A distribuição de inteligência entre as pessoas do mundo é extremamente complexa, sendo na maioria das vezes influenciadas por fatores como a educação, economia, nutrição da população e consequentemente a genética.
Quando falamos em inteligência, falamos sobre o Quociente de Inteligência (QI), que nada mais é do que uma medida que tem como simples objetivo quantificar a inteligência de uma pessoa em comparação com a média da população.
No ranking geral, o Brasil está bem abaixo, com um QI médio de 83 pontos, ou seja, em 68º lugar no ranking global de inteligência, uma diferença extremamente grande quando comparado aos 106 pontos de Hong Kong, que é hoje a população mais inteligente do mundo.
Apesar de estamos bem abaixo dos países onde se tem a população mais inteligente do mundo, ao menos estamos bem a frente dos países com menores QIs do mundo, como, por exemplo, o Nepal, que é o último lugar da lista com um QI médio de apenas 51.
Falando um pouco mais sobre o QI e a disparidade entre o Brasil e os países mais inteligentes do mundo, vamos te mostrar exatamente, quais são os países que possuem os maiores quocientes de inteligência do mundo, ver qual é essa pontuação geral e os motivos pelos quais esses países possuem pessoas tão inteligentes.
Leia também | 12 países de primeiro mundo que querem pagar você para morar lá
QI médio: 100
A população de Luxemburgo tem um QI médio de 100 pontos, e beneficia-se de um ambiente multilíngue e de uma economia altamente desenvolvida. A educação em Luxemburgo é trilíngue desde cedo, envolvendo luxemburguês, alemão e francês, o que pode contribuir para habilidades cognitivas mais fortes. Além disso, o alto padrão de vida e a excelente infraestrutura de educação suportam o desenvolvimento cognitivo elevado.
QI médio: 100
Com um QI médio de 100, o Canadá é reconhecido por seu sistema educacional diversificado e acessível. O país tem uma política de inclusão e diversidade que reflete em seu sistema de ensino, preparando alunos em uma ampla gama de disciplinas intelectuais. A ênfase no multiculturalismo e no bilinguismo também são aspectos que podem influenciar positivamente as pontuações de QI.
QI médio: 101
A Finlândia, conhecida por seu revolucionário sistema educacional, também apresenta uma média de QI muito acima, chegando aos 101. O sistema finlandês enfatiza o bem-estar do estudante, a aprendizagem individualizada e a mínima pressão por exames. A alta qualidade da educação, combinada com um forte apoio social, contribui para o alto desempenho em avaliações de inteligência.
QI médio: 101
A Holanda têm uma média de QI de 101. O país ganha muito destaque por seu sistema educacional inclusivo e de alta qualidade, além de um forte foco em habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas. A sociedade holandesa valoriza a liberdade de pensamento e a inovação, o que pode ajudar a explicar as pontuações elevadas em testes de QI.
QI médio: 103
A população da Coreia do Sul apresenta uma média de QI de 103. A coreia do Sul possuí um sistema educacional extremamente exigente, com grande ênfase em exames competitivos e educação superior. A cultura sul-coreana valoriza muito o sucesso educacional, contribuindo para a alta performance em testes cognitivos. Além disso, investimentos em tecnologia e educação são fatores determinantes que impulsionam essas altas pontuações.
QI médio: 104
A população chinesa possuí um QI de 104. A China tem feito muitos investimentos em educação, particularmente nas áreas rurais, para elevar os padrões de ensino e aprendizagem. O rigor educacional e a cultura que enfatiza a importância da educação e do esforço pessoal são fatores que contribuem para as altas pontuações de QI observadas no país.
QI médio: 106
Taiwan compartilha uma média de QI de 106 com os outros líderes. O país tem um sistema educacional altamente competitivo, com grande ênfase na educação matemática e científica. A cultura taiwanesa, semelhante à de seus vizinhos regionais, valoriza o sucesso acadêmico, o que impulsiona as pontuações de QI para cima.
QI médio: 106
Cingapura também ostenta uma média de QI de 106. Este pequeno país investe pesado em educação de alta qualidade e em políticas de incentivo ao mérito acadêmico. Cingapura tem um dos sistemas educacionais mais eficientes do mundo, focado em matemática e ciências, o que ajuda a explicar suas altas pontuações em testes de QI.
QI médio: 106
Com um QI médio de 106, o Japão é conhecido por seu sistema educacional rigoroso e bem-estruturado. A cultura japonesa valoriza a disciplina e a educação, o que acaba se refletindo no alto desempenho acadêmico e nas pontuações de QI. Além disso, o Japão tem uma forte tradição em educação em ciências e tecnologia, áreas que frequentemente são destacadas nos testes de QI.
QI médio: 106
Hong Kong possuí uma pontuação média de QI de 106. Este território possui uma forte ênfase na educação competitiva e em altos padrões acadêmicos. A economia altamente desenvolvida e a infraestrutura de classe mundial também impacta na criação de um ambiente que favorece o desenvolvimento cognitivo. Além disso, a cultura local valoriza a excelência educacional, o que contribui para altas pontuações em testes de QI.
Será que pessoas muito inteligentes têm comportamentos diferentes dos nossos? Será que eles tem um…
Ter o nome sujo em instituições financeiras pode ser uma verdadeira aventura para conseguir um…
Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…