Imagine-se voltando para uma era onde a internet ainda engatinhava, onde “gestores de redes sociais” seria algo que as pessoas não entenderiam, e a palavra “podcaster” poderia ser apenas um erro de digitação. Há vinte anos, profissões que hoje são tão comuns, simplesmente não faziam parte do nosso vocabulário diário. E se lhe dissessem que um dia você chamaria um carro pelo celular e um completo estranho te levaria ao destino desejado? Parece ficção, mas é a realidade do Uber.
De acordo com projeções feitas pelo LinkedIn, incríveis 85% dos empregos que formarão a espinha dorsal do mercado de trabalho em 2030 ainda estão por ser criados. Pense nisso: o emprego dos seus sonhos pode não existir hoje, mas isso não significa que você não possa vir a ocupá-lo.
É nesse contexto de constante evolução e com o olhar fixo no horizonte das possibilidades que exploramos hoje 15 profissões incríveis que ainda estão por vir. Prepare-se para expandir sua mente e desbravar territórios profissionais inéditos que, embora invisíveis agora, em breve poderão ser a chave para uma carreira de sucesso e realização pessoal.
Uma profissão que teria soado como pura ficção há uma geração atrás está ganhando espaço e necessidade com a crescente frota de drones que tomam os céus. Seja para fotografias deslumbrantes de casamentos ou para inspecionar infraestruturas críticas, pilotos de drones agora são essenciais em diversas áreas.
E para que esses veículos não tripulados possam voar em segurança, o papel do Controlador de Tráfego de Drones torna-se indispensável, um guardião dos céus modernos, mantendo o fluxo harmônico e sem colisões neste novo espaço aéreo.
Os avatares digitais, extensões virtuais de nossa identidade, requerem agora uma nova forma de gestão de imagem e interação. O Gerente de Relacionamento Avatar surge como um PR Manager para a vida virtual, ajudando essas personificações digitais a navegar no espaço online, seja em jogos ou fóruns, e a manter uma imagem pública imaculada, enquanto se desembaraçam de complicações e interações potencialmente nocivas.
Num futuro dominado pela inteligência artificial, o Especialista em Ética de IA assume uma importância crítica, orientando corporações através dos labirintos morais apresentados pela tecnologia avançada. Este profissional é o farol ético, a consciência programada nas sombras da razão artificial, garantindo que a tecnologia avançada caminhe de mãos dadas com os valores humanos fundamentais.
Na era da informação, os dados são o novo ouro e gerir o próprio capital de informação torna-se crucial. O Corretor de Dados Pessoais se apresenta como um inovador financeiro, ajudando indivíduos a comercializar suas preciosas informações pessoais, assegurando que a privacidade não seja apenas respeitada, mas também monetizada, em um mercado onde cada clique tem valor.
A urgência de repensar nossos resíduos materializa a figura do Arquiteto de Lixo, um visionário que vê beleza e potencial no que foi descartado. Este especialista redefine o conceito de desperdício, transformando detritos em estruturas úteis e sustentáveis, desafiando-nos a ver um mundo onde cada fragmento descartado pode ter um novo propósito.
A impressão 3D expande seu território para além dos objetos pequenos e entra na construção civil. Os Arquitetos de Impressão 3D se especializam em transformar projetos digitais em realidades tangíveis, criando estruturas, órgãos e até casas com a precisão e eficiência de máquinas avançadas, inaugurando uma era de construção rápida, econômica e surpreendentemente flexível.
Por fim, com a convivência entre humanos e máquinas cada vez mais estreita, o Especialista em Integração Homem-Máquina torna-se um intérprete indispensável neste relacionamento binário. Este profissional não apenas facilita a comunicação entre as partes, mas também garante que a simbiose entre carne e metal ocorra de maneira suave e produtiva, humanizando a tecnologia para que ela possa, por sua vez, servir melhor à humanidade.
Leia também | 10 profissões que podem acabar a qualquer momento
Imagine o potencial de modelar experiências imersivas onde o seu campo de visão é o seu estúdio criativo. Como artesão de trajetórias em realidade aumentada, você poderia transportar seus clientes para uma loja virtual, um resort de férias exótico ou mesmo uma experiência de salto de paraquedas, tudo isso com a simplicidade de um óculos VR.
Imagine verificar escolas ou museus para seus filhos, ou passear pelas paisagens das Cavernas Cango sem sair do sofá. Este campo abrangente envolverá uma série de habilidades, desde engenharia sonora até psicologia do design.
Um relatório do Medical Futurist projeta que o mercado de robôs médicos poderá alcançar bilhões até 2025. Desde a primeira cirurgia à distância realizada em 2001, o campo da telecirurgia tem se expandido, prometendo tornar intervenções complexas mais acessíveis e econômicas com a ajuda de tecnologia avançada.
Imagine não mais esquecer onde você deixou as chaves ou o que precisava comprar. Os curadores de memória trabalharão com implantes digitais cerebrais, facilitando a vida de pessoas com condições neurológicas, paralisia ou transtornos psicológicos, manipulando memórias para aliviar traumas ou melhorar a cognição.
Conforme nossos recursos hídricos se tornam mais escassos, as pessoas buscam maneiras inventivas de coletar e purificar água. Os captadores de precipitação se especializarão em técnicas inovadoras para extrair água da atmosfera, uma necessidade cada vez mais crítica.
Em um mundo abarrotado de dados, onde o Google processa dezenas de milhares de buscas por segundo, engenheiros de descomplicação se dedicarão a filtrar e simplificar informações, transformando horas de trabalho em minutos, e tornando a vida diária menos saturada e mais acessível.
À medida que certas indústrias se tornam obsoletas, surgirá a demanda por profissionais de descomissionamento, especializados em desativar empresas e indústrias com o mínimo impacto ambiental, trabalhando lado a lado com engenheiros de descomplicação para repensar e remodelar espaços de trabalho ecoeficientes.
Diante do fato alarmante de que a maioria dos trabalhadores não está engajada em suas tarefas, os consultores de eficiência laboral entrarão em cena para maximizar o foco e a produtividade no trabalho, transformando ambientes laborais em espaços de alta eficiência com mínimas distrações.
Com a população mundial crescendo, a agricultura vertical se tornará um imperativo. Os agroestrategistas verticais não apenas cultivarão alimentos em estruturas escalonadas, mas também projetarão soluções personalizadas para que os indivíduos possam cultivar suas próprias hortas em espaços reduzidos, transformando a maneira como pensamos sobre agricultura e sustentabilidade alimentar.
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…