O mercado de trabalho está prestes a sofrer mudanças significativas nos próximos anos devido à popularização da Inteligência Artificial e às novas ferramentas de automação, que prometem transformar completamente os empregos como conhecemos hoje.
Uma pesquisa realizada por brasileiros, baseada em um modelo de estudo da Universidade de Oxford, no Reino Unido, prevê que mais da metade das ocupações que existem atualmente no Brasil podem desaparecer nos próximos 20 anos.
Esse estudo estima que 58,1% dos empregos formais no Brasil possam ser eliminados devido às novas tecnologias de automação e aos avanços da inteligência artificial. Segundo a pesquisa, os trabalhos no setor informal serão os primeiros a ser substituídos por máquinas.
Para muitos especialistas é claro a compreensão de quais ocupações serão as mais impactadas. Os empregos com maior risco de desaparecer são aqueles que dependem de precisão e que não requerem a subjetividade humana para tomada de decisões.
Com base em estudos e projeções de diversos especialistas na área, separamos algumas das profissões que hoje são cotadas como as que devem sofrer os maiores impactos com os avanços de novas tecnologias e, tendem a desaparecer nos próximos anos:
Leia também | 29 profissões que estão gerando mais emprego no Brasil em 2024
Essas profissões, apesar de variadas em termos de setores e responsabilidades específicas, possuem algumas características que as tornam susceptíveis à automação e ao avanço da Inteligência Artificial (IA). Vamos entender melhor porque elas estão tão cotadas para acabar nos próximos anos:
Muitas dessas profissões envolvem tarefas que são repetitivas e previsíveis, como a entrada de dados, operações de caixa, ou atendimento ao cliente em fast foods. Essas atividades são particularmente propensas à automação, pois algoritmos de IA e máquinas podem ser programados para executar tarefas repetitivas com maior precisão e eficiência do que humanos.
Além disso, profissões que se baseiam no processamento de informações, como tradutores, redatores e até mesmo analistas de dados, podem ser afetadas pelo avanço de tecnologias de IA capazes de compreender, interpretar e manipular dados e linguagem em níveis cada vez mais sofisticados, milhares de vezes mais rápidos e precisos que qualquer pessoa.
Já no caso de áreas relacionadas ao atendimento ao cliente, seja por telefone, telemarketing ou em balcões de lojas, está se transformando com a introdução de chatbots e sistemas de resposta automática. Estas tecnologias podem não apenas imitar interações humanas mas, em muitos casos, personalizar respostas e aprender com interações passadas para melhorar o serviço.
A tendência de automação e aplicação de IA nestas áreas está sendo impulsionada devido busca contínua por eficiência, redução de custos e a capacidade de operar 24/7 sem interrupções. À medida que a tecnologia avança, a capacidade das máquinas de realizar tarefas anteriormente consideradas exclusivas dos humanos aumenta, reduzindo a necessidade de empregos humanos nesses setores.
Contudo, é importante lembrar que a automação e a IA também podem criar novas oportunidades de emprego, exigindo habilidades diferentes e, em muitos casos, mais avançadas. A capacidade de adaptação, aprendizado contínuo e desenvolvimento de habilidades complementares à tecnologia serão fundamentais para os trabalhadores enfrentarem futuros desafios no mercado de trabalho e aproveitarem as oportunidades que surgem com essas mudanças.
Ter o nome sujo em instituições financeiras pode ser uma verdadeira aventura para conseguir um…
Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…