Sacar o FGTS / Imagem Freepik
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício criado para proteger os trabalhadores brasileiros em casos de demissão sem justa causa.
O FGTS é constituído por contas vinculadas, abertas em nome de cada trabalhador na Caixa Econômica Federal, onde os empregadores depositam mensalmente o equivalente a 8% do salário do empregado.
Além dos trabalhadores regidos pela CLT, têm direito ao FGTS os trabalhadores rurais, empregados domésticos, temporários, avulsos, safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita) e atletas profissionais.
Além de servir como uma reserva financeira para momentos de necessidade, como demissão ou doenças graves, o FGTS também pode ser utilizado para a compra da casa própria, amortização de financiamentos habitacionais e em situações de emergência ou calamidade pública.
Uma das maiores dúvidas dos trabalhadores é sobre o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). No entanto, existem regras para o trabalhador poder retirar o dinheiro do Fundo de Garantia.
Leia também | Os 5 principais países europeus para estrangeiros conseguirem emprego
Com o objetivo de prestar informações sobre o FGTS, o Conselho Curador do fundo (CCGFTS) criou o portal www.fgts.gov.br, onde é possível esclarecer dúvidas, conhecer os programas financiados com seus recursos e consultar as Resoluções editadas pelo CCFGTS.
É possível ter acesso à Prestação de Contas e ao Planejamento Estratégico do FGTS, entre outras informações do interesse da população.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…