12 profissões que a Inteligência Artificial não pode substituir
Muitas profissões exigem características humanas que nenhuma máquina ou Inteligência Artificial é capaz de reproduzir
Nos últimos tempos, vem crescendo uma discussão: quais serão as profissões que serão substituídas pela Inteligência Artificial? Muito embora haja muita especulação, estudos e até mesmo receio por parte dos trabalhadores, existe também um outro lado dessa história, que são de profissões com os quais a IA não poderá substituir.
Um fato interessante sobre a implementação da Inteligência Artificial é que, segundo um estudo recente do McKinsey Global Institute, muitos dos trabalhadores deverão fazer uma transição para novas profissões até 2030, ou seja, apesar da IA assumir a atividade de muitas pessoas, essas pessoas tendem a ser remanejadas para novas áreas.
Claro que, no meio desse processo, nem todos os trabalhadores conseguirão ser remanejados, e muito provavelmente famílias devem ser impactadas. Mas a verdade é que com a implementação da IA, o mercado vai mudar, abrindo novas áreas e profissões que ainda não foram exploradas, reduzindo os impactados para os trabalhadores.
Mas, diante desse contexto todo, quais serão as profissões que não podem ser substituídas pela Inteligência Artificial? Em tese, trabalhos que envolvem interações humana complexas, que dependem da subjetividade humana ou ainda que exigem competências físicas especializadas serão menos suscetíveis à substituição pela IA.
Para determinar quais são as profissões que não poderão ser substituídas pela Inteligência Artificial, vamos nos aprofundar em pesquisas entre usuários do Reddit, para elencar quais são as profissões que a comunidade acreditam que estão imunes a qualquer processo de automatização e IA.
Leia também | 9 profissões que mais emendam feriados e folga
Padres, pastores e líderes religiosos
Dentre as estimativas da comunidade Reddit, não há qualquer perspectiva de que a Inteligência Artificial possa substituir padres, pastores e líderes religiosos, afinal de contas, a tecnologia carece de espiritualidade humana, assim como de julgamento moral, que são traços extremamente importantes para estas pessoas. Esses são de longe profissões que a IA não pode substituir.
Enfermeiro
Muitas vezes os enfermeiros fazem mais do que apenas dar uma medicação, eles acabam tendo que compreender as emoções dos pacientes para tomar decisões éticas o mais rápido possível. O toque humano necessário nessa profissão faz com que a Inteligência Artificial não consiga os substituir.
Estilistas e designer de moda
Na maioria das vezes, os estilistas e designers de moda não somente fazem o que seus clientes pedem, como também tentam encontrar um meio termo que combine com a pessoa, com seu jeito, a sua maneira de se portar, para trazer o melhor visual possível em uma peça única de roupa. Embora a IA possa dar sugestões, ela não consegue compreender que além de estilo, existem emoções e questões humanas.
Chefs de cozinha
Uma profissão que não precisa se preocupar com a Inteligência Artificial é o chefe de cozinha. Isso porque, para preparar pratos irresistíveis, além de saber preparar, é preciso ter experiências sensoriais que nenhuma tecnologia consegue alcançar.
Socorrista
A Inteligência Artificial não terá capacidade para atendimentos que vão além de decisões complexas e força, afinal de contas, existem circunstâncias imprevisíveis, onde será preciso compreender o que a vítima está passando, ter compaixão e importância para quem está sendo resgatado, dos quais são características que não podem ser atribuídas a máquinas.
Assistentes sociais
Outra profissão que é praticamente impossível da Inteligência Artificial substituir é a de assistentes sociais, principalmente porque, esses profissionais estão profundamente ligados a questões humanitárias e emocionais, dos quais nenhuma máquina é capaz de compreender.
Professor
Embora a Inteligência Artificial seja capaz de gerar mais informações e ajudar na educação e formação, a verdade é que professores, além de entregar uma informação, acabam oferecendo apoio emocional, e adaptação a estilos de aprendizagem individuais, algo que não pode ser substituído pela tecnologia.
Médicos e cirurgiões
A verdade é que os médicos e cirurgiões precisam se adaptar a complexas e inesperadas situações para tomar a melhor decisão para fazer os procedimentos certos para salvar as pessoas. A verdade é que as máquinas vão para o lado mais lógico da coisa, enquanto, muitas vezes, os cirurgiões precisam trabalhar com as emoções para guiá-los para suas escolhas.
Atleta profissional
A verdade é que ninguém gostaria de torcer para um time de futebol de robôs, jogadores de vôlei robô. A dedicação e o esforço humano dos atletas, é o que move a paixão das pessoas pelo esforço, sendo algo que claramente não será substituído pela Inteligência Artificial.
Político
Muito provavelmente os políticos nunca deverão ser substituídos pela Inteligência Artificial, primeiro porque a sociedade não gostaria de ser comandada por máquinas, ou seja, é preciso um toque humano para gerar nossa nação, estado e municípios. Além disso, é preciso muitas vezes ter mais empatia pela população do que lógica, o que acaba dificultando ainda mais as chances da IA substituir os políticos.
Empreendedores
A Inteligência Artificial será uma aliada dos empreendedores, principalmente para análise de dados, automação e tomada de decisão. Contudo, além de lógica, é preciso ter visão, tato ou mesmo feeling para gerir um negócio, características que nenhuma máquina é capaz de reproduzir.
Psicólogos
Para entender a mente humana de cada pessoa é preciso empatia, intuição e uma compreensão profunda das emoções e experiências das pessoas, algo que nenhuma tecnologia é capaz de reproduzir, fazendo com que esses profissionais sejam completamente imunes a Inteligência Artificial.
Comentários estão fechados.