Imagens de canva editadas por Meu Valor Digital
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é que a Pesquisa Nacional da Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE, apontou que aproximadamente 27 milhões de adultos no Brasil sofrem com dores na coluna.
Esse número representa cerca de 18% de toda a população adulta no Brasil, sendo assim, milhares de brasileiros estão sofrendo com problemas na coluna e entre os principais está a lombalgia.
As dores na coluna podem prejudicar e muito o dia a dia de uma pessoa das tarefas simples as mais complexas, as dores muitas vezes prejudicam a mobilidade ou o desempenho físico de quem sofre com o problema.
Neste cenário onde a dor se torna impossibilitante entra a aposentadoria por invalidez, destinada aqueles que não conseguem realizar as atividades laborais devido a problemas de saúde. Se você sofre com problema na coluna vamos te explicar sobre as doenças que podem gerar aposentadoria por invalidez e quais são os requisitos.
Quando um trabalhador se encontra incapaz de realizar as atividades laborais é possível solicitar a aposentadoria por incapacidade permanente, também conhecida como aposentadoria por invalidez.
O benefício pode, sim, ser solicitado quando o trabalhador sofre de problemas na coluna independentemente de qual seja, no entanto, é preciso que a doença o impeça de realizar suas atividades laborais.
No entanto, para ter direito ao benefício será necessário cumprir algumas regras estipuladas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Como manter a qualidade de segurado, ou seja, é preciso estar contribuindo com o INSS ou ainda dentro do período de carência, quando os direitos continuam preservados mesmo sem contribuições recentes.
Também é exigido o cumprimento de uma carência mínima de 12 pagamentos mensais, exceto nos casos de doenças graves, acidentes de qualquer natureza ou enfermidades relacionadas ao trabalho.
Além disso, a concessão do benefício depende da comprovação de incapacidade total e permanente para o exercício de atividades profissionais, condição que deve será confirmada pela perícia médica realizada que é pelo próprio INSS.
Leia +: Aposentadoria por obesidade: Consulte se você tem direito
Quando se fala em doenças na coluna que podem aposentar por invalidez não existe uma lista definida pelo próprio INSS, afinal, o que garante acesso ao benefício é o fato de não conseguir realizar atividades laborais e quem definirá isso será a pericia do INSS.
No entanto, algumas doenças da coluna podem ser incapacitantes o que pode garantir o acesso à aposentadoria por invalidez, confira algumas dessas doenças a seguir:
Mesmo que a sua doença não esteja na lista você pode solicitar o benefício se está incapaz de trabalhar, vale mencionar que a ajuda de um advogado previdenciário pode te ajudar bastante na hora de conseguir o benefício.
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…
As doenças crônicas no Brasil afetam a vida de milhares de brasileiros, segundo o Ministério…
Embora Paris seja muitas vezes mencionada como a "cidade do amor", existem vários outros destinos…
Mensalmente segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) cerca de 2 milhões de brasileiros…
2026 está cada vez mais próximo e muitas pessoas desejam conseguir um emprego ou até…