Chamadas

10 profissões que mais empregam idosos acima dos 60 anos

Ao chegar na terceira idade, o que muitas pessoas querem é desacelerar, ter a possibilidade de se aposentar, aproveitar um pouco a vida após anos e anos de muito trabalho e dedicação. Contudo, no Brasil, nem sempre é possível que um idoso possa desfrutar completamente de sua aposentadoria, necessitando, ainda, de continuar a trabalhar para complementar sua renda.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geográfica e Estatística (IBGE), a taxa de idosos com 60 anos ou mais que estão participando do mercado de trabalho é de 24%, os dados são referentes quarto trimestre de 2023. Os dados mostram que a taxa de idosos no mercado de trabalho tem aumentando substancialmente.

Embora percebemos mais idosos trabalhando, existe outro problema para essa parcela dos trabalhares: a dificuldade de conseguir um emprego. Isso porque, grande parte das empresas, embora não assumam, acabam evitando a contratação de pessoas mais velhas, dentre as justificativas estão a suposta falta de familiaridade com novas tendências e tecnologias.

Contudo, caso você ou algum familiar seu esteja procurando emprego, vamos te indicar as 10 profissões que frequentemente acabam contratando mais idosos, e até mesmo preferindo pessoas mais velhas para exercerem essas atividades, das quais você poderá concentrar a sua busca por uma nova oportunidade de trabalho!

Leia também | Idosos acima dos 60 anos podem financiar um imóvel?

Profissões que mais empregam idosos

Com base em dados do IBGE e do Ministério da Economia, assim como buscando orientação de consultorias, conseguimos chegar as 10 profissões que mais empregam e oferecem oportunidades de trabalho para idosos, confira:

  1. Síndico de condomínio
  2. Zelador/Porteiro
  3. Recepcionista
  4. Costureira
  5. Empreendedor
  6. Motorista de caminhão
  7. Motorista de aplicativo
  8. Corretor
  9. Professor
  10. Cozinheiro/auxíliar de cozinha

Síndico de condomínio

Essa posição se beneficia muito da experiência de vida e habilidades de comunicação que muitas pessoas mais velhas possuem. Gerenciar um condomínio requer paciência, capacidade de resolver conflitos e conhecimento em manutenção básica, finanças e legislação imobiliária, qualidades que muitos idosos adquiriram ao longo dos anos.

Zelador/Porteiro

Trabalhos de zeladoria ou portaria costumam ser adequados para idosos que ainda estão fisicamente ativos e desejam manter uma rotina regular. Esses cargos exigem responsabilidade, confiabilidade e habilidades interpessoais, atributos que muitas pessoas mais velhas possuem em abundância.

Recepcionista

A posição de recepcionista pode ser ideal para idosos devido à ênfase na comunicação, habilidades organizacionais e um comportamento acolhedor. A experiência de vida contribui para a capacidade de lidar com diversas situações e pessoas com empatia e eficiência.

Costureira

A costura é uma habilidade tradicional que muitos idosos possuem e pode ser transformada em uma profissão gratificante na terceira idade. Além de ser uma forma de expressão artística, a costura pode ser feita de forma independente ou em um ambiente de equipe, dependendo de sua preferência.

Empreendedor

Empreender muitas vezes é um dos melhores caminhos para idosos, principalmente porque acabam acumulando habilidades e, muitas vezes, recursos financeiros para investir em novos empreendimentos. Ao empreender, os idosos usar sua experiência de vida para identificar necessidades de mercado não atendidas, demonstrando que nunca é tarde para iniciar um negócio.

Motorista de caminhão

Para aqueles que ainda têm a capacidade física e a disposição para longas viagens, ser motorista de caminhão pode oferecer uma boa renda e a oportunidade de viajar, sendo frequentemente exercida por pessoas mais velhas.

Motorista de aplicativo

Caso o idoso tenha um carro na garagem e tempo livre, pode utilizar isso para ganhar dinheiro como motorista de aplicativo, as plataformas Uber e 99 são hoje as principais do Brasil. A vantagem de trabalhar como motorista de aplicativo é que oferece total flexibilidade de horário para os idosos.

Corretor

A experiência em vendas e negociação, juntamente com um vasto conhecimento sobre a área de atuação, fazem do trabalho de corretor uma opção muito interessante para idosos. Esta posição valoriza a rede de contatos que muitas vezes os mais velhos já possuem.

Professor

Muitos idosos têm conhecimento específico em certas áreas ou disciplinas, fazendo da educação uma escolha natural. Ensinar permite compartilhar sua sabedoria e experiências, além de oferecer uma programação flexível, especialmente em ambientes de educação não formal.

Cozinheiro/auxiliar de cozinha

Para idosos que têm paixão por cozinhar, trabalhar como cozinheiro ou auxiliar de cozinha pode ser extremamente gratificante. Essas posições podem se beneficiar da vasta experiência de alguém mais velho, além de serem adaptáveis às limitações físicas.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

11 doramas românticos para se apaixonar e rir bastante

Se você é daqueles que adoram um dorama romântico que faz o coração bater mais…

3 semanas atrás

Planos de saúde: Conheça 30 das principais operadoras do Brasil

No Brasil, a saúde pública ainda é um verdadeiro desafio para o governo, e normalmente…

3 semanas atrás

Os 10 estados com mais roubos de moto no Brasil e os modelos

O Brasil é um verdadeiro paraíso, temos um clima agradável, pessoas acolhedoras, um país extremamente…

3 semanas atrás

5 países baratos para viajar e fora das Américas

Viajar é um momento muito especial na vida de qualquer pessoa. Ter a chance de…

1 mês atrás

Regras de etiqueta que todo mundo deveria seguir, mas ninguém segue

Quando falamos em regras de etiquetas, muitas pessoas logo imaginam que estamos querendo ensinar qual…

1 mês atrás

Conheça países que mudaram de nomes ao longo da história

A gente nem imagina que muitos países já mudaram de nome ao longo da história.…

1 mês atrás