Quem viveu os anos 80 vai lembrar como era o mundo sem internet, serviço de streaming, celulares e outras tecnologias que vieram bem depois. Naquela época, a televisão era o principal meio de entretenimento. Muitos programas que foram produzidos naquele tempo deixaram marcas profundas em nossas memórias.
Eram clássicos humorísticos, as aventuras fantásticas, programas de auditório. Cada um deles tinha seu jeito único de nos encantar. Para relembrar essa época, selecionamos uma lista com os 10 programas que se tornaram ícones da telinha.
Depois da “Discoteca do Chacrinha” e “Buzina do Chacrinha”, o lendário apresentador José Abelardo Barbosa Medeiros, mais conhecido como Chacrinha, fez sucesso com o “Cassino do Chacrinha” na década de 80, na TV Globo.
O promovia promovia concursos e shows de calouros, era transmitido nas tardes de sábado da emissora carioca. O Velho Guerreiro sabia como animar a plateia e deixar todo mundo dançando ao som de suas famosas frases marcantes.
“TV Pirata” foi um marca do humor nos anos 80. O humorístico chegou ao fim em 1990. Exibido pela TV Globo, o programa tinha como base o nonsense e a sátira, contando com uma equipe talentosa que incluía Pedro Cardoso, Luís Fernando Veríssimo, os quadrinistas Laerte e Glauco, além dos integrantes do “Casseta & Planeta”.
Os Trabalhões começaram sua carreira de sucesso nos anos 70 na extinta TV Tupi. Mais tarde eles se transferiram para a Globo. Didi, Dedé, Mussum e Zacarias faziam alegria da família brasileira nas noites de domingo. As esquetes eram encenadas como se fossem um programa ao vivo, e a plateia fazia parte dessa diversão inesquecível.
Esse simpático ratinho italiano, criado por Maria Perego em 1958, conquistou o coração das crianças brasileiras nos anos 80. O “Boa Noite Amiguinhos” na Rede Bandeirantes e, posteriormente, em 1987, ele voltou à TV com seu carisma e aventuras fofas. No programa, o boneco fazia dupla com o ator Ricardo Petraglia, que era apelidado carinhosamente por Topo Gigio de “Dick Petra”.
Tem muito adulto que se derrete todo ao se lembrar da infância e do programa “Sítio do Pica Pau Amarelo”, exibido pela TV Globo. A atração era inspirada na obra de Monteiro Lobato, o infantil encantava a todos com suas histórias fantásticas. Narizinho, Pedrinho, Emília, Visconde de Sabugosa e outros personagens viviam aventuras incríveis no Sítio. Quem não queria tomar um café com a Tia Nastácia e ouvir as histórias da Dona Benta?
O Clube do Bolinha foi um programa de auditório brasileiro exibido aos sábados pela Rede Bandeirantes. Era apresentado por Édson Cury, mais conhecido como Bolinha, o programa revelou muitos talentos da música brasileira, pois era uma vitrine para artistas consagrados ou em começo de carreira. Uma das características marcantes da atração era a irreverência do apresentador, que costumava conduzi-lo vestido com camisas bufantes super coloridas.
O grupo formado por Simony, Fofão (Orival Pessini) e Cascatinha conquistou o público com suas músicas e animações. Quem não se lembra de “Superfantástico” e “Amigos do Peito”? O “Balão Mágico” era pura alegria e diversão nas manhãs da TV Globo.
Na época o programa tinha desenhos como Pernalonga, Os Flintstones, Smurfs, Popeye, Bam-Bam e Pedrita, Zé Colmeia, He-Man, Mulher Aranha, Flash Gordon, Superamigos e O Homem Pássaro.
Viva a Noite foi um programa de auditório das décadas de 1980 e 1990. Apresentado por Augusto Liberato, o Gugu, transmitido pelo SBT durante a maior parte dos anos 80 e início dos anos 90 e comandado pela cantora baiana Gilmelândia, em sua única temporada, feita em 2007.
O programa ficou marcado pelo grito do apresentador ao abri-lo e encerrá-lo: “Viva a Noite! Viva! Viva! Viva!” e pela “Dança do Passarinho”.
O Show do Esporte é um programa esportivo da televisão brasileira que, no auge de sua exibição, mantinha dez horas de programação esportiva ao vivo e ajudou a transformar a Rede Bandeirantes no canal do esporte. Em sua primeira fase, o esportivo ia ao ar todos os domingos das 10h da manhã até às 8h da noite.
A parceria Luqui-Bandeirantes trouxe o esporte para a emissora, como principal atração no início dos anos 80. Luciano do Valle e Francisco Leal (Quico) promoveram o esporte como um todo, inicialmente com o vôlei e depois estendendo-se a todas as modalidades esportivas.
Eram apresentadores do Show do Esporte: Elia Júnior, Elys Marina, Simone Melo, Cléo Brandão, Angelita Feijó, Álvaro José, Dedé Gomez, Eduardo Vaz, Sílvio Luiz e José Luiz Datena. Ainda participaram comentaristas como Juarez Soares[1], Roberto Rivelino e convidados especiais, Luiz Andreoli e Silvia Vinhas entre outros.
Leia também | Os 10 melhores filmes sobre desastres naturais
Quem conhece o apresentador Fausto Silva como a grande atração dos domingos na TV não deve se lembrar que seu primeiro programa de sucesso foi o ‘Perdidos na Noite’, na Band. Na década de 1980, a atração ia ao ar aos sábados à noite e fez com que Faustão se tornasse conhecido em todo o Brasil.
Será que pessoas muito inteligentes têm comportamentos diferentes dos nossos? Será que eles tem um…
Ter o nome sujo em instituições financeiras pode ser uma verdadeira aventura para conseguir um…
Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…