A união estável é algo que costuma gerar muitas dúvidas aos casais, principalmente quando é preciso comprovar essa união para a garantia de direitos e deveres. Contudo, a boa notícia é que é muito fácil fazer a comprovação, que pode ser feita a partir de documentos.
Vale lembrar que, no Brasil, temos diferentes formas de se comprovar a união estável, a qual é reconhecida legalmente, conferindo ao casal os direitos e deveres de modo semelhante aos do casamento.
Com relação à comprovação da união estável, O código Civil, em seu artigo 1.723, traz o conceito de união estável e descreve os elementos necessários para sua caracterização, vejamos quais são eles: “convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família”.
Leia também | Requisitos para o relacionamento se tornar união estável em 2024
Para provar uma união estável e garantir os direitos e deveres, você precisa apresentar documentos significativos que demonstrem a existência do relacionamento. Aqui estão alguns dos principais documentos aceitos:
Esses documentos ajudam a comprovar a existência da união estável para fins legais e de obtenção de benefícios.
A quantidade de provas realmente importa quando se trata de comprovar uma união estável em um processo judicial? Sim, importa bastante. Embora não seja necessário entregar todos os tipos de documentos listados anteriormente, ter uma boa variedade e quantidade de provas pode fazer uma grande diferença.
Basicamente, quanto mais informações e documentos você conseguir apresentar para apoiar sua reivindicação de união estável, melhor. Isso porque um conjunto robusto de evidências aumenta suas chances de convencer o juiz da existência da relação.
Ao juntar diversos documentos, testemunhos e outras formas de prova, como os mencionados, você fortalece sua argumentação. Ter muitas provas não só torna seus argumentos mais credíveis, mas também ajuda o juiz a fazer uma análise mais detalhada e justa, dando-lhe uma visão completa da situação do casal.
Portanto, quando estiver tentando provar uma união estável, focar em reunir um conjunto sólido e diversificado de provas é essencial para aumentar a probabilidade de um desfecho positivo no processo. Lembre-se, cada caso é analisado individualmente, e a decisão será baseada no conjunto de evidências fornecido pelas partes envolvidas.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…