Imagem por @rafapress / freepik
Os aposentados vinham na expectativa de receberem o 14º salário pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ainda em 2021. Todavia, a demora na tramitação do texto acabou inviabilizando a liberação do benefício neste ano. Sendo então determinado para ser pago em 2022.
O 14º salário do INSS vem sendo prometido desde o ano passado, quando surgiram os primeiros debates quanto a liberação do benefício. Porém, após mais de um ano de debate, somente nos últimos dois meses o tema voltou a ganhar força.
Quando recentemente o Projeto de Lei 4367/20 que pede a criação do abono aos segurados do INSS começou a avançar na Câmara dos Deputados.
Dentre os motivos que fizeram com que o texto que libera o 14º salário demorasse a avançar no Congresso era a falta de conformidade com a legislação fiscal, tendo em vista que o texto que solicitava a criação do benefício não indicava uma fonte financeira que custeará a medida.
Fonte esta com foi recentemente definida pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, viabilizando assim a conformidade com a legislação, sendo elas:
Conforme definido nas recentes aprovações da Câmara dos Deputados, o 14º salário, caso seja aprovado, será pago nos meses de março de 2022 e março de 2023.
Outro ponto que ficou definido é o valor do benefício, que agora ficou limitado em dois salários mínimos, ou seja, os segurados que ganham acima de dois salários deverão se contentar com o novo tempo de pagamentos.
A definição dos valores ocorreu por meio do Orçamento previsto para o pagamento de 2022 e 2023, onde:
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…