Muitos blogs e portais de notícia vem trazendo a informação de que o 14º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está mais próximo de sair e ainda de que o benefício poderá ser pago aos segurados tanto este ano como também em 2022 e 2023, contudo, as informações não estão muito corretas e é necessário esclarecer essas brechas abertas para que o leitor não tenha dúvidas.
A liberação do 14º salário aos segurados do INSS, diz respeito ao Projeto de Lei 4367/20 de autoria do Deputado Federal Pompeo de Mattos (PDT-RS). O texto do projeto solicita o seguinte:
De forma excepcional fica criado para os anos de 2020 e 2021, um abono anual (14º salário) em favor dos aposentados e pensionistas do Regime Geral de Previdência Social, na forma estabelecida nesta lei.
A solicitação do Projeto de Lei diz respeito aos anos de 2020 e 2021, pois o texto em questão foi elaborado ainda na primeira onda da Covid-19 no ano passado, contudo, como o texto não foi aprovado, ficou para tramitar no Congresso Nacional neste ano.
A notícia de que o 14º salário estava próximo de ser aprovado ocorreu, pois, o Projeto de Lei em questão, acabando sendo recentemente aprovado por duas Comissões da Câmara dos Deputados nas últimas semanas, aprovada no dia 22 de setembro pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) e no dia 7 de outubro pela Comissão de Finanças e Tributação (CFT).
No entanto, ainda é necessário que o texto passe pela aprovação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara para poder ser aprovada. Contudo, após aprovação na Câmara o texto seguirá para votação no Senado Federal, onde já existe um outro Projeto de Lei, sendo ele o PL 3657/20 de autoria do Senador Paulo Paim (PT-RS) que também trata da liberação de um abono extra aos segurados do INSS e que não avançou.
Além disso, também será necessário que o texto passe pela aprovação do presidente da república, Jair Bolsonaro, que ao que tudo indica não é a favor da liberação do benefício, principalmente pelo impacto financeiro, que pode chegar aos R$ 50 bilhões se comparados a liberação do 13º salário este ano.
Já com relação à expectativa de liberação em 2021, 2022 e 2023, a possibilidade surgiu após aprovação na Comissão de Seguridade Social e Família, onde a deputada Flávia Morais (PDT-GO) incluiu o Projeto de Lei 5.641 do deputado Aureo Ribeiro (SD-RJ) propondo o pagamento do benefício em 2021, 2022 e 2023.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…