Imagem por Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ainda estão na expectativa quando a liberação do 14º salário emergencial ainda no final deste ano. No entanto, muitas informações estão sendo divulgadas de maneira equivocada, podendo frustrar e muito os segurados.
Pensando nesse desencontro de informações assim como a frustração dos segurados quanto a situação em que se encontra o benefício, se o mesmo vai ou não ser disponibilizado, o Meu Valor Digital vai esclarecer todos esses pontos de uma vez.
A solicitação do 14º salário aos aposentados, pensionistas e demais segurados do INSS vem por meio do Projeto de Lei (PL) 4.367/20, que tem como autor o deputado Pompeo de Mattos.
O PL foi apresentado a Câmara no ano passado e solicitava o pagamento do benefício em 2020 e 2021. Contudo, devido à demora na tramitação, a Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) incorportou o texto a um substitutivo que amplia o pagamento do benefício para 2021, 2022 e 2023.
Assim, caso o texto seja aprovado os segurados que recebem os seguintes benefícios vão poder garantir a parcela extra até 2023:
E não terá direito quem já recebe os seguintes benefícios:
Indo direto ao ponto, não! O 14º salário do INSS não deve ser disponibilizado em 2021, primeiro devido à demora na tramitação do texto na Câmara dos Deputados.
Ainda, caso seja aprovado pela Câmara o texto será encaminhado para o Senado Federal onde também dependerá da análise dos Senadores para ter o aval ou não sobre a medida.
Posteriormente o texto ainda deverá passar pela sanção presidencial, que segundo indicações, Jair Bolsonaro deve ser contra a medida, principalmente pelo impacto no Orçamento.
A título de comparação, a liberação do 13º salário custou cerca de R$ 50 bilhões ao governo, montante este que deve ser similar para a liberação do 14º salário, dinheiro que hoje o governo não tem.
Por fim, como o texto não específica uma fonte para custear a medida, será necessário um grande estudo para procurar uma maneira de financiar a medida, ou seja, com o final do ano batendo na porta não há chances de uma aprovação ainda em 2021.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…