Rossano e José Carlos Pieri com de  Daniel Filho. A trama teve 160 capítulos.

7 – Vereda Tropical

Vereda Tropical / Globoplay

Vereda Tropical tem a participação do saudoso ator Lauro Corona que interpreta o personagem Victor.

A história gira em torno de Silvana (Lucélia Santos), mãe de Zeca (Jonas Torres), e do avô paterno do menino, Oliva (Walmor Chagas). Silvana foi criada pela avó Da Paz (Norma Geraldy) desde menina, quando perdeu os pais.

Operária da fábrica de perfumes CPP, destaca-se como líder no trabalho. Lá ela conhece Victor (Lauro Corona), filho de Oliva, proprietário da fábrica. Os dois iniciam um romance. Mas Victor abandona Silvana grávida e sofre um acidente de carro fatal nos primeiros capítulos da novela. Quando Zeca nasce, Olívia decide brigar com Silvana pela guarda do menino.

Outro personagem importante na trama é o jogador de futebol Luca (Mário Gomes), querido por todos os moradores da Vila dos Prazeres, onde mora com a mãe, Bina (Geórgia Gomide), e os irmãos Marco (Paulo Betti), Angelina (Angelina Muniz) e Francesco (Paulo Guarnieri).

A novela foi escrita por Carlos Lombardi com supervisão de texto de Silvio de Abreu. A  direção foi de Jorge Fernando e Guel Arraes. A história teve 164 capítulos.

8 – Selva de Pedra

Selva de Pedra / Globoplay

Vingança e ambição conduziam ‘Selva de Pedra’, remake da novela de Janete Clair, exibida pela Globo, em 1972. Cristiano Vilhena (Tony Ramos) é um homem ambicioso, disposto a lutar por um lugar na sociedade. 

O jovem vive com os pais – Sebastião (Sebastião Vasconcelos) e Berenice (Yara Lins) – em Duas Barras, no interior do Rio de Janeiro.

Cristiano acaba se envolvendo em uma briga com um playboy da cidade, Gastão Neves (Marcelo Ibrahim). O playboy puxa uma faca e, acidentalmente, morre vítima de sua própria arma. 

Desesperado, Cristiano foge para o Rio de Janeiro, acompanhado da escultora Simone (Fernanda Torres), a única pessoa que presenciou o confronto entre os dois rapazes, testemunha da inocência de Cristiano. Ela foge com ele, os dois se apaixonam e se casam no Rio de Janeiro.

Ao chegar à capital carioca com Simone, Cristiano procura o tio Aristides Vilhena (Walmor Chagas), dono do Estaleiro Celmu S.A., e consegue um emprego na empresa do milionário. No passado, Aristides escolheu caminhos ilícitos para subir na vida, mas, apesar disso, tem um bom caráter. É casado com Laura (Maria Zilda Bethlem) e pai de Caio (José Mayer) e Cíntia (Beth Goulart), fruto de seu casamento anterior.

Novela de Janete Clair com texto atualizado por Regina Braga e Eloy Araújo. Com direção de Dennis Carvalho e supervisão de Daniel Filho. A trama teve 155 capítulos.

9 – Sinhá moça

Sinha moça / Globoplay

Sinhá Moça foi uma novela inspirada no romance de mesmo nome escrito por Maria Dezonne Pacheco Fernandes. A novela foi adaptada por Benedito Ruy Barbosa e Edmara Barbosa.

A trama conta a história de Sinhá Moça (Lucélia Santos), filha do poderoso Coronel Ferreira (Rubens de Falco), o escravocrata Barão de Araruna, e de Cândida (Elaine Cristina). Sonhadora e romântica, Sinhá Moça se apaixona por Rodolfo (Marcos Paulo), um ativo republicano abolicionista. Ela conhece o rapaz no trem, quando viaja de volta a Araruna depois de terminar seus estudos na capital da província.

Assim como Rodolfo, Sinhá Moça tem ideias abolicionistas e faz críticas às atitudes do pai, lutando em defesa dos negros. Junto com Rodolfo e outros jovens abolicionistas, ela luta pela libertação dos escravos.

Durante a madrugada, Rodolfo, sob a identidade de Irmão do Quilombo, invade as senzalas e liberta os negros, entregando-os às associações abolicionistas, que os orientam. Nem mesmo Sinhá Moça sabe do disfarce de Rodolfo. Somente no capítulo 66 ele revela a ela seu segredo.

A direção da história foi de Reynaldo Boury e Jayme Monjardim com direção executiva de Nilton Travesso e supervisão de Daniel Filho. A trama teve 172 capítulos.

Leia também | 10 idiomas mais antigos do mundo que ainda são usados

10 – Top Model

Top Model / Globoplay

A história gira em torno dos irmãos Gaspar (Nuno Leal Maia) e Alex Kundera (Cecil Thiré) que são os proprietários da confecção Covery. Gaspar é um ex-hippie remanescente da geração beatnik dos anos 1960. 

Surfista quarentão, ele mora em frente à praia e cuida dos filhos que teve com mulheres diferentes: Elvis (Marcelo Faria), Jane (Carol Machado), Ringo (Henrique Farias) e Lennon (Igor Lage), além de Olívia (Gabriela Duarte), filha de uma de suas ex-mulheres, que se incorporou à família. 

Seu irmão Alex Kundera é um yuppie, cérebro da Covery e de uma agência de modelos. Os dois têm personalidades e estilos de vida opostos mas disputam tudo, desde mulheres até a atenção da mãe, Morgana (Eva Todor).

Alex se apaixona por Duda (Malu Mader), uma top model que passa a ser a garota propaganda da confecção. Mas Duda ama o grafiteiro Lucas (Taumaturgo Ferreira), que está no Rio de Janeiro fugindo da polícia paulista e tentando descobrir quem é seu pai: Alex ou Gaspar.

A novela foi escrita por Walther Negrão e Antônio Calmon com a colaboração de Rose Calza e Vinícius Vianna. Direção de Mário Márcio Bandarra, Fred Confalonieri e Roberto Talma. Direção executiva de Roberto Talma e supervisão de Daniel Filho. A história teve 198 capítulos.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

8 faculdades de 2 anos que pagam salários acima de R$ 3 mil

Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…

2 horas atrás

Conheça as 5 Piores profissões do Brasil

Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…

3 horas atrás

Tomar banho a noite pode melhorar sua qualidade de sono

Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…

16 horas atrás

INPP abre inscrições para concurso com salários acima de R$ 13 mil

O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu  inscrições para o novo concurso. São…

17 horas atrás

Pesquisa revela a grande vantagem de fazer uma lista de tarefas à noite

Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…

20 horas atrás

Arco-íris, pé-de-moleque e outras 7 palavras que você não conhece o plural

Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…

20 horas atrás