Seja para ter a possibilidade de explorar as raízes de sua família, ou ainda pela possibilidade de ter o direito legal de viver e trabalhar em outro país, muitas pessoas buscam maneiras de garantir uma dupla nacionalidade por descendência.
Contudo, independente de qual motivo você busca a dupla cidadania, é preciso ficar atento aos trâmites legais para isso que, costumam ser um tanto quanto burocráticos, tendo normas e regras um tanto quanto peculiares, contudo, apesar de certa complexidade, não é nenhum bicho de 7 cabeças.
Embora alguns países, a exemplo do Brasil, Canadá, México, Coreia do Sul e Filipinas, exijam que os interessados na dupla cidadania tinham pelo menos um dos pais cidadãos no país em questão, outros possuem regras mais flexíveis quando o objetivo é relacionado ao direito de sangue.
A seguir, nós vamos apresentar os países da Europa, onde é possível conseguir a dupla cidadania por descendência, onde, seus pais, avós ou bisavós podem ser o bilhete necessário para que você consiga atingir a dupla nacionalidade.
Leia também | 10 idiomas mais difíceis do mundo para brasileiros aprenderem
Conseguir a dupla cidadania por descendência é uma política que varia significativamente de país para país, inclusive na Europa. Muitos países europeus permitem que indivíduos de ascendência direta solicitem cidadania com base na nacionalidade de seus pais, avós, ou até mesmo bisavós em alguns casos.
Vamos conhecer agora quais países europeus são conhecidos por oferecer dupla cidadania por descendência, embora os critérios específicos, como o número de gerações passadas permitidas e outras condições, possam variar:
Obter cidadania europeia por descendência é um processo que varia conforme as leis de cada país, mas geralmente envolve a pesquisa de suas origens e a coleta meticulosa de documentos relevantes. Inicialmente, é crucial investigar sua linhagem familiar, possivelmente utilizando sites especializados, registros em cartórios ou montando sua árvore genealógica. Este passo é fundamental e pode ser bastante trabalhoso.
Uma vez que você tenha reunido os documentos necessários, que diferem de país para país, pode iniciar o processo de solicitação. O procedimento geralmente inclui:
Embora seja possível contratar empresas, despachantes ou advogados especializados para auxiliar no processo, os custos podem ser significativos, variando de R$ 7.000 a R$ 10.000 no Brasil. Realizar o processo por conta própria pode ser mais econômico, mas também mais demorado e trabalhoso devido à falta de experiência.
Alternativamente, iniciar o processo diretamente no país de origem pode acelerar o procedimento, embora envolva custos adicionais com viagens e acomodação. Independentemente da abordagem escolhida, a obtenção da cidadania europeia por descendência é um caminho viável para aqueles que desejam fortalecer seus laços com suas raízes europeias e usufruir dos benefícios associados à cidadania do continente.
Ter o nome sujo em instituições financeiras pode ser uma verdadeira aventura para conseguir um…
Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…