Estamos vivendo um momento muito especial, afinal, vivemos em um momento em que estamos no processo de transformação, uma espécie de nova revolução industrial, onde veremos muitos serviços manuais, trabalhos comuns, serem substituídos gradualmente por novas tecnologias.
O futuro é completamente incerto, mas podemos dizer com certeza que, a tecnologia será fundamental para a transformação do mundo, facilitando muito nossas vidas, ao mesmo tempo que coloca no ar uma grande dúvida: como será o trabalho no futuro se existe a premissa de que a tecnologia vai substituir as pessoas?
A verdade é que, para muitos especialistas, estamos vivendo as últimas décadas em que uma pessoa terá uma única carreira ao longo da vida toda. Muito provavelmente, as crianças de hoje, vão viver em uma fase em que, de tempos em tempos elas deveram ter várias profissões diferentes, para seguir tendências de momento.
Mas, para que toda essa transformação aconteça, algumas profissões serão muito importantes, tanto para a construção dessa realidade, como para manter o equilíbrio entre a vida humana e as novas tecnologias.
Pensando nisso, decidimos trazer um assunto um tanto quanto diferente, mas muito útil para a maioria das pessoas que querem se preparar para o futuro: conhecer as profissões que serão mais cobiçadas no futuro, e que serão responsáveis pela transformação da nossa vida com base na tecnologia.
Leia também | 20 profissões que podem sumir no Brasil por conta da tecnologia
Se você quer estar pronto para as novas exigências do mercado, preparado para o que está por vir, então a seguir, vamos conferir com detalhes quais serão as profissões mais procuradas do futuro, muitas das quais envolvem tecnologias relacionadas ao que os especialistas chamam como Quarta Revolução Industrial.
O engenheiro de energia é o profissional que trabalha com projetos e implementação de diferentes tipos de energia renovável. Esse é um campo extremamente amplo, que estuda as fontes de energia que utilizamos, assim como a fundamentação em pesquisas para desenvolver novas fontes renováveis.
O papel desse profissional é desenvolver fontes de energia limpas, mais eficientes e sustentáveis, minimizando o impacto ambiental. Um profissional que de longe será um dos mais importantes para a transição energética global.
Você muito provavelmente conhece as casas inteligentes, casas automatizadas, em que fazemos tudo com o celular, controle ou por comando de voz. Mas saiba que, isso é só o começo, muito em breve, haverá o conceito de cidades inteligentes.
Essas cidades nascem da integração de tecnologias e informação e comunicação, criando espaços públicos automatizados, funcionais e consequentemente controlados. Para isso, será preciso ter engenheiros e arquitetos especializados nesse setor.
Um dos grandes profissionais para o futuro é o especialista em transformação digital. Seu objetivo é ajustar e transformar o modelo e cultura de negócios, para transformá-lo em algo digital, rentável e sustentável. O especialista avaliará a implementação de novas tecnologias, automação, migração de sistemas e otimização da experiência do cliente.
O defensor do clima será o profissional que atuará com cuidados ambientais e principalmente com a descarbonização desses ambientes. O controle de carbono será algo muito procurado nos próximos anos, principalmente com a ascensão crescente de energias limpas.
Uma profissão que já é muito valorizada hoje, será uma das mais necessárias para o futuro. O analista de Big Data trabalha com a análise e interpretação correta de dados, com o objetivo de extrair informações sobre padrões e comportamentos de consumo. Esse profissional será cada vez mais importante, pois se sabe que é preciso coletar dados para criar estratégias.
A biotecnologia, que a alguns anos parecia apenas ficção está se tornando cada vez mais real, inclusive, será uma das profissões mais promissoras nos próximos 5 a 10 anos. Esses profissionais contribuirão para a resolução de problemas de saúde, farmacêutica, química, agricultura, produção de alimentos e também para proteção do meio-ambiente.
IoT significa Internet das Coisas, e é uma área que se concentra em sistemas de redes interligados pelos mais diferentes protocolos, onde esse especialista aplica estratégias adequadas para cada tipo de sistema, podendo aproveitar o máximo do potencial de dispositivos inteligente.
O mundo estará cada dia mais conectada, com mais dados e mais informações, e o que isso significa? Que haverá cada vez mais ataques. Logo, é justamente por isso, que os especialistas em cibersegurança serão cada vez mais necessários e procurados pelas empresas, para criarem estratégias para protegerem seus dados contra possíveis invasões.
Nos tempos atuais, esses engenheiros trabalham com o desenvolvimento de materiais de ponta, como nanorrobôs e o famoso grafeno. Contudo, com o progresso dessas pesquisas, e a importância para os diversos setores, com os nanorrobôs ajudando na medicina e o grafeno por ser 200 vezes mais resistente que o aço, esse será um profissional fundamental para o desenvolvimento de novas tecnologias a partir de suas descobertas.
Finanças + tecnologia significará uma nova carreira: os engenheiros Fintech. Esses profissionais vão oferecer produtos e serviços inovadores, para simplificar e aplicar a tecnologia nos mais diferentes campos das finanças.
A Inteligência Artificial será uma das tecnologias mais promissoras do futuro, da mesma forma que o Machine Learning (aprendizado de máquina). O que trará a tona os profissionais mais desejados e cobiçados por todas as empresas de tecnologia.
Para deixar mais claro, o objetivo desse profissional é desenvolver processos, objetos e serviços que resolvam um problema de maneira totalmente autônoma, sem a necessidade de intervenção humana, criando ambientes mais interativos e fáceis de usar.
O grande valor desta profissão, estará em realizar análise e processamento de dados utilizando mecanismos matemáticos para o desenvolvimento de tecnologias que resolvam problemas com base no comportamento humano.
Uma profissão menos conhecida atualmente, mas que será muito comum em poucos anos, é a de engenheiro de transporte inteligente. Esses profissionais se concentrarão em transportes de baixas emissões e mobilidade sustentável, monitorando condições de trânsito, velocidade do trânsito, condições climáticas e outros fatores.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…