Cada vez mais, brasileiros estão buscando melhores salários, ter mais qualidade de vida e consequentemente acabam optando por mudar de país para atingir esse objetivo. A verdade é que a fuga de profissionais qualificados do Brasil para o exterior tende a se intensificar cada vez mais nos próximos anos.
Conforme dados oficiais do Itamaraty, o fluxo de brasileiros se mudando para o exterior cresce em ritmo bastante acelerado. Atualmente mais de 4,5 milhões de brasileiros estão vivendo hoje fora do país, número esse que, em 2016 era de cerca de 3 milhões.
E a maior comunidade brasileira que atualmente vive no exterior, está localizada nos Estados Unidos, concentrando incríveis 2 milhões de pessoas, dos quais, 500 mil delas estão vivendo na região metropolitana de Nova York, e 475 mil na região de Miami.
Se você está planejando ganhar mais, ter mais qualidade de vida para você e sua família, de fato, os Estados Unidos acabam sendo uma excelente escolha para profissionais qualificados, que acabam contribuindo com o país norte-americano, suprindo vagas onde existem mais escassez de mão de obra qualificada.
Um fato que nem todo mundo sabe, é que o governo americano valoriza muito os profissionais qualificados de setores estratégicos, que tendem a contribuir com o progresso de lá, tanto econômico, quanto financeiro, tecnológico, ambiental e social.
Essa valorização se traduz na concessão de dois tipos de vistos específicos EB-1 e EB-2 NIW (National Interest Waiver) para os trabalhadores dos quais a imigração americana considera que são aptos para ajudar no progresso norte-americano.
Dessa maneira, a obtenção dos vistos EB-1 e EB-2NIW, dispensa a exigência até mesmo de uma oferta previa de emprego nos Estados Unidos para profissionais elegíveis. Facilitando a migração de mão de obra qualificada para o país.
Leia também | 12 profissões que não precisam se preocupar em serem demitidos
Sua profissão pode ser seu greencard
Caso você consiga comprovar que possuí habilidades com grau de especialização, será possível encontrar milhares de oportunidades de trabalho no mercado em sua área de atuação. Empregos valorizados e com alto potencial de remuneração.
Para ter acesso ao visto EB-2, é preciso que você comprove competências de graduação, como, ter formação de ensino superior e pelo menos 5 anos de experiência comprovada, dessa forma, o governo poderá identificar que você é interessante para o governo americano, que poderá lhe conceder o visto para viver legalmente no país com sua família.
No caso do visto EB-1, além de cumprir os mesmos requisitos, também é preciso comprovar que possuí habilidades excepcionais na sua área, através de reconhecimentos de suas competências, menções, prêmios, entre outras questões.
Como o visto EB-1 acaba sendo mais difícil de se conseguir, devido às exigências e reconhecimentos, a maioria dos brasileiros qualificados acabam conseguindo ingressar no nos Estados Unidos através do visto EB-2.
Profissões com mais chances de conseguir o visto
Como explicamos anteriormente, caso você tenha formação e experiência, poderá solicitar o visto para trabalhar e morar nos Estados Unidos. Contudo, como é o governo americano quem decide se você terá direito ou não, uma das melhores opções é verificar quais profissões estão sendo mais requisitadas no país.
Segundo o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, algumas áreas tem sofrido com maior escassez de mão de obra qualificada, áreas essas que os profissionais brasileiros poderão preencher, e consequentemente ter mais facilidade de conquistar o visto de trabalho.
Atualmente, as áreas de saúde, tecnologia, engenharia, aviação e direito são as que demandam mais profissionais, o que pode fazer com que os profissionais brasileiros dessas áreas tenham mais chances de ter o visto de trabalho aprovado.
Dessa forma, algumas das profissões que tem mais chances de ter o visto de trabalho aprovado, justamente pela demanda de profissionais no país são:
- Médicos
- Enfermeiros
- Psicólogos
- Dentistas
- Pilotos de avião
- Profissionais da área de TI (engenheiros de dados, desenvolvedores, entre outros)
- Advogados
- Engenheiros (químico, civil de petróleo).
É importante lembrar que em alguns casos, é necessário estar atento à necessidade de validação ou revalidação de diplomas.
Comentários estão fechados.