Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

15 maneiras diferentes de conseguir o green card americano

Se você sonha em viver nos Estados Unidos, então é importante conhecer todos os tipos de situação que liberam o green card

Muitos brasileiros têm o sonho de viver nos Estados Unidos, uma terra considerada repleta de oportunidades e qualidade de vida elevada. Mas, como a maioria das pessoas sabe, conseguir o visto para viver no país, o famoso green card, não é uma tarefa tão fácil assim.

Na verdade, muitas pessoas nem ao menos sabem quais são as maneiras que o governo americano oferece o green card para os estrangeiros. Dessa forma, algumas pessoas que sonham em viver em terras norte-americanas, acabam perdendo a oportunidade, simplesmente por desconhecerem quais são as possibilidades.

Se o seu sonho é viver nos Estados Unidos, mas você quer viver legalmente, com o green card em mãos. Então nós podemos te ajudar, fizemos um longo estudo para identificar 15 situações diferentes em que é totalmente possível conseguir o green card para viver na América.

Para facilitar o seu caminho rumo a possibilidade de viver legalmente no país, com o green card em mãos, a seguir, vamos te apresentar todas as oportunidades diferentes que geram o direito ao visto de residência no país. Não perca tempo e bora conferir!

Leia também | Trabalho nos EUA: 8 profissões que dão direito ao green card

Green card pelo casamento

A opção mais conhecida pelos brasileiros se aplica quando um brasileiro acaba se casando com um americano legítimo. Contudo, é preciso que o casal celebre o casamento com o objetivo de construir uma vida conjunta e não apenas para fins de obtenção de benefícios de imigração.

O processo começa quando o cidadão americano, apresenta uma Petição chamada I-130 para Parentes Imediatos junto ao USCIS (U.S. Citizenship and Immigration Services) Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos. Para cônjuges de cidadãos norte-americanos que estejam nos Estados Unidos, é possível solicitar também o I-485 simultaneamente com o I-130.

Green card para noivos

Essa é uma opção que existe apenas nas situações em que cidadãos norte-americanos conheceram a noiva/noivo pessoalmente nos últimos dois anos e o noivo(a) estrangeiro esteja atualmente nos Estados Unidos.

Assim, o cidadão americano poderá apresentar um I-129F ao USCIS nos Estados Unidos, onde, após aprovado, o caso é enviado para o Centro Nacional de Vistos e com eles é finalizado o processo para o visto do noivo(a).

Após aprovação, será preciso que o casal formalize o casamento em até 90 dias, onde, após o casamento, o cônjuge estrangeiro poderá solicitar o I-485 para ajustar o status e obter o seu green card.

Green card dos pais ou cidadãos dos EUA

Para quem tem o interesse de trazer seus pais para os Estados Unidos como titular do green card, a pessoa que faz a petição deve ser cidadã norte-americana e ter pelo menos 21 anos de idade. O processo em si é semelhante ao visto de casamento, onde será necessário apresentar a petição I-130 ao USCIS.

Caso seja aprovado, e o pai ou mãe estiver fora dos Estados Unidos, ambos deveram finalizar o processo no consulado local dos Estados Unidos.

Green card para filho de cidadão americano

Quem tiver o interesse de trazer o filho para os Estados Unidos com o green card, será preciso realizar uma petição como cidadão americano ou residente permanente legal. Como cidadão americano, é possível solicitar filhos (solteiros e menores de 21 anos), filhos e filhas solteiras com 21 anos ou mais (incluindo seus filhos) e filhos e filhas casados de qualquer idade, inclusive com cônjuge e filhos.

Green card para irmão

Quem deseja levar o irmão para os Estados Unidos, para que o mesmo tenha o seu green card, será preciso que o solicitante seja cidadão americano e tenha no mínimo 21 anos de idade. A petição para trazer o irmão, filho ou pai são semelhantes, e começará com o preenchimento do requerimento I-130 no USCIS.

Green card para pessoas com habilidades extraordinárias

Pessoas com habilidades extraordinárias, seja em ciências, artes, educação, negócios ou atletismo, poderá solicitar o green card EB-1A. O visto EB-1A são autopeticionados, ou seja, não é preciso ter nenhuma oferta de trabalho ou de patrocinador para conseguir o green card. Você mesmo poderá se inscrever preenchendo o Formulário I-140 (Petição para Trabalhador Estrangeiro)

Green card para professores e pesquisadores de destaque

Tanto professores quanto pesquisadores de destaque podem pedir o green card, no caso chamado de EB1(B). Para solicitar o green card, será preciso demonstrar reconhecimento internacional por realizações notáveis em uma área acadêmica específica, incluindo também, ao menos 3 anos de experiência de ensino ou pesquisa na área acadêmica.

Green card para gestores

Gestores e executivos de multinacionais podem ter acesso ao green card EB1(C). Esses profissionais devem ter trabalhado fora dos EUA por pelo menos 1 ano nos 3 anos anteriores à petição ou à mais recente admissão legal de ão-imigrante, caso você já esteja trabalhando para o empregador requerente dos Estados Unidos.

Green card para trabalhadores qualificados

Trabalhadores qualificados, podem conseguir seu green card no modelo EB2. Para isso será preciso que você possua diploma de nível superior e tenha ao menos cinco anos de experiência profissional na área. Lembrando que, se sua área for interessante para os Estados Unidos, ou seja, o país esteja com alta demanda, maiores serão suas chances de conseguir aprovação.

Mas é importante lembrar que, algumas vezes será preciso revalidar o diploma, para identificar se está em conformidade com as exigências profissionais necessárias para o país norte-americano.

Green card de isenção de interesse nacional

Para ser elegível para essa modalidade de green card, primeiro você deve se qualificar na categoria EB2 que falamos anteriormente, o que significa que você é um profissional de nível avançado ou que pode demonstrar uma habilidade excepcional.

No caso, o EB2 National Interest Waiver, permite a dispensa da Certificação Trabalhista, por ser considerada de interesse dos EUA. Para ser elegível para o National Interest Waiver, é preciso demonstrar que o seu trabalho possuí mérito e importância, assim como estar bem posicionado para avançar no trabalho e que será benéfico para os Estados Unidos.

O processo para requerer esse green card, envolve o recebimento e aprovação dos requerimentos I-140 e I-485. Os dois formulários podem ser preenchidos simultaneamente se a data de prioridade do EB2 estiver devidamente atualizado. Caso contrário, primeiro será preciso registrar o I-140, aguardar e registrar posteriormente o I-485.

Green card de investidor

Investidores podem conseguir o green card EB5, que permite que a pessoa invista nos Estados Unidos e crie novos empregos para trabalhadores americanos. Normalmente é preciso um grande investimento de no mínimo 800 mil dólares.

O processo para o EB5 começa com a apresentação de uma petição I-526 (Petição de Imigrante por Investidor Estrangeiro). Nessa modalidade, você pode registrar o pedido não só para você, como também para cônjuge e filhos solteiros menores de 21 anos ao mesmo tempo.

Green card para vítimas de abuso

Algumas pessoas que foram vítimas de violência, podem obter o green card através da VAWA (Violence Against Women Act), a Lei da Violência Contra a Mulher. Apesar do nome, saiba que essa lei se aplica tanto para mulheres quanto para homens.

Para ser elegível aqui você deve ter sofrido abuso de um cidadão americano ou cônjuge residente permanente legal, ser filho de um cidadão americano, ou pai de um cidadão americano. O formulário utilizado para a inscrição é o I-360.

Green card para vítima de tráfico humano

Pessoas que foram vítimas de tráfico humano podem conseguir o green card através do T-Visa. Esse visto oferece proteção para às vítimas de tráfico sexual ou laboral, fornecendo além da autorização para viver no país, um emprego. Nesse caso, é preciso preencher o Formulário I-914.

Green card para abuso físico ou mental

Vítimas de alguns crimes como de abuso físico ou mental podem ser elegíveis para o U-Visa, que é o caminho para o green card. Os crimes qualificados incluem: rapto, chantagem, violência doméstica, extorsão, cárcere provado, mutilação genital feminina, agressão criminosa, perjúrio, prostituição, etc.

Para se inscrever para esse tipo de visto, será preciso preencher o formulário I-918 e incluir um I-918 Suplemento B, devidamente assinado por um funcionário autorizado de uma agência de aplicação da lei.

Green card para trabalhador religioso

Por fim, existe também o green card EB4, que é destinado para trabalhadores religiosos imigrantes especiais. Para ser elegível ao EB4, é preciso ser membro de uma denominação religiosa que tenha uma organização religiosa sem fins lucrativos, de boa-fé nos EUA por pelo menos 2 anos. Para se credências, será preciso preencher o formulário I-360.

Comentários estão fechados.