Chamadas

10 profissões que você vai ficar estressado só de pensar

Você pode amar muito a sua profissão e ser muito competente no que faz. Mas para outras pessoas exercê-las causa estresse só de pensar. As responsabilidades e exigências são os principais fatores para muita gente fugir de certos empregos.

Existem carreiras que vão exigir muito de você, te colocando sempre em constante pressão. Lidar no trabalho com situações de alta tensão e, muitas vezes, de vida ou morte pode deixar qualquer um muito agitado. 

No texto a seguir, selecionamos dez dessas profissões que só de pensar já causa estresse, nos deixando suando frio. 

Leia também | INSS corta 90% do auxílio-doença: o seu está em risco? Como se proteger

As profissões que podem te deixar estressado

Controlador de Tráfego Aéreo

A responsabilidade de garantir que os aviões não colidam no céu e pousem com segurança é enorme. O profissional é responsável por manter o tráfego aéreo seguro, ordenado e rápido.  Ele atua em aeroportos e no espaço aéreo, emitindo instruções e autorizações aos pilotos. 

Cirurgião

O profissional Lida com vidas humanas diariamente, sob intensa pressão e precisão. O cirurgião lida diretamente com pessoas que se recuperam ou não sobrevivem, o que pode gerar estresse emocional. Eles lidam com situações traumáticas, como acidentes graves, doenças terminais e mortes. 

Bombeiro

Se tem uma profissão que nos deixa estressados só de pensar é a de bombeiro. Os profissionais lidam com situações de vida ou morte e emergências constantes.

O estresse é um transtorno comum entre bombeiros militares, sendo um dos principais fatores de risco para a saúde mental desses profissionais.

Policial

O policial precisa no seu dia a dia enfrentar perigos, tomar decisões rápidas e lidar com situações de risco. O estresse é um desafio que os policiais enfrentam em suas carreiras, podendo afetar sua saúde mental e atividades profissionais. Alguns dos fatores que podem causar estresse em policiais são: Violência dentro e fora da corporação, Trabalho em turnos, Exigências do trabalho. 

Trabalhador de Offshore

Um dos grandes obstáculos dessa profissão é ficar isolado, longas horas de trabalho e condições climáticas adversas. O profissional realiza atividades de forma contínua em plataformas navais, navios ou em ambientes de alto-mar.

O problema desta profissão é que quando a pessoa termina o serviço, não pode ir para casa, para junto da família, pois continua confinado durante o período de descanso, imerso nas atividades e no ambiente.

Advogado Criminalista

Outra profissão estressante é a de advogado criminalista. Ele lida com casos de alta tensão e complexidade. O advogado criminalista vive em situações estressantes, precisa cumprir prazos apertados, demandas constantes de clientes e longas horas de trabalho. 

Jornalista de Guerra: Cobertura em zonas de conflito, colocando a vida em risco para relatar a verdade.

Professor de Escola Pública

Atualmente, ser professor em uma escola pública se tornou uma tarefa difícil. Os motivos estão em sala de aula cheia, recursos limitados e pressão para atingir metas educacionais. A sobrecarga de trabalho é um dos principais fatores de estresse para os professores. 

Executivo de Grande Empresa

Um executivo de uma grande empresa precisa tomar decisões de alto impacto e lidar com as expectativas dos acionistas.

A rotina de um executivo pode incluir viagens constantes, grandes decisões, muitas tarefas e pouco tempo para exercícios. Horas extras e a necessidade de realizar tarefas fora do escopo são alguns fatores que podem contribuir para o estresse. 

Atendente de Call Center

O atendente de Call Center tem uma tarefa difícil, pois é obrigado a realizar um trabalho repetitivo, lidar com demandas contínuas e clientes frequentemente insatisfeitos. A profissão é considerada estressante e pode levar a doenças físicas e psicológicas.

O profissional precisa cumprir uma demanda excessiva de trabalho e saber resolver o problema sem ter contato visual com os clientes. 

Precisa sempre repetir um texto já elaborado, repetir frases, estar sempre atento ao tempo das ligações e é obrigado a cumprir metas.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

Veja 5 profissões que podem estar com os dias contados e você não sabia

O mercado de trabalho anda em constantes mudanças graças às rápidas inovações tecnológicas. Esse movimento…

8 minutos atrás

INSS: Pensão por Morte tem tempo para acabar?

A Pensão por Morte é um benefício previdenciário concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social…

1 hora atrás

O melhor curso universitário para quem não sabe o que fazer

Escolher um curso universitário pode ser um baita desafio. Tem gente que já sai do…

2 horas atrás

INSS corta 90% do auxílio-doença: o seu está em risco? Como se proteger

Se você depende do auxílio-doença do INSS, pode estar preocupado com a notícia: 9 em…

2 horas atrás

A física dos fantasmas: o que a ciência diz do sobrenatural

Fantasmas, né? Todo mundo já ouviu alguma história, já sentiu um arrepio inexplicável, ou pelo…

2 horas atrás

8 curiosidades pouco conhecidas da história do Brasil

Conheça algumas curiosidades impressionantes e pouco conhecidas da história do Brasil, saiba detalhes sobre a…

3 horas atrás