Sejamos sinceros, muitas vezes você já ficou na dúvida na hora de escrever algumas palavras, principalmente algumas que utilizam Ç ou SS não é mesmo? Se você admitiu que fica na dúvida com algumas palavras, não se sinta mal, na verdade, essa confusão é muito mais comum do que você imagina.
O principal motivo pelo qual as pessoas acabam ficando na dúvida sobre qual o jeito certo de escrever, se é o Ç ou se é o SS, acontece porque ambos utilizam o som de “S” nas palavras quando estão entre duas vogais, ou até mesmo no meio das palavras.
Mas, a melhor maneira de corrigir este problema é realmente buscando informações, afinal de contas, quanto melhor uma pessoa entende as regras da língua portuguesa, mais conhecimento ela adquire e menos erros ela comete.
Para te ajudar a resolver este problema em definitivo, vamos te apresentar quais são as palavras mais comuns em que ocorre a dúvida entre a consoante Ç e o dígrafo SS, para que você evite esses erros, além de algumas dicas muito legais para aprimorar o seu português!
Leia também | 30 palavras exatamente iguais com significados diferentes
Vamos conhecer quais são as palavras que causam mais confusão na hora de escrever, se são com Ç ou SS, para que essa dúvida acabe de vez para você!
1. Pressa: A forma correta é com “SS”. “Preça” está errado. Pressa refere-se à necessidade de fazer algo rapidamente, sem demora.
2. Excesso: Escreve-se com “SS”. “Exceço” está errado. Excesso significa uma quantidade maior do que o necessário ou permitido.
3. Discussão: A grafia correta é com “SS”. “Discuçao” está errado. Discussão envolve a troca de ideias ou argumentos, muitas vezes com opiniões divergentes.
4. Promessa: Deve ser escrita com “SS”. “Promeça” está errado. Promessa é um compromisso de fazer algo ou a garantia de que algo vai acontecer.
5. Amassado: Escreve-se com “SS”. “Amaçado” está errado. Algo amassado sofreu deformação ou foi comprimido, perdendo sua forma original.
6. Comissão: A forma correta é com “SS”. “Comiçao” está errado. Comissão refere-se a um grupo de pessoas designadas para realizar uma tarefa específica ou a uma taxa cobrada por um serviço.
7. Permissão: Escreve-se com “SS”. “Permição” está errado. Permissão é a autorização para fazer algo.
8. Impressão: A grafia correta é com “SS”. “Impreção” está errado. Impressão pode se referir à marca deixada por um objeto ou à sensação causada por algo ou alguém.
9. Confesso: Deve ser escrito com “SS”. “Cofeço” está errado. Confesso vem do verbo confessar, indicando a admissão de algo.
10. Exceção: Escreve-se com “Ç”. “Excessão” está errado. Exceção é uma situação ou caso que não segue a regra geral.
11. Cansaço: A forma correta é com “Ç”. “Cansasso” está errado. Cansaço é o estado de fadiga ou esgotamento.
12. Peça: Escreve-se com “Ç”. “Peça” com “SS” está errado. Peça pode se referir a um objeto ou parte de algo, ou a uma obra de teatro.
13. Faço: Deve ser escrito com “Ç”. “Faço” com “SS” está errado. É a forma do verbo fazer na primeira pessoa do singular do presente do indicativo.
14. Meço: A forma correta é com “Ç”. “Meço” com “SS” está errado. É a forma do verbo medir na primeira pessoa do singular do presente do indicativo.
15. Embaçado: Escreve-se com “Ç”. “Embaçado” com “SS” está errado. Algo embaçado tem sua clareza reduzida, como uma visão ou imagem que não está nítida.
16. Maciço: A grafia correta é com “Ç”. “Macisso” está errado. Maciço refere-se a algo sólido, sem espaços ou cavidades internas, ou a uma grande massa de material.
17. Carniça: Deve ser escrita com “Ç”. “Carnissa” está errado. Carniça é a carne em decomposição de animais mortos.
Para parar de confundir letras como “Ç” e “SS” (ou quaisquer outras) na hora de escrever, é importante desenvolver uma boa compreensão das regras da língua e praticar regularmente. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar:
Dedique tempo para aprender e revisar as regras ortográficas específicas da língua portuguesa. Isso inclui entender quando usar “Ç” e “SS”, assim como outras letras e combinações que frequentemente causam confusão.
Faça exercícios de escrita que focam nas palavras e regras que você acha desafiadoras. Há muitos recursos online gratuitos, incluindo aplicativos, sites educacionais e vídeos que oferecem prática dirigida.
A leitura é uma forma excelente de se familiarizar com a ortografia correta das palavras. Ao ler diversos tipos de textos, você naturalmente começa a memorizar a grafia das palavras e a internalizar as regras da língua.
Sempre que tiver dúvidas sobre a ortografia de uma palavra, consulte um dicionário. Com o tempo, isso ajudará a construir um conhecimento sólido que facilitará a escrita correta sem necessidade de consultas frequentes.
Prática leva à perfeição. Escrever diariamente, seja mantendo um diário, escrevendo emails, ou até mesmo postagens em redes sociais, ajuda a melhorar sua habilidade de escrita e a reduzir erros.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…